Hiroshima reconhece vítimas da “chuva radioativa” como sobreviventes de bombas atómicas

Wikimedia

Nuvem sobre Hiroshima, logo após o lançamento da bomba atómica em 1945

Um tribunal japonês reconheceu pela primeira vez as pessoas expostas a “chuva radioativa negra” que caiu em Hiroshima após o ataque dos Estados Unidos (EUA), em 1945, como sobreviventes de bombas atómicas.

Segundo noticiou a Time, na decisão proferida na quarta-feira, o tribunal ordenou que a cidade e a câmara municipal ofereçam aos sobreviventes apoio médico financiado pelo Governo, tal como acontece com outros sobreviventes.

O Tribunal Distrital de Hiroshima afirmou que os 84 queixosos – que se encontravam fora de uma zona previamente identificada pelo Governo – também desenvolveram doenças induzidas por radiação e devem ser certificados como vítimas. Todos têm mais de 70 anos e alguns 90.

A decisão do tribunal surge uma semana antes do 75.º aniversário do bombardeamento dos EUA. O país lançou a primeira bomba atómica em Hiroshima a 06 de agosto de 1945, matando 140 mil pessoas e destruindo grande parte da cidade. Os queixosos encontravam-se na altura em áreas a noroeste da “zona zero”, onde as chuvas radioativas caíram horas depois da explosão.

Os queixosos desenvolveram doenças como cancro e cataratas devido à exposição à chuva negra, que contaminou igualmente a água e as plantações.

O processo agora concluído deu entrada após a cidade e a câmara municipal de Hiroshima terem rejeitado o pedido de expansão da “zona zero” para cobrir as outras áreas atingidas. Contudo, o tribunal considerou válido o argumento dos queixosos, apoiado por registos médicos nos quais constavam os problemas de saúde relacionados à exposição à radiação.

Um dos queixosos, Minoru Honke, exposto à chuva aos quatro anos, disse que mais de doze pessoas morreram durante o julgamento. “Quero dizer a eles que vencemos”, indicou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Planeta Terra passa a ter (oficialmente) cinco oceanos

A National Geographic Society fez o primeiro mapeamento dos oceanos em mais de 100 anos e, desta vez, reconhece que a Terra possui cinco oceanos. Definir as fronteiras dos oceanos da Terra não é uma tarefa …

O misterioso escurecimento da Betelgeuse foi oficialmente desvendado

A causa da misteriosa perda de brilho da estrela foi causada por uma nuvem gigante de poeira, expelida pela própria supergigante vermelha. O "Grande Escurecimento da Betelgeuse", como passou a ser conhecido, foi um fenómeno que …

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …

Pedras misteriosas provocam "corrida aos diamantes" na África do Sul

Uma verdadeira "febre de diamantes" assolou a vila de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul. Centenas de pessoas, com utensílios caseiros a servir de engenhos de mineração, ocuparam um terreno à …

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …