Hélice de avião da 2.ª Guerra encontrada em sacos de batatas na Escócia. Não se sabe de onde veio

National Trust of Scotland

Uma hélice que se pensa ser de um avião da Segunda Guerra Mundial foi encontrada enterrada num pântano de turfa em Arran.

As lâminas, que se acredita serem de um B17 Flying Fortress ou de um B24 Liberator, foram encontradas envolvidas em sacos de batatas durante trabalhos de restauro de turfeiras em Coire a’Bhradain.

Vários aviões despenharam-se na área durante o conflito, mas a descoberta está fora de dois locais conhecidos. Os responsáveis pelo património lançaram uma investigação sobre o achado.

Um empreiteiro que descobriu a hélice inicialmente preocupou-se por pensar que tinha encontrado restos humanos.

O National Trust for Scotland (NTS) disse que houve seis despenhamentos de aviões da Segunda Guerra Mundial em terras que agora cuida em Arran, que são locais protegidos.

Está a trabalhar com organizações relevantes e a seguir procedimentos, como informar o Registo de Acidentes Militares, antes de qualquer trabalho adicional poder ser realizado sobre a mais recente descoberta.

O chefe de arqueologia do trust, Derek Alexander, disse que o achado era “intrigante“. “Há dois locais de despenhamentos de aviões anteriormente conhecidos mais acima no vale no lado íngreme do penhasco de Beinn Nuis, mas este objeto foi encontrado fora da dispersão mapeada dos destroços de ambos, o que causou alguma incerteza sobre a qual aeronave pertencem”, afirma.

“A parte do avião foi descoberta quando o balde da escavadora do nosso empreiteiro bateu em algo sólido e metálico. Numa inspeção mais próxima, descobrimos que tinha sido envolvido e atado num saco de batatas, o que adicionou mais intriga ao achado que estava a alguma distância da dispersão dos destroços dos antigos locais de despenhamento”.

“Pode ter sido recolhido durante a limpeza do local nos anos 40, imediatamente após o impacto, ou através de trabalhos subsequentes do trust nos anos 80. É cedo demais para dizer, mas estamos determinados a descobrir.”

Locais de despenhamento protegidos

O local de despenhamento mais próximo de onde foi encontrada a lâmina da hélice é o de um B24 Liberator, que caiu a 24 de agosto de 1943 com a perda de todos os 11 tripulantes e passageiros.

Os corpos foram recuperados do local de despenhamento pouco depois, mas o local ainda está protegido ao abrigo da Lei de Proteção de Restos Militares de 1986.

Alexander disse que o trust não tinha permissão para remover os destroços sem autorização. Agora, está a trabalhar com um especialista em aviação e aeronaves para identificar os objetos e potencialmente corresponder os números de série das partes com registos históricos mantidos pelo militar.

A hélice foi encontrada em fevereiro durante trabalhos de restauro de turfeiras que estão a ajudar a mitigar as alterações climáticas.

Kate Sampson, guarda principal no NTS em Arran, disse: “Penso que o nosso empreiteiro apanhou um grande susto quando viu o fim do saco de batatas a sair do pântano, pois o seu primeiro pensamento foi que poderiam ser restos humanos.

“Contudo, com uma escavação cuidadosa, a hélice envolvida foi revelada com uma corda ainda atada a ela, e suspeitamos que alguém possa ter estado a arrastar a hélice pela colina abaixo quando esta afundou profundamente na turfa, não sendo recuperada até agora.”

ZAP // BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.