Príncipe Harry dá conselhos a crianças que perderam os pais num novo livro

O príncipe Harry partilha a sua experiência com o luto, depois da morte da sua mãe, a princesa Diana, no prefácio de um livro dedicado aos filhos de trabalhadores que morreram durante a pandemia de covid-19.

Segundo adianta a agência noticiosa norte-americana Associated Press, o prefácio descreve “o enorme buraco” que a morte da princesa Diana causou no príncipe Harry, que tinha apenas 12 anos quando perdeu a mãe.

A princesa morreu num acidente de carro, em Paris, em agosto de 1997.

“Hospital by the Hill” (‘Hospital junto à Colina’, em tradução livre) é o título do livro de Chris Connaughton e conta a história de um jovem cuja mãe, que trabalhava num hospital, morreu devido à pandemia de covid-19.

O livro será oferecido a crianças com experiências semelhantes.

“Embora desejasse poder abraçar-te neste momento, espero que esta história te possa dar conforto, por saberes que não estás sozinho”, escreve Harry no prefácio. O príncipe britânico conta que, quando a mãe morreu, “não queria acreditar ou aceitar e isso deixou um enorme buraco”.

“Sei como te sentes e quero garantir-te que, com o tempo, esse buraco vai ser preenchido com tanto amor e apoio”, prossegue o príncipe.

As questões ligadas com a saúde mental têm sido uma parte fundamental do trabalho que o príncipe desenvolve, promovendo o debate em torno destes problemas.

No texto que abre o livro, Harry refere ainda que “todos lidamos com a perda de maneiras diferentes”, mas, como lhe foi dito em criança, “quando um pai vai para o céu, o seu espírito, o seu amor e as memórias deles” ficam.

“Eles estão sempre contigo, e podes agarrar-te a eles para sempre”, conclui.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …

Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), …

"É inaceitável". Ana Mendes Godinho critica situações de trabalho temporário que "duram décadas"

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, insistiu esta terça-feira na relevância do combate à precariedade, sinalizando a intenção de restringir o trabalho temporário. "Tem de haver mecanismos mais fortes para combater a segmentação do mercado …

Hitler expulsou os soldados judeus há oito décadas. Agora, um rabino junta-se ao exército alemão

No início da Segunda Guerra Mundial, Hitler expulsou os judeus das Forças Armadas na década de 1930. Agora, Zsolt Balla irá assumir o cargo de rabino-chefe do exército alemão. Mais de 80 anos depois, aquilo que …

Rio critica Governo após "justa indignação" de Merkel

O presidente do PSD acusou esta terça-feira o Governo de estar a fazer Portugal passar “por uma vergonha desnecessária”, considerando que depois da “vexatória desconsideração” do Reino Unido, os portugueses têm que “ouvir a justa …

Amazon acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos

A Amazon foi acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos, segundo uma investigação da Newsweek, publicada na segunda-feira. "Uma investigação da ITV News num dos centros de distribuição da Amazon no Reino …

Enquanto o mundo lutava contra uma pandemia, a Guiné declarava o fim do segundo surto do Ébola

No passado sábado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o fim do segundo surto de Ébola na Guiné-Conacri, que vitimou mortalmente 12 pessoas. "Tenho a honra de declarar o fim do Ébola na Guiné", disse …