Hackers norte-coreanos roubaram entidades na internet para financiar mísseis

Ao longo do ano de 2020, um “exército” norte-coreano de hackers roubou centenas de milhões de dólares através da internet para financiar os programas nucleares e de mísseis balísticos do país. Uma atitude que viola os princípios do direito internacional.

De acordo com o El País, um relatório confidencial das Nações Unidas mostra que o regime liderado por Kim Jong-un ordenou a realização de “operações contra instituições financeiras e casas de câmbio virtuais” para poder ter fundos para pagar armas.

Segundo o documento, os hackers roubaram ativos virtuais no valor de 316,4 milhões de dólares (cerca de 261,4 milhões de euros) entre 2019 e novembro de 2020.

O relatório também alega que a Coreia do Norte “produziu material físsil, manteve instalações nucleares e atualizou a sua infraestrutura de mísseis balísticos” enquanto continuava “a comprar material e tecnologia para esses programas no exterior”.

A Coreia do Norte tem procurado, desde há vários anos, desenvolver armas nucleares e mísseis avançados, apesar do seu vasto custo e do facto desta conduta já ter levado o país a receber pesadas sanções por parte da ONU.

Os investigadores da ONU, que citam fontes de um país que não identificam, consideram “muito provável” que a Coreia do Norte possa montar um artefacto nuclear num míssil balístico de qualquer alcance. No entanto, ainda não é possível determinar se esses mísseis poderiam entrar com sucesso na atmosfera da Terra.

O documento foi redigido pelo Painel de Peritos da ONU sobre a Coreia do Norte, órgão encarregado de monitorizar a aplicação e eficácia das sanções impostas ao regime de Kim, como punição pelo desenvolvimento de armas nucleares e mísseis balísticos.

Os detalhes do relatório, atualmente em sigilo, foram obtidos pela CNN através de fonte diplomática do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que partilhou partes do documento sob condição de anonimato.

No relatório constam informações recebidas de países membros da ONU, agências de inteligência, órgãos de comunicação social e fugitivos do país.

A CNN lembra que não está claro quando é que o relatório será publicado, mas recorda que informações anónimas anteriores incomodaram a China e a Rússia, ambos membros do Conselho de Segurança da ONU.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

      • A Coreia do Norte, ao contrário dos EUA, nunca se mostrou agressiva relativamente a nenhum país. Pode-se detestar o seu sistema político, mas não incomoda ninguém. Mais uma vez, ao contrário do que acontece com os EUA…

RESPONDER

China pousa pela primeira vez uma nave em Marte

A China anunciou este sábado que pousou com sucesso a sua primeira nave espacial na superfície de Marte, avançou a agência estatal Xinhua citando a Administração Espacial Nacional da China. Ao pousar na planície Utopia, no …

Garrafas de água, sumo e latas de cerveja podem vir a ter uma taxa até 15 cêntimos

O preço de embalagens de água, sumos ou cerveja vai passar, em 2023, a vir acompanhado de uma taxa de depósito. O valor da tara deve variar entre os 5 e os 15 cêntimos. Como noticia …

Banco Montepio passa de lucros a prejuízos de 15,9 milhões no primeiro trimestre

O Banco Montepio registou prejuízos de 15,9 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano em comparação com lucros de 5,4 milhões no mesmo período do ano passado, foi divulgado esta sexta-feira ao mercado. De acordo …

Aviso da PSP a negar festejos em Alvalade andou “perdido” na CML. Medina sacode responsabilidades

O Sindicato dos Oficiais da PSP garante que município foi “redundantemente alertado” para entendimento de que devia ser recusada colocação de ecrãs gigantes junto a Alvalade. Contudo, a autarquia diz não ter informado os promotores …

Metrópole no Camboja medieval. Estudo mostra quantas pessoas viveram no Império de Angkor

Um novo estudo arqueológico mostra quantas pessoas viveram no antigo Império de Angkor ao longo do tempo. A população era comparável à da Roma antiga. Quão grandes eram as antigas cidades? No seu auge, há cerca …

Prazo para limpar terrenos termina hoje. Proprietários voltam a arriscar coimas

O prazo para a limpeza de terrenos florestais termina hoje, após ter sido prorrogado devido à pandemia e às condições climatéricas, pelo que os proprietários em incumprimento ficam sujeitos a contraordenações, com coimas entre 280 …

Entre indiretas a Rui Moreira e farpas a Costa, Rio acusa PS de ter desistido de ganhar o Porto

O Presidente do PSD participou na apresentação da candidatura de Vladimiro Feliz, que considera "competente" e "trabalhador" à Câmara do Porto. Por outro lado, Rio usou a ocasião para acusar o PS de ir a …

Cientistas descobrem o segredo das pessoas que vivem mais de 105 anos

Uma equipa de investigadores descobriu que os idosos que vivem mais de 105 anos tendem a possuir uma base genética única que torna os seus corpos mais eficazes na reparação de ADN. Esta é a primeira …

Quem já teve covid-19 pode agendar vacina em junho. No verão, vacinados podem vir a deixar máscara

Os doentes recuperados há mais de seis meses de infeção por SARS-CoV-2 vão poder marcar a sua vacinação através do portal de auto-agendamento a partir da primeira semana de junho, confirmou fonte da task force …

Governo aprova 11 milhões de euros para SIRESP de indemnização compensatória

A indemnização compensatória foi aprovada no dia em que o Presidente da República promulgou o decreto-lei que define o modelo transitório de gestão, operação, manutenção, modernização e ampliação da rede de comunicações do Estado SIRESP. O …