Há uma forma barata e eficiente de encontrar coalas. Envolve tecnologia e a Austrália é pioneira

A Austrália lidera o uso inovador de tecnologias emergentes, como drones, para ajudar a encontrar coalas e outros animais selvagens de difícil deteção.

Na Austrália, os incêndios florestais catastróficos do verão passado queimaram cerca de um quarto do habitat dos coalas de Nova Gales do Sul e os especialistas estimam que, na costa norte do estado australiano, cerca de 30% destes animais tenham falecido. Os incêndios e o declínio geral da população fizeram com que a estimativa atual de 36.000 coalas no estado esteja, agora, “desatualizada”.

Uma investigação parlamentar, citada pelo Phys, revelou que, sem a intervenção do Governo, os coalas selvagens em Nova Gales do Sul podem estar muito perto da extinção já em 2050. O relatório recomenda, por isso, o uso de drones, entre outros métodos de deteção.

O uso de drones de deteção de calor para encontrar coalas à noite é um método eficiente que economiza muitos custos, além de ajudar os especialistas a avaliar o número real de coalas no estado australiano. Afinal, este é sempre o primeiro passo para salvar espécies.

Uma equipa de cientistas da University of Newcastle, testou a nova técnica de localização de coalas em Port Stephens, no inverno de 2019. De acordo com a investigação, publicada dia 7 de julho na Australian Mammalogy, revelou que este método é mais eficiente e económico do que as técnicas tradicionais de pesquisa populacional de coalas.

Os cientistas escreveram que, através do método tradicional de procura de coalas com um holofote, “encontramos, em média, cerca de um coala a cada sete horas”. “Com um drone térmico, nas mesmas florestas e à noite, encontramos uma média de um coala a cada duas horas.”

Apesar de os coalas terem notado a presença do drone, os animais não se assustaram. Além disso, o drone também detetou outros animais, como cangurus e vários pássaros, destacando as potenciais aplicações desta tecnologia.

Sob o signo das alterações climáticas, os incêndios florestais estão a tornar-se cada vez mais recorrentes. Uma câmara térmica não será uma grande ajuda numa área recentemente queimada, mas pode ser uma grande aliada na monitorização de áreas afetadas por um incêndio nas semanas, meses e anos após o sucedido, em refúgios isolados ou terrenos difíceis.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rússia registou primeira vacina contra coronavírus (e filha de Putin já a tomou)

A Rússia tornou-se esta terça-feira o primeiro país do mundo a registar uma vacina contra o novo coronavírus, anunciou o presidente russo, Vladimir Putin, acrescentando que uma das suas filhas já foi inoculada. "Esta manhã foi …

Golo de Bruno Fernandes põe Manchester United nas meias da Liga Europa

O Manchester United, com um golo de Bruno Fernandes, e o Inter de Milão apuraram-se hoje para as meias-finais da Liga Europa de futebol, depois de baterem Copenhaga, após prolongamento, e Bayer Leverkusen, respetivamente. Já no …

Marcelo devolve nova Lei do Mar ao Parlamento. Ana Paula Vitorino aplaude decisão

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, devolveu esta segunda-feira à Assembleia da República a nova Lei do Mar para que o Parlamento clarifique pontos específicos do diploma, assinalando que estão ressalvadas a soberania …

Inter de olho em Conceição para suceder a Antonio Conte

O Inter de Milão está de olho no técnico do FC Porto, Sérgio Conceição, para suceder a Antonio Conte num projeto a médio prazo do emblema italiano. De acordo com A Bola, o técnico dos …

Alguns humanos modernos carregam ADN de um ancestral arcaico e desconhecido

Uma nova análise genética sugere que diferentes ramos da árvore genealógica humana se cruzaram várias vezes durante a história e que alguns humanos modernos carregam ADN de um ancestral arcaico e desconhecido. A investigação foi …

Estado nega apoio a recibos verdes com regra que não está na lei

O jornal Público escreve esta terça-feira que a Segurança Social está a indeferir apoios a trabalhadores independentes que enfrentam quebra na atividade sem justificar a decisão e, em alguns casos, exigindo condições que não estão …

Dezenas de detenções em protestos na Bielorrússia. Candidata da oposição foge para a Lituânia

Dezenas de pessoas foram esta segunda-feira detidas na Bielorrússia em nova jornada de manifestações devido à reeleição polémica do Presidente, Alexander Lukashenko, que a oposição acusa ser uma fraude. A candidata da oposição, Svetlana Tikhanovskaia, …

Acionistas da Azul aprovam acordo de saída da TAP

Os acionistas da companhia aérea brasileira Azul, liderada por David Neeleman, aprovaram na segunda-feira em assembleia-geral (AG) o acordo de saída da TAP, incluindo a eliminação de direitos de converter obrigações em ações. Os acionistas aprovaram …

Os micróbios do fundo do mar sobrevivem com menos energia do que pensávamos

Os micróbios do fundo do mar conseguem sobreviver com menos energia do que se pensava. Esta descoberta pode alterar a definição de vida como a conhecemos. Uma equipa de cientistas britânicos fez uma descoberta que levanta …

China inclui Portugal em lista de países que podem pedir visto

Cidadãos portugueses que possuem autorização de residência na China, por motivos de trabalho ou de reunião familiar, podem a partir de agora solicitar visto para voltarem a entrar no país asiático, informaram as autoridades chinesas. A …