/

Há um sistema solar semelhante ao nosso a apenas 10 anos-luz da Terra

NASA / SOFIA / Lynette Cook

Ilustração dos detritos em torno da estrela Epsilon Eridani

Ilustração dos detritos em torno da estrela Epsilon Eridani

O Observatório Estratosférico da NASA para Astronomia Infravermelha (SOFIA), concluiu recentemente um estudo detalhado de um sistema planetário próximo que é notavelmente semelhante ao nosso sistema solar.

Localizado no hemisfério sul da constelação Eridanus, “apenas” a 10,5 anos-luz de distância da Terra, este novo sistema solar organiza-se em torno da estrela Epsilon Eridani, que está a ser descrita como uma versão mais jovem do sol.

“Esta estrela hospeda um sistema planetário que está atualmente a passar pelos mesmo processos cataclísmicos que aconteceram com o nosso sistema solar no início da sua existência”, explicou o cientista Massimo Marengo, um dos autores do estudo publicado no Astronomical Journal.

Estudos anteriores indicam que a estrela Epsilon Eridani tem um disco de detritos – o nome que os astrónomos dão ao material que ainda está em órbita após a construção planetária ter terminado.

Os detritos podem assumir a forma de gás e poeira, bem como pequenos corpos rochosos e gelados. Podem estar concentrados em cintos de detritos, semelhante ao cinturão de asteróides do sistema solar e ao cinturão de Kuiper – a região para lá de Neptuno, onde residem centenas de milhares de objetos rochosos.

Com as novas imagens do SOFIA, Kate Su da Universidade do Arizona e sua equipa foram capazes de distinguir entre dois modelos teóricos da localização de detritos quentes, como poeira e gás. Estes modelos foram baseados em dados anteriores obtidos com o telescópio espacial Spitzer da NASA.

Segundo os cientistas, os detritos estão localizado em dois anéis estreitos, que correspondem respetivamente às posições do cinturão de asteróides e à órbita de Úrano no nosso sistema solar.

Além disso, medições cuidadas do movimento de Epsilon Eridani indicam que um planeta com quase a mesma massa como Júpiter circunda a estrela a uma distância comparável à distância de Júpiter do Sol.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.