James L. Harper / USAF

Os habitantes do Texas estão a ser aconselhados a escrever os seus nomes nos braços para o caso de ser necessária a identificação de possíveis vítimas.
De acordo com o Observador, a recomendação foi feita pelo Presidente da Câmara da cidade de Rockport, Patrick Rios, devido à passagem do furacão Harvey no país.
O autarca norte-americano aconselhou os habitantes do Texas a escrever nos braços os nomes e também os números de segurança social para o caso de ser necessária a identificação de possíveis vítimas.
“Se alguém vive numa região onde a evacuação é obrigatória, então é importante que o faça e que não se coloque em perigo”, disse num comunicado a uma estação televisiva. No entanto, para aqueles que decidirem ficar em casa, o governante pediu que “fizessem todos os preparativos para que sejam encontrados, em situações de ferimentos graves, perda de consciência ou mesmo morte”, cita o jornal online.
O furacão Harvey chegou ao Texas esta sexta-feira à noite e perdeu parte da intensidade ao tocar terra pela segunda vez, passando da categoria 4 para 3 na escala de Saffir-Simpson. Segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC), tem ventos máximos de 201 quilómetros por hora e prevê-se que continue a enfraquecer nas próximas 48 horas.
Pelo caminho foi perdendo velocidade, o que significa que precisará de mais tempo para causar danos. Os ventos com força de furacão estendem-se por 65 quilómetros a partir do centro e os violentos, com força de tempestade tropical, a 220 quilómetros.
A cidade de Rockport é a mais afetada até ao momento. A Univision informou que há “muitas estruturas destruídas” e edifícios que colapsaram “com pessoas presas no interior”, apesar de ainda não se saber a dimensão exata dos danos.
Em várias zonas do estado, especialmente na cidade de Houston, foram avistados jacarés que foram deslocados devido às cheias, escreve o Observador.
O furação Harvey ameaça toda a região costeira com inundações catastróficas. As autoridades estaduais temem que seja o pior a atingir o estado desde pelo menos 2008.
O Presidente norte-americano já declarou o estado de catástrofe natural. “A pedido do governador do Texas, já assinei a declaração de catástrofe natural, que liberta todo o poder de assistência do governo”, anunciou Donald Trump no Twitter.
ZAP // Lusa