Príncipe Harry dá conselhos a crianças que perderam os pais num novo livro

O príncipe Harry partilha a sua experiência com o luto, depois da morte da sua mãe, a princesa Diana, no prefácio de um livro dedicado aos filhos de trabalhadores que morreram durante a pandemia de covid-19.

Segundo adianta a agência noticiosa norte-americana Associated Press, o prefácio descreve “o enorme buraco” que a morte da princesa Diana causou no príncipe Harry, que tinha apenas 12 anos quando perdeu a mãe.

A princesa morreu num acidente de carro, em Paris, em agosto de 1997.

“Hospital by the Hill” (‘Hospital junto à Colina’, em tradução livre) é o título do livro de Chris Connaughton e conta a história de um jovem cuja mãe, que trabalhava num hospital, morreu devido à pandemia de covid-19.

O livro será oferecido a crianças com experiências semelhantes.

“Embora desejasse poder abraçar-te neste momento, espero que esta história te possa dar conforto, por saberes que não estás sozinho”, escreve Harry no prefácio. O príncipe britânico conta que, quando a mãe morreu, “não queria acreditar ou aceitar e isso deixou um enorme buraco”.

“Sei como te sentes e quero garantir-te que, com o tempo, esse buraco vai ser preenchido com tanto amor e apoio”, prossegue o príncipe.

As questões ligadas com a saúde mental têm sido uma parte fundamental do trabalho que o príncipe desenvolve, promovendo o debate em torno destes problemas.

No texto que abre o livro, Harry refere ainda que “todos lidamos com a perda de maneiras diferentes”, mas, como lhe foi dito em criança, “quando um pai vai para o céu, o seu espírito, o seu amor e as memórias deles” ficam.

“Eles estão sempre contigo, e podes agarrar-te a eles para sempre”, conclui.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Peça que terá sido usada no batismo de D.Maria II está à venda. Estado não a compra por ser demasiado cara

Há uma semana que está à venda uma peça que pertenceu à coroa portuguesa. Terá pertencido à família real depois do Terramoto de 1755 e, de acordo com o antiquário que agora a comercializa, terá …

"Dupla pancada". Vítimas de violência doméstica são deixadas ao abandono sem indemnização

Mais de 80% das vítimas de violência doméstica, a maioria mulheres, não recebem indemnizações, nem dos agressores nem do Estado. Se as vítimas não tiverem sofrido uma incapacidade para o trabalho por um período igual ou …

Ministério Público declara ilegal eleição de André Ventura

Ministério Público invalidou a mudança nos estatutos do Chega, incluindo a eleição direta de André Ventura. O líder do partido admite um novo congresso. No início do mês, o Ministério Público (MP) pediu ao Tribunal Constitucional …

Ministra dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos demite-se por causa do Afeganistão

Sigrid Kaag demitiu-se do seu cargo de ministra dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos, depois de o Parlamento considerar que o Governo fez uma má gestão da retirada de cidadãos do Afeganistão. A ministra dos Negócios …

Rio "atirou" Costa aos macacos e pediu aos eleitores que "penalizem" o descaramento do PS

Rui Rio afirma nunca ter visto um "desplante" semelhante ao do PS no que respeita a promessas eleitorais como o que está a acontecer na atual campanha para as autárquicas. Mais um dia, mais uma capelinha. …

Boris quer destronar Thatcher com mais uma década no poder

Há quem acredite que o atual primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, quer bater o recorde de Margaret Thatcher, que exerceu o cargo de 1979 a 1990. Um membro do Governo britânico terá dito ao The Times que …

Itália passa a exigir certificado verde a todos os trabalhadores

Medida é das mais restritivas atualmente em vigor no mundo inteiro, já que todos os regimes de obrigatoriedade que vigoram atualmente aplicam-se sobretudo a profissionais do setor da saúde. A partir de 15 de outubro, itália …

Com receio de que violência negacionista possa escalar, PSP reforça segurança pessoal de políticos

As forças de segurança temem que a violência negacionista aumente e o movimento atraia pessoas desequilibradas. No passado sábado, vários negacionistas, reunidos em mais uma manifestação, desta vez com o mote “Pelas nossas crianças – Rumo …

Promessa eleitoral de Costa em Coimbra arranca um aviso da CNE. Rio ficou "chocado"

António Costa tem estado activo na campanha eleitoral, ao lado dos candidatos do PS às autárquicas, e até sacou da cartola uma maternidade em Coimbra. Uma promessa que deixou Rui Rio "chocado" e que leva …

O voto que dá que falar. "Não há um centímetro quadrado de Portugal que seja indigno" do Constitucional

Três juízes do Tribunal Constitucional contestaram o parecer dos seus pares que considera "desprestigiante" a mudança deste órgão de Lisboa para Coimbra, mas é o voto contra de Mariana Canotilho que dá que falar, uma …