Habitantes do Texas aconselhados a escrever nome nos braços por causa do furacão Harvey

James L. Harper / USAF

Os habitantes do Texas estão a ser aconselhados a escrever os seus nomes nos braços para o caso de ser necessária a identificação de possíveis vítimas.

De acordo com o Observador, a recomendação foi feita pelo Presidente da Câmara da cidade de Rockport, Patrick Rios, devido à passagem do furacão Harvey no país.

O autarca norte-americano aconselhou os habitantes do Texas a escrever nos braços os nomes e também os números de segurança social para o caso de ser necessária a identificação de possíveis vítimas.

“Se alguém vive numa região onde a evacuação é obrigatória, então é importante que o faça e que não se coloque em perigo”, disse num comunicado a uma estação televisiva. No entanto, para aqueles que decidirem ficar em casa, o governante pediu que “fizessem todos os preparativos para que sejam encontrados, em situações de ferimentos graves, perda de consciência ou mesmo morte”, cita o jornal online.

O furacão Harvey chegou ao Texas esta sexta-feira à noite e perdeu parte da intensidade ao tocar terra pela segunda vez, passando da categoria 4 para 3 na escala de Saffir-Simpson. Segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC), tem ventos máximos de 201 quilómetros por hora e prevê-se que continue a enfraquecer nas próximas 48 horas.

Pelo caminho foi perdendo velocidade, o que significa que precisará de mais tempo para causar danos. Os ventos com força de furacão estendem-se por 65 quilómetros a partir do centro e os violentos, com força de tempestade tropical, a 220 quilómetros.

A cidade de Rockport é a mais afetada até ao momento. A Univision informou que há “muitas estruturas destruídas” e edifícios que colapsaram “com pessoas presas no interior”, apesar de ainda não se saber a dimensão exata dos danos.

Em várias zonas do estado, especialmente na cidade de Houston, foram avistados jacarés que foram deslocados devido às cheias, escreve o Observador.

O furação Harvey ameaça toda a região costeira com inundações catastróficas. As autoridades estaduais temem que seja o pior a atingir o estado desde pelo menos 2008.

O Presidente norte-americano já declarou o estado de catástrofe natural. “A pedido do governador do Texas, já assinei a declaração de catástrofe natural, que liberta todo o poder de assistência do governo”, anunciou Donald Trump no Twitter.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente do Governo da Catalunha pede a Filipe VI que abdique

O presidente do governo regional da Catalunha, Quim Torra, pediu na terça-feira ao rei Filipe VI que abdique e solicitou ao presidente do parlamento que convoque uma sessão plenária extraordinária para estabelecer uma "posição comum" …

Virologista chinesa diz que novo coronavírus foi "criado em laboratório militar"

A virologista chinesa que fugiu para os Estados Unidos deu mais uma entrevista onde assegura que o novo coronavírus foi "criado num laboratório militar". Numa nova entrevista, citada pelo jornal online Observador, Li Meng-Yan, a virologista …

Ministério da Saúde abre 435 vagas para médicos de família

É o maior número de vagas dos últimos anos colocadas a concurso para a contratação de médicos especialistas em medicina geral e familiar para o SNS. De acordo com o jornal Público, o Ministério da Saúde …

MP brasileiro processa pastor por anunciar cura com feijões para a covid-19

O Ministério Público brasileiro pediu a abertura de um processo contra o pastor evangélico Valdemiro Santiago e a Igreja Mundial do Poder de Deus, que anunciaram a cura da covid-19 a partir do cultivo de …

Dívida do Estado à ADSE ascende a 200 milhões de euros

A dívida do Estado à ADSE, em 2019, ascendia a 198,2 milhões de euros, segundo o parecer do Conselho Geral e de Supervisão (CGS) ao relatório e contas do ano passado, publicado no site do …

Governo dos Açores violou Constituição ao impor quarentena obrigatória

O confinamento obrigatório de 14 dias que o governo regional dos Açores tem imposto a quem chega à região autónoma é inconstitucional, dizem os juízes do Tribunal Constitucional. As autoridades açorianas violaram a Constituição ao impor …

China caminha a passos largos para a normalidade. Gaming, cerveja e Ikea dão empurrão

A China não regista, desde 17 de maio, vítimas mortais causadas pelo novo coronavírus. No entanto, há dois surtos ativos que parecem não impedir a população de caminhar em direção à normalidade. À semelhança do resto …

No regresso ao Superior, o Ministério recomenda aulas presenciais, com máscara e ao sábado

No regresso do Ensino Superior, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior recomenda que voltem as aulas em regime presencial com uso obrigatório de máscara e algumas das quais lecionadas ao sábado. Num comunicado …

"A profissionalização é fundamental". Este ano já morreram quatro bombeiros, todos voluntários

Nos incêndios deste ano já morreram quatro bombeiros. O último ano tão mortífero foi 2013, em que sete bombeiros perderam a vida. Em comparação, nos incêndios de 2019, não se registaram vítimas mortais entre esses profissionais. Como …

Portugal só tem 4 fiscais da ferrovia (e cada um tem de inspecionar 811 quilómetros)

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) tem apenas quatro técnicos afetos à fiscalização do setor. O organismo está a pedir o reforço destes profissionais desde 2014. De acordo com a edição desta quarta-feira do …