Há uma criança com alergia ao iPad

Intel Free Press / Wikimedia

-

Erupção inexplicável? Comece por verificar o seu iPad. Ao que tudo indica, o tablet mais popular do mundo pode conter níquel, um dos metais comuns mais frequentemente associado a alergias.

Relatórios recentes divulgados em revistas médicas, detalham alergias ao níquel existente numa variedade de dispositivos electrónicos pessoais, incluindo laptops e telemóveis.

Mas foi um iPad, da Apple, que causou uma erupção cutânea num menino de 11 anos de idade, recentemente diagnosticado num hospital de San Diego, na Califórnia, de acordo com um relatório publicado esta segunda-feira na revista Pediatrics.

As alergias ao níquel não são muito graves, mas podem ser muito desconfortáveis, e exigir tratamento com esteróides e antibióticos, caso as erupções cutâneas passem a infecção, afirmou Sharon Jacob,  dermatologista no Hospital Rady Children, citada pelo Huffington Post.

O teste cutâneo à criança em causa revelou uma alergia ao níquel, que associada ao iPad que a sua família adquiriu em 2010. Os médicos testaram o dispositivo e detectaram a substância no revestimento exterior do iPad.

Este não é o primeiro caso conhecido de alergia aos equipamentos da Apple. Uma mulher de 30 anos ficou com várias erupções na zona das orelhas, rosto e pescoço, ao que tudo indica depois de usar o iPhone 4.

Num comunicado ao The Wall Street Journal, a Apple reagiu a estas duas situações, alegando que os casos de alergia ao níquel, também presente em dipositivos de outras marcas, são extremamente raros.

“Os produtos da Apple são feitos de materiais de alta qualidade e cumprem rigorosamente as mesmas normas estabelecidas pela Comissão de Segurança do Consumidor do Produto dos EUA e da Europa”, escreveu a Apple, citada pela referida publicação.

Por via das dúvidas, e tendo em conta que os tablets são considerados os brinquedos da nova geração, talvez seja boa ideia usar uma capa protectora, de modo a que a pele, em particular a das crianças, não esteja em contacto directo com o dispositivo.

CG, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

O licor mais famoso da China foi leiloado no Reino Unido por mais de um milhão de euros

Uma caixa do licor chinês "Kweichow Moutai" foi vendida por cerca de um milhão de euros num leilão em Londres. O anúncio foi feito pela Sotheby’s que garante que a oferta vencedora foi o preço …

Apneia obstrutiva do sono agrava doenças cardíacas, revela estudo

A apneia, que ocorre quando uma obstrução das vias aéreas superiores causa episódios repetidos de interrupção da respiração durante o sono, é encontrada em 40% a 80% das pessoas com doenças cardiovasculares, sendo, ainda assim, …

Estranho caso de infeção com SARS-COV-2 durante 218 dias em investigação no Brasil

Um grupo de cientistas brasileiros a estudar um caso de infeção pelo novo coronavírus que durou pelo menos 218 dias, período em que o vírus se replicou e até sofreu mutação, anunciaram fontes académicas na …

"Estou envergonhada". Primeira invasora do Capitólio a ser julgada evita prisão

Um juiz federal proferiu esta quarta-feira a primeira sentença contra uma das pessoas acusadas de invadir o Capitólio dos Estados Unidos, mas a ré evitou a pena de prisão depois de expressar o seu arrependimento. A …

Arqueólogos encontram vestígios do vinho mais antigo do mundo na Grécia

Uma equipa de arqueólogos encontrou amostras de vinho no local arqueológico de Dikili Tash, no norte da Grécia. As evidências datam de há 4200 a.C e acredita-se que sejam os vestígios de vinho mais antigos …

Comunidade no céu. Um novo projeto irá ligar vários edifícios com pontes aéreas

As pontes aéreas que ligam edifícios não são uma novidade no mundo, mas agora poderão ganhar um novo destaque num projeto que será desenvolvido em Toronto. A empresa de arquitetura Safdie Architects irá desenvolver o projeto …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo. Festival da Emoção

O Campeão da Europa continua a defender o título. A palpitante última jornada da fase de grupos. Mais recordes para Ronaldo. Quem joga contra quem nos oitavos-de-final. Visto da Linha de Fundo. Portugal 2 – …

Sergio Ramos terá pedido 50 milhões de euros ao AC Milan

Antigo capitão do Real Madrid procura clube. Paolo Maldini afastou-se da contratação do espanhol. Sergio Ramos não vai continuar no Real Madrid e, por isso, está à procura de uma "casa" nova, depois de ter estado …

Oposições criticam anúncios "pomposos” e gestão mediática do Governo

PSD, Bloco e PEV criticaram hoje a "gestão mediática" feita pelo Governo em relação ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e o PCP considerou que este programa revela o "grau de submissão" de Portugal …

Paquistanesas querem melhores leis contra a violação. Primeiro-ministro diz para vestirem mais roupa

As mulheres paquistaneses pedem melhores leis contra a violação. Entretanto, o seu primeiro-ministro diz-lhes que têm de vestir mais roupa. O Paquistão tem uma taxa de condenação por violação de 0,3%, uma das mais baixas do …