Há uma criança com alergia ao iPad

Intel Free Press / Wikimedia

-

Erupção inexplicável? Comece por verificar o seu iPad. Ao que tudo indica, o tablet mais popular do mundo pode conter níquel, um dos metais comuns mais frequentemente associado a alergias.

Relatórios recentes divulgados em revistas médicas, detalham alergias ao níquel existente numa variedade de dispositivos electrónicos pessoais, incluindo laptops e telemóveis.

Mas foi um iPad, da Apple, que causou uma erupção cutânea num menino de 11 anos de idade, recentemente diagnosticado num hospital de San Diego, na Califórnia, de acordo com um relatório publicado esta segunda-feira na revista Pediatrics.

As alergias ao níquel não são muito graves, mas podem ser muito desconfortáveis, e exigir tratamento com esteróides e antibióticos, caso as erupções cutâneas passem a infecção, afirmou Sharon Jacob,  dermatologista no Hospital Rady Children, citada pelo Huffington Post.

O teste cutâneo à criança em causa revelou uma alergia ao níquel, que associada ao iPad que a sua família adquiriu em 2010. Os médicos testaram o dispositivo e detectaram a substância no revestimento exterior do iPad.

Este não é o primeiro caso conhecido de alergia aos equipamentos da Apple. Uma mulher de 30 anos ficou com várias erupções na zona das orelhas, rosto e pescoço, ao que tudo indica depois de usar o iPhone 4.

Num comunicado ao The Wall Street Journal, a Apple reagiu a estas duas situações, alegando que os casos de alergia ao níquel, também presente em dipositivos de outras marcas, são extremamente raros.

“Os produtos da Apple são feitos de materiais de alta qualidade e cumprem rigorosamente as mesmas normas estabelecidas pela Comissão de Segurança do Consumidor do Produto dos EUA e da Europa”, escreveu a Apple, citada pela referida publicação.

Por via das dúvidas, e tendo em conta que os tablets são considerados os brinquedos da nova geração, talvez seja boa ideia usar uma capa protectora, de modo a que a pele, em particular a das crianças, não esteja em contacto directo com o dispositivo.

CG, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Figura em pedra com mais de dois mil anos descoberta em Miranda do Douro

O acaso colocou a descoberto em Duas Igrejas, no concelho de Miranda do Douro, uma figura zoomórfica que representa um berrão (porco) e que os arqueólogos datam entre os séculos IV e I a.C., foi …

FBI prende Ghislaine Maxwell, ex-namorada de Jeffrey Epstein

A ex-namorada de Jeffrey Epstein, Ghislaine Maxwell, foi esta quinta-feira detida pelo FBI. A mulher de 58 anos é acusada de ajudar a montar uma rede de tráfico de mulheres. O FBI deteve, esta quinta-feira, Ghislaine …

Polícia italiana apreendeu 14 toneladas de anfetaminas. Droga foi produzida pelo Estado Islâmico

As autoridades italianas apreenderam na quarta-feira 14 toneladas de anfetaminas produzidas na Síria por membros do Estado Islâmico, cujos lucros serviriam para reativar as suas operações. "É um facto que o Daesh [Estado Islâmico] utiliza a …

Câmara de Lisboa defende fim do financiamento público às touradas

A Câmara de Lisboa defendeu hoje a criação de legislação que impeça o financiamento público de espetáculos que "causem sofrimento animal", salientando que as touradas incluem "atos de violência". Numa moção “pelo fim de espetáculos com …

Acordo entre Neeleman e Governo já só depende da confirmação da Azul

O acordo entre David Neeleman e o Governo está prestes a concretizar-se, escreve o Expresso. Aparentemente já só falta a confirmação da Azul para garantir o acordo. Depois de a nacionalização da companhia ter sido dada …

Medina recua e diz que "há convergência total" com Governo no combate à pandemia

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, disse hoje que “há convergência total” com o Governo no combate à pandemia de covid-19, recusando que as críticas que fez à atuação das autoridades de saúde …

Parlamento vai debater o teletrabalho por iniciativa do PAN

O PAN considera que "o teletrabalho é uma ferramenta que pode ajudar a conciliar a vida profissional e a vida familiar", ainda que apresente fragilidades como a "invasão da vida pessoal". O PAN agendou para sexta-feira …

PSP também queria prémio semelhante ao dos profissionais de saúde

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP) manifestou-se esta quinta-feira “desiludido” com “a falta de respeito” que o Governo demonstra em relação à PSP e a outras forças de segurança que estão na “linha da …

Líderes catalães vão poder sair da prisão aos fins de semana

Uma decisão dos estabelecimentos prisionais faz com que os líderes independentistas catalães possam sair da prisão aos fins de semana, passando para um dos regimes de detenção menos restritivos. Em outubro do ano passado, nove líderes …

Mais oito mortos e 328 infetados. Câmara de Lisboa tem 33 casos "ativos"

Há mais oito mortos e 328 casos positivos em Portugal nas últimas 24 horas. A Câmara de Lisboa regista atualmente 33 casos de infeção por covid-19 “ativos”. Portugal regista, esta quinta-feira, mais oito mortos e 328 …