/

Há cada vez mais russos a querer deixar o seu país

Um número recorde de russos quer deixar o país, de acordo com estatísticas do Gallup que podem alarmar o Kremlin.

A pesquisa mostrou que 20% dos russos disseram que deixariam a Rússia se pudessem – um aumento de três vezes em relação a 2014, superando o recorde anterior em 2007, quando 17% dos russos disseram que queriam sair.

O que pode ser especialmente preocupante para Moscovo é que entre os entrevistados na última pesquisa de 2.000 pessoas entre junho e outubro de 2018, 44% “sem precedentes” estavam entre as idades de 15 e 29 anos.

Em 2014, houve uma onda de patriotismo devido às Olimpíadas de Inverno em Sochi e à anexação ilegal da Crimeia da Ucrânia – e apenas 7% dos entrevistados disseram que queriam sair.

A Newsweek sugeriu que o presidente Vladimir Putin “teve um forte efeito sobre o desejo dos russos de emigrar”: 12% dos adultos que aprovaram o desempenho de Putin gostariam de migrar, enquanto 40% daqueles que não aprovaram Putin gostariam de sair do país.

“Se essas perdas demográficas converterem a Rússia no espaço vazio que o presidente Vladimir Putin advertiu aos russos durante a sua campanha de 2012, ele poderá ser parcialmente culpado“, disse a análise do Gallup.

As Nações Unidas alertaram para uma crise demográfica na Rússia, prevendo que perderia 8% da sua população até 2050, o que poderia ser ainda maior se houvesse uma emigração generalizada.

Em 2018, a população da Rússia diminuiu em 87 mil pessoas para menos de 147 milhões, com taxas de mortalidade crescentes em muitas regiões, explicando a queda, segundo a Radio Free Europe.

O jornal Kommersant relatou como o Kremlin estava disposto a compensar o défice de números atraindo falantes de russo do Cazaquistão, da Ucrânia e do Cáucaso. No entanto, isso representa um risco de fomentar as tensões étnicas. Um declínio na população afetará a economia da Rússia e a sua capacidade de projetar poder no exterior, de acordo com uma análise da Stratfor publicada no mês passado.

“Uma economia enfraquecida e uma população menor também comprometerão a capacidade da Rússia de projetar poder militar e influência política. Há poucas dúvidas de que isso dará grandes preocupações a Moscovo no longo prazo”, segundo a plataforma de inteligência geopolítica.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.