Habitantes do Texas aconselhados a escrever nome nos braços por causa do furacão Harvey

James L. Harper / USAF

Os habitantes do Texas estão a ser aconselhados a escrever os seus nomes nos braços para o caso de ser necessária a identificação de possíveis vítimas.

De acordo com o Observador, a recomendação foi feita pelo Presidente da Câmara da cidade de Rockport, Patrick Rios, devido à passagem do furacão Harvey no país.

O autarca norte-americano aconselhou os habitantes do Texas a escrever nos braços os nomes e também os números de segurança social para o caso de ser necessária a identificação de possíveis vítimas.

“Se alguém vive numa região onde a evacuação é obrigatória, então é importante que o faça e que não se coloque em perigo”, disse num comunicado a uma estação televisiva. No entanto, para aqueles que decidirem ficar em casa, o governante pediu que “fizessem todos os preparativos para que sejam encontrados, em situações de ferimentos graves, perda de consciência ou mesmo morte”, cita o jornal online.

O furacão Harvey chegou ao Texas esta sexta-feira à noite e perdeu parte da intensidade ao tocar terra pela segunda vez, passando da categoria 4 para 3 na escala de Saffir-Simpson. Segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC), tem ventos máximos de 201 quilómetros por hora e prevê-se que continue a enfraquecer nas próximas 48 horas.

Pelo caminho foi perdendo velocidade, o que significa que precisará de mais tempo para causar danos. Os ventos com força de furacão estendem-se por 65 quilómetros a partir do centro e os violentos, com força de tempestade tropical, a 220 quilómetros.

A cidade de Rockport é a mais afetada até ao momento. A Univision informou que há “muitas estruturas destruídas” e edifícios que colapsaram “com pessoas presas no interior”, apesar de ainda não se saber a dimensão exata dos danos.

Em várias zonas do estado, especialmente na cidade de Houston, foram avistados jacarés que foram deslocados devido às cheias, escreve o Observador.

O furação Harvey ameaça toda a região costeira com inundações catastróficas. As autoridades estaduais temem que seja o pior a atingir o estado desde pelo menos 2008.

O Presidente norte-americano já declarou o estado de catástrofe natural. “A pedido do governador do Texas, já assinei a declaração de catástrofe natural, que liberta todo o poder de assistência do governo”, anunciou Donald Trump no Twitter.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

NASA rebatiza Ultima Thule. Antigo nome foi associado ao nazismo

O nome do Ultima Thule deu polémica e a NASA decidiu mudá-lo. A controvérsia surgiu pelo nome dado inicialmente ao mundo gelado do Cinturão de Kuiper estar vinculado à ideologia nazi. O anúncio foi feito esta …

Vídeo mostra orcas a perseguirem tubarões-brancos na África do Sul

O tubarão-branco é visto como o maior predador dos oceanos. Mas um novo vídeo mostra que nem este animal está assim tão seguro, sendo na verdade uma presa para outras espécies. De acordo com o Science …

Descoberta a primeira vespa polinizadora da época dos dinossauros

Uma equipa de cientistas encontrou a primeira vespa polinizadora (prosphex anthophilos), que conviveu com dinossauros há cerca de 100 milhões de anos. O animal foi encontrado num fragmento de resina fossilizada em Mianmar, na Birmânia, segundo …

China está a vender drones assassinos ao Médio Oriente

A China está a vender drones capazes de matar automaticamente, sem necessidade de controlo humano. Os seus principais clientes serão a Arábia Saudita e o Paquistão. Segundo o site Defense One, uma empresa chamada Ziyan está …

Aumento da temperatura pode vir a matar 1,5 milhões de indianos por ano

Se as emissões globais de gases de efeito de estufa não forem interrompidas, cerca de 1,5 milhões de indianos podem vir a morrer anualmente até 2100 devido ao aumento das temperaturas. Os números contam de …

O vencedor do Tour de France, Egan Bernal, pode ter beneficiado de uma vantagem genética

O ponto de viragem da Tour de France deste verão ocorreu no alto de uma montanha nos Alpes franceses. Foi o resultado de anos de treinamento e, de acordo com um estudo divulgado na segunda-feira, …

Mina Chang utilizou uma capa falsa da Time no CV e conseguiu chegar ao Governo de Trump

Mina Chang, vice-secretária adjunta do Gabinete de Operações de Conflitos e Estabilização do Departamento de Estado dos Estados Unidos, mentiu no seu currículo para conseguir alcançar um lugar no Governo de Donald Trump. De acordo com …

Jovem norueguesa controla 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios

Uma norueguesa de 22 controla 450 perfis privados no Instagram para tentar evitar suicídios, conta a emissora britânica BBC, revelando ainda que a jovem recebeu já o apelido de "salva-vidas" devido ao trabalho que leva …

Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado. Segundo a agência Associated …

Holanda reduz velocidade máxima nas autoestradas em prol da qualidade do ar (e deixa o primeiro-ministro "muito infeliz")

O Governo holandês vai baixar os limites de velocidade nas autoestradas do país para travar as emissões de monóxido de nitrogénio, que contribui para a degradação da camada de ozono. O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, anunciou …