“Acharam que era empregado de mesa”. Deputado Hélder Amaral denuncia racismo no Parlamento Europeu

Hélder Amaral / Facebook

Hélder Amaral, deputado do CDS-PP

O deputado do CDS-PP Hélder Amaral revela que foi vítima de racismo no Parlamento Europeu. O único deputado afro-descendente com assento parlamentar refere que “acharam que era empregado de mesa”.

Esta revelação foi feita por Hélder Amaral em declarações no programa “Em Nome da Lei” da Rádio Renascença, durante um debate sobre se a sociedade portuguesa é ou não racista.

“Acharam que era empregado de mesa”, relata Hélder Amaral sobre um episódio em 2007, no Parlamento Europeu (PE).

“Depois de várias vezes terem pedido para confirmar se era mesmo deputado“, não o queriam deixar falar no PE sem antes lerem os seus discursos, conta ainda o deputado do CDS eleito por Viseu.

Hélder Amaral, que é deputado pelos centristas há 16 anos, lamenta que foi “alvo de várias atitudes discriminatórias ao longo da vida”, não só devido à cor da sua pele, mas também “por ser oriundo do Interior e de uma família com poucos recursos“.

Perante comportamentos racistas, Hélder Amaral salienta que gosta sempre de ter “uma atitude pedagógica”.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Hélder,., foste descuidado, o trabalho de casa é para ser feito, quando se vai para um sítio desconhecido devemos fazer levantamento de tudo, incluindo como se vestem os empregados de mesa. Depois dizemos coisas destas.

    • Tu para além de racista és apenas mais um burro. E dos grandes. Fica-te com o teu único neurónio e procura tratá-lo bem.
      Há racismo em muitos meios das instituições europeias. E o amigo Jorge revela bem que nunca lá esteve.

  2. E não era?!
    Espero bem que esta “nulidade” nunca tenha dito por lá que, supostamente, estaria a representar os portugueses!…
    O problema dele não é a cor da pele… é mesmo o facto de ser um parasita incompetente que nunca fez na de jeito na vida!…
    Uma vergonha para Viseu!

  3. Eles lá estão mais preocupados em eleger mulheres… brancas. Mesmo que não sejam competentes para fazer de conta que existe igualdade de género na Europa. Fica bem e é bonito para inglês ver.

  4. O que é que o empregado de mesa têm a ver com o racismo????? Olha-me este Zé Manel!!!!
    Vai mas é discriminar outras profissões!!!

  5. Se o confundiram com um empregado de mesa, deveria ter seguido as indicações do seu partido enquanto governo:- Aceitar o emprego e emigrar!!!!! Ficava-lhe bem.

RESPONDER

Dymka, a gata que perdeu as patas e recebeu próteses de titânio impressas em 3D

Dymka, uma gata russa, ganhou um novo estímulo na sua vida depois de um grupo de veterinários realizar uma cirurgia para substituir as suas patas por próteses feitas de titânio impressas em 3D. A universidade revelou …

Hélder Amaral: "O meu partido de sempre está a morrer"

Em declarações ao semanário Expresso, o antigo deputado do CDS-PP, Hélder Amaral, diz-se desiludido com o seu partido. O ex-deputado centrista Hélder Amaral, que foi também presidente da distrital de Viseu, não está feliz com o …

EDP antecipa pagamento a mais de mil fornecedores em Portugal e Espanha

A EDP vai antecipar o pagamento a mais de mil fornecedores, uma iniciativa que, à semelhança do que já aconteceu no último ano, irá manter-se para todos os pagamentos a fornecedores ao longo do primeiro …

Há centenas de pessoas em busca de tesouros que não existem na Índia (e a culpa é de um boato)

Moradores de pelo menos três vilas no distrito de Rajgarh, no estado indiano de Madhya Pradesh (MP), passaram a última semana à procura de um tesouro antigo que provavemente não existe. Centenas de aldeões estão a …

João Ferreira diz que Marcelo deixou jovens em situação de "vulnerabilidade" (e elogia lay-off a 100%)

João Ferreira criticou este sábado o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa por deixar os jovens em situação de "vulnerabilidade". O candidato presidencial João Ferreira afirmou, este sábado, que o Presidente da República, Marcelo …

Marisa Matias critica que apenas 1% do orçamentado seja gasto com cuidadores informais

Marisa Matias, candidata presidencial apoiada pelo Bloco de Esquerda, criticou este sábado que apenas tenha sido executado 1% da verba prevista no Orçamento do Estado para 2020 para os projetos-piloto dos cuidadores informais. Os atrasos e …

Ana Gomes considera "elucidativo" que Sócrates a ataque e elogie Marcelo

Ana Gomes, candidata às eleições presidenciais, considerou “elucidativo” que o antigo primeiro-ministro José Sócrates a tenha atacado e elogiado Marcelo Rebelo de Sousa. Questionada pelos jornalistas sobre o artigo de José Sócrates divulgado na sexta-feira, em …

Só pela profissão, professores "não são grupo de risco"

Graça Freitas reconheceu a importância dos professores "para o funcionamento do país", mas rejeitou considerá-los um grupo de risco esta sexta-feira. Os professores não são considerados um grupo de risco que deva ser integrado entre as …

João Leão infetado com covid-19

João Leão, ministro das Finanças, testou positivo à covid-19. O governante encontra-se assintomático e em confinamento domiciliário. O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à covid-19. A informação foi adiantada este sábado …

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …