Há uma forma barata e eficiente de encontrar coalas. Envolve tecnologia e a Austrália é pioneira

A Austrália lidera o uso inovador de tecnologias emergentes, como drones, para ajudar a encontrar coalas e outros animais selvagens de difícil deteção.

Na Austrália, os incêndios florestais catastróficos do verão passado queimaram cerca de um quarto do habitat dos coalas de Nova Gales do Sul e os especialistas estimam que, na costa norte do estado australiano, cerca de 30% destes animais tenham falecido. Os incêndios e o declínio geral da população fizeram com que a estimativa atual de 36.000 coalas no estado esteja, agora, “desatualizada”.

Uma investigação parlamentar, citada pelo Phys, revelou que, sem a intervenção do Governo, os coalas selvagens em Nova Gales do Sul podem estar muito perto da extinção já em 2050. O relatório recomenda, por isso, o uso de drones, entre outros métodos de deteção.

O uso de drones de deteção de calor para encontrar coalas à noite é um método eficiente que economiza muitos custos, além de ajudar os especialistas a avaliar o número real de coalas no estado australiano. Afinal, este é sempre o primeiro passo para salvar espécies.

Uma equipa de cientistas da University of Newcastle, testou a nova técnica de localização de coalas em Port Stephens, no inverno de 2019. De acordo com a investigação, publicada dia 7 de julho na Australian Mammalogy, revelou que este método é mais eficiente e económico do que as técnicas tradicionais de pesquisa populacional de coalas.

Os cientistas escreveram que, através do método tradicional de procura de coalas com um holofote, “encontramos, em média, cerca de um coala a cada sete horas”. “Com um drone térmico, nas mesmas florestas e à noite, encontramos uma média de um coala a cada duas horas.”

Apesar de os coalas terem notado a presença do drone, os animais não se assustaram. Além disso, o drone também detetou outros animais, como cangurus e vários pássaros, destacando as potenciais aplicações desta tecnologia.

Sob o signo das alterações climáticas, os incêndios florestais estão a tornar-se cada vez mais recorrentes. Uma câmara térmica não será uma grande ajuda numa área recentemente queimada, mas pode ser uma grande aliada na monitorização de áreas afetadas por um incêndio nas semanas, meses e anos após o sucedido, em refúgios isolados ou terrenos difíceis.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …

Tim Cook acaba de se juntar ao clube dos milionário à boleia de recorde histórico da Apple

O diretor-executivo (CEO) da Apple, Tim Cook, acaba de se juntar à lista de multimilionários do mundo, depois de a gigante tecnológica norte-americana atingir um valor de mercado histórico. De acordo com os cálculos da …

Cientistas calculam probabilidade de contágio ao viajar de comboio

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, calcularam a probabilidade de contrair covid-19 ao viajar numa carruagem de comboio com uma pessoa infetada. Em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de …