Há um fungo a transformar cigarras em zombies sem genitais

Se as cigarras fossem as personagens principais de um filme de terror, as escolhidas seriam certamente as que são atormentadas pelo fungo Massospora, que produz um conjunto de substâncias alucinogénias e faz com que as suas vítimas se tornem em “insetos zombie”.

Uma equipa de biólogos da Universidade de Virgínia Ocidental, nos Estados Unidos, descobriu um parasita fúngico que produz substâncias alucinogénias e transforma as suas vítimas em verdadeiros insetos voadores “zombie”, que tentam acasalar com tudo o que mexe, mesmo depois de a doença ter consumido os seus órgãos genitais na totalidade.

Estas cigarras são zombies “no sentido em que o fungo controla totalmente os seus corpos”, explicou o investigador Matt Kasson, um dos co-autores do artigo científico, recentemente publicado na Fungal Ecology.

Massospora é o nome do fungo mortífero que contém uma substância psicoativa parecida com as que podem ser encontradas em cogumelos alucinogénios. Este fungo faz com que as cigarras macho continuem a voar na tentativa de infetar outros insetos, mesmo depois de o fungo em causa ter começado a destruir os seus corpos.

Os cientistas desconfiam de que as cigarras são infetadas pelo fungo durante o seu estado larvar no subsolo, que pode, muitas vezes, durar mais do que uma década. Antes de morrerem, estes insetos vêm à superfície por um período de apenas algumas semanas.

Os insetos infetados perdem as suas extremidades genitais e, apesar do seu assustador aspeto físico, deambulam por aí como se nada se tivesse passado, tentando acasalar desenfreadamente e, assim, infetando outros insetos.

Uma vez doentes, as cigarras mantém ou aceleram a sua atividade normal durante a esporulação (formação e libertação de esporos), o que permite uma rápida dispersão da doença antes da morte do hospedeiro. “Estes insetos também se envolvem em comportamentos hipersexuais“, completa o cientista, citado pelo ABC.

Os cientistas querem agora avançar nesta investigação procedendo ao sequenciamento do genoma do fungo. Além disso, pretendem também analisar a expressão génica em insetos saudáveis e infetados, comparando-a de modo a entender melhor os aspetos genéticos da descoberta.

Esta descoberta fascinante e, ao mesmo tempo, assustadora, é um novo exemplo do fenómeno em que os parasitas controlam o comportamento dos indivíduos infetados.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas conseguiram manter tecido cerebral de cobaias vivo durante semanas

Cientistas japoneses conseguiram manter partes de tecido cerebral de cobaias vivas e viáveis durante 25 dias, isoladas numa cultura, graças a um novo método. De acordo com o Science Alert, a chave para o sucesso foi …

Arqueólogos descobrem 25 sítios que comprovam presença militar romana no Norte e na Galiza

Investigadores portugueses e galegos descobriram 25 novos sítios no Norte de Portugal e na Galiza que “comprovam arqueologicamente” a presença militar romana nos dois territórios, correspondendo a maioria dos locais a “acampamentos militares”, revelou hoje …

EUA poderão manter alguns efetivos na Síria para proteger poços de petróleo

Os EUA planeiam deixar alguns efetivos no nordeste da Síria para proteger instalações petrolíferas e garantir o combate contra um possível ressurgimento do grupo extremista Estado Islâmico (EI), disse hoje o secretário de Defesa dos …

Polícias realizam manifestação conjunta em Lisboa a 21 de novembro

Elementos da PSP e da GNR realizam a 21 de novembro, em Lisboa, uma manifestação conjunta para exigirem ao novo Governo "a resolução rápida" dos problemas que ficaram por resolver na anterior legislatura. Com o lema …

Sérvia punida por racismo no jogo com Portugal

A UEFA condenou nesta segunda-feira a Sérvia a disputar o próximo jogo da fase de qualificação para o Euro 2020 à porta fechada, por manifestações racistas na partida com Portugal, disputada em Belgrado, que terminou …

Juve Leo lança críticas à direção: Um clube sem rumo e que precisa de bodes expiatórios

Depois de o Sporting rescindir os protocolos com a Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI devido à "escalada de violência" recente, a Juve Leo reagiu em comunicado com duras críticas à direção de …

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …