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Helicóptero do INEM forçado a aterrar em campo de futebol

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INEM.pt

Um helicóptero do INEM aterrou, neste sábado à noite, no campo de futebol do Cova da Piedade por falta de iluminação no heliporto do Hospital Garcia de Orta, em Almada.

Segundo o Jornal de Notícias, aparelho de emergência médica transportava uma doente crítica, de 72 anos, proveniente do Hospital de Évora, para o Garcia de Orta, em Almada. Como o heliporto do hospital não estava devidamente certificado para operação noturna, o comandante do aparelho pediu autorização para aterrar no local alternativo mais próximo.

Neste caso em particular, o héli do INEM aterrou no campo de futebol do Clube Desportivo Cova da Piedade, a cerca de três quilómetros. A doente foi depois transportada de ambulância até ao hospital, acompanhada pela equipa médica do héli, escreve ainda o matutino.

Através do Facebook, o Cova da Piedade dá conta que “o INEM pediu autorização” para aterrar no estádio “devido ao facto de durante a noite o heliporto do Hospital Garcia de Orta não ter iluminação”.

Hoje, um helicóptero do INEM teve de aterrar no nosso estádio devido ao facto de durante a noite o heliporto do Hospital Garcia de Orta não ter iluminação.Assim, o INEM pediu autorização ao clube para aterrar no nosso estádio, pois transportavam uma senhora de idade que carecia de cuidados médicos urgentes.#cdcpemmovimento#inem

Publicado por Clube Desportivo da Cova da Piedade em Sábado, 29 de dezembro de 2018

Fonte oficial do INEM, ouvida pelo JN, explicou que não é a primeira vez que uma situação deste género ocorre. “Quando os heliportos hospitalares não podem ser utilizados em missões de emergência médica, os comandantes das aeronaves (…) procuram o local alternativo mais próximo para aterrar os helicópteros. Os doentes são, nestes casos, transferidos de ambulância até ao hospital, sempre com acompanhamento da equipa médica do helicóptero do INEM”, explicou.

“O INEM não tem qualquer interferência na decisão de aterrar ou não a aeronave, que compete exclusivamente ao comandante”, acrescentou, dando ainda conta que “os heliportos são infraestruturas da responsabilidade das Unidades Hospitalares”.

Relativamente às “questões relacionadas com a certificação/utilização dos heliportos, são responsabilidade da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC)”, rematou.

ZAP //

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