Arqueólogos descobriram uma sala secreta e murada na antiga fortaleza Krak dos Cavaleiros, localizada a 65 quilómetros da cidade síria de Homs.
“Quando estávamos a limpar os corredores, vimos um buraco na parede e uma espécie de espaço atrás. Nós desmantelamos o muro e encontrámos um quarto cuja existência ninguém suspeitava“, disse Muhammad Hariri, o guardião do castelo.
No compartimento secreto de passageiros foram encontradas várias taças de pedra e um fogão. Os especialistas acreditam que este espaço poderia ter sido usado para lavar roupas ou preparar vinho.
Como indicado por Hariri, a sala foi provavelmente murada após a captura do forte pelos mamelucos, soldados de uma milícia egípcia constituída por escravos turcos. “Quando os mamelucos tomaram posse da fortaleza, terão provavelmente construído esta sala”, referiu o guardião.
As amostras do muro e as taças da sala foram enviadas para a Hungria para serem examinadas por especialistas, de acordo com os meios locais.
O antiga fortaleza Crac dos Cavaleiros, cuja construção remonta ao século XI, foi ocupada durante um longo período pela Ordem Soberana e Militar de Malta – ou Ordem de Malta até ao ano de 1271.
Em 2006, o castelo foi declarado Património Mundial pela UNESCO. Desde o início da guerra civil no país, o castelo sofreu várias bombardeiros, estando agora parcialmente danificado.
No entanto, depois de dois anos nas mãos dos rebeldes, as forças do governo conseguiram a ter poder sobre a fortaleza novamente em 2014 e agora são realizados programas de reconstrução e conservação no Krak dos Cavaleiros.
Quem escreve estes maravilhosos textos? O Google translator?