/

Hasan Rohani reeleito presidente do Irão

rouhani.ir

O presidente do Irão, Hassan Rohani

O presidente do Irão, Hasan Rohani

O moderado Hasan Rohani foi reeleito Presidente do Irão por mais quatro anos, com 57% dos votos, de acordo com os resultados definitivos das eleições presidenciais realizadas na sexta-feira e anunciados este sábado.

O ministro do Interior, Abdolreza Rahmani Fazli, anunciou hoje numa conferência de imprensa que Hasan Rohani obteve mais de 23 milhões de votos, enquanto o seu principal rival, o clérigo conservador Ebrahim Raissi, obteve mais de 15 milhões, obtendo 38,5%.

“41,2 milhões de iranianos participaram [na sexta-feira] nas eleições presidenciais”, representando uma taxa de participação de 73%, anunciou Abdolreza Rahmani Fazli, em direto, na televisão estatal Irib.

Anteriormente, a Comissão Eleitoral iraniana tinha já anunciado que Hasan Rohani estava à beira de ser reeleito na primeira volta das presidenciais no Irão, quando o escrutínio estava praticamente finalizado.

Ainda antes do anúncio dos primeiros resultados parciais, os dirigentes conservadores tinham reconhecido a vitória de Rohani.

A vitória deverá permitir a este religioso moderado prosseguir a sua política de abertura ao mundo, marcada por um acordo nuclear histórico com as grandes potências, concluído em julho de 2015, durante o seu primeiro mandato.

A via do “entendimento com o mundo”

“A mensagem do nosso povo foi claramente expressada”, disse, numa intervenção transmitida pela televisão, Hassan Rohani.

Rohani, um clérigo moderado, conseguiu quebrar o isolamento do país e foi sob a sua gestão que, em 2015, o Irão concluiu um acordo nuclear com as potências internacionais.

O povo iraniano escolheu a via do entendimento com o mundo, longe do extremismo. Quer viver em paz e amizade com o resto do mundo, mas não aceita a ameaça e a humilhação. É a principal mensagem que quer que o mundo ouça”, afirmou.

Com o seu voto, o povo iraniano “declarou aos países vizinhos e a toda a região que o caminho para a segurança é o reforço da democracia, e não o apoio de potências estrangeiras”, acrescentou.

Numa alusão aos conservadores, sem contudo nomear o seu principal adversário, Ebrahim Raissi, o presidente afirmou que os iranianos “disseram não aos que queriam voltar para trás”.

Rohani apresentou-se como o presidente de “todos os iranianos”.

Apoiado na campanha por destacadas personalidades reformadoras, Rohani agradeceu nesta intervenção o apelo ao voto na sua candidatura feito pelo ex-presidente Mohammad Khatami.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.