Há uma forma barata e eficiente de encontrar coalas. Envolve tecnologia e a Austrália é pioneira

A Austrália lidera o uso inovador de tecnologias emergentes, como drones, para ajudar a encontrar coalas e outros animais selvagens de difícil deteção.

Na Austrália, os incêndios florestais catastróficos do verão passado queimaram cerca de um quarto do habitat dos coalas de Nova Gales do Sul e os especialistas estimam que, na costa norte do estado australiano, cerca de 30% destes animais tenham falecido. Os incêndios e o declínio geral da população fizeram com que a estimativa atual de 36.000 coalas no estado esteja, agora, “desatualizada”.

Uma investigação parlamentar, citada pelo Phys, revelou que, sem a intervenção do Governo, os coalas selvagens em Nova Gales do Sul podem estar muito perto da extinção já em 2050. O relatório recomenda, por isso, o uso de drones, entre outros métodos de deteção.

O uso de drones de deteção de calor para encontrar coalas à noite é um método eficiente que economiza muitos custos, além de ajudar os especialistas a avaliar o número real de coalas no estado australiano. Afinal, este é sempre o primeiro passo para salvar espécies.

Uma equipa de cientistas da University of Newcastle, testou a nova técnica de localização de coalas em Port Stephens, no inverno de 2019. De acordo com a investigação, publicada dia 7 de julho na Australian Mammalogy, revelou que este método é mais eficiente e económico do que as técnicas tradicionais de pesquisa populacional de coalas.

Os cientistas escreveram que, através do método tradicional de procura de coalas com um holofote, “encontramos, em média, cerca de um coala a cada sete horas”. “Com um drone térmico, nas mesmas florestas e à noite, encontramos uma média de um coala a cada duas horas.”

Apesar de os coalas terem notado a presença do drone, os animais não se assustaram. Além disso, o drone também detetou outros animais, como cangurus e vários pássaros, destacando as potenciais aplicações desta tecnologia.

Sob o signo das alterações climáticas, os incêndios florestais estão a tornar-se cada vez mais recorrentes. Uma câmara térmica não será uma grande ajuda numa área recentemente queimada, mas pode ser uma grande aliada na monitorização de áreas afetadas por um incêndio nas semanas, meses e anos após o sucedido, em refúgios isolados ou terrenos difíceis.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Polícia do Capitólio alerta para ameaça de nova invasão já esta quinta-feira

A polícia do Capitólio, responsável pela segurança do Congresso dos Estados Unidos, alertou para a ameaça de uma milícia invadir a sede do Congresso na quinta-feira, com ligações a uma teoria de conspiração. A agência …

Oito feridos em esfaqueamento na Suécia. Polícia fala em terrorismo

Um homem esfaqueou, esta quarta-feira, um grupo de pessoas na vila de Vetlanda, na Suécia. Há pelo menos oito feridos, que foram transportados para o hospital, e as autoridades policiais suspeitam de um “ataque terrorista”. O …

China testa moeda digital nacional nas principais cidades

A mudança para a moeda digital dá aos governos mais controle sobre o seu dinheiro. É o que procura a China, onde o Executivo está a testar a eCNY, lançada em 2020, em cidades como …

TdC dá luz verde a Linha Rosa e prolongamento da Amarela do Metro do Porto

O Tribunal de Contas (TdC) deu luz verde às empreitadas de construção da Linha Rosa do Metro do Porto e de prolongamento da linha Amarela até Vila d’ Este, em Gaia, disse esta quarta-feira à …

Presidência Trump deixou democracia dos EUA ao nível do Panamá e da Roménia

Um novo recuo de direitos políticos e liberdades no final da presidência de Donald Trump deixou os Estados Unidos ao nível da Roménia e do Panamá, segundo a organização não-governamental Freedom House. No último ano da …

Na visita histórica ao Iraque, Papa vai encontrar cidades devastadas pelo Daesh

O Papa Francisco chega ao Iraque, esta sexta-feira, onde vai visitar várias cidades que foram destruídas pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI). A maioria da população cristã concentra-se no norte do país. "Estamos a correr contra o …

"Esquemas ou pseudo-negócios" de youtubers. Windoh nega "burla" em cursos online

Mais de nove mil pessoas assinaram uma petição que pede à Polícia Judiciária (PJ) e à Procuradoria Geral da República (PGR) que investigue youtubers e influenciadores digitais, que define como "modernos burlões", por alegados "esquemas …

Bruxelas quer criar cartão para facilitar circulação de pessoas com deficiência na União Europeia

A Comissão Europeia propôs esta quarta-feira a criação de um Cartão Europeu de Deficiente que seja mutuamente reconhecido pelo conjunto dos Estados-membros e que facilite a livre circulação de pessoas com deficiência na União Europeia. “Pessoas …

Myanmar. Militares mataram hoje pelo menos 33 manifestantes

O número de manifestantes mortos esta quarta-feira por tiros disparados pelas forças de segurança, para dispersar protestos contra a junta militar em Myanmar, subiu para pelo menos 33, o maior número desde o golpe de …

Governo faz avaliação "negativa" das amnistias fiscais

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, disse esta quarta-feira que o Governo faz uma "avaliação negativa" das amnistias fiscais passadas - as RERT (Regime Excecional de Regularização Tributária) -, que permitiu …