Há um fungo a transformar cigarras em zombies sem genitais

Se as cigarras fossem as personagens principais de um filme de terror, as escolhidas seriam certamente as que são atormentadas pelo fungo Massospora, que produz um conjunto de substâncias alucinogénias e faz com que as suas vítimas se tornem em “insetos zombie”.

Uma equipa de biólogos da Universidade de Virgínia Ocidental, nos Estados Unidos, descobriu um parasita fúngico que produz substâncias alucinogénias e transforma as suas vítimas em verdadeiros insetos voadores “zombie”, que tentam acasalar com tudo o que mexe, mesmo depois de a doença ter consumido os seus órgãos genitais na totalidade.

Estas cigarras são zombies “no sentido em que o fungo controla totalmente os seus corpos”, explicou o investigador Matt Kasson, um dos co-autores do artigo científico, recentemente publicado na Fungal Ecology.

Massospora é o nome do fungo mortífero que contém uma substância psicoativa parecida com as que podem ser encontradas em cogumelos alucinogénios. Este fungo faz com que as cigarras macho continuem a voar na tentativa de infetar outros insetos, mesmo depois de o fungo em causa ter começado a destruir os seus corpos.

Os cientistas desconfiam de que as cigarras são infetadas pelo fungo durante o seu estado larvar no subsolo, que pode, muitas vezes, durar mais do que uma década. Antes de morrerem, estes insetos vêm à superfície por um período de apenas algumas semanas.

Os insetos infetados perdem as suas extremidades genitais e, apesar do seu assustador aspeto físico, deambulam por aí como se nada se tivesse passado, tentando acasalar desenfreadamente e, assim, infetando outros insetos.

Uma vez doentes, as cigarras mantém ou aceleram a sua atividade normal durante a esporulação (formação e libertação de esporos), o que permite uma rápida dispersão da doença antes da morte do hospedeiro. “Estes insetos também se envolvem em comportamentos hipersexuais“, completa o cientista, citado pelo ABC.

Os cientistas querem agora avançar nesta investigação procedendo ao sequenciamento do genoma do fungo. Além disso, pretendem também analisar a expressão génica em insetos saudáveis e infetados, comparando-a de modo a entender melhor os aspetos genéticos da descoberta.

Esta descoberta fascinante e, ao mesmo tempo, assustadora, é um novo exemplo do fenómeno em que os parasitas controlam o comportamento dos indivíduos infetados.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Netflix retira imagens de suicídio de "13 Reasons Why"

A Netflix modificou o episódio da série "13 Reasons Why" onde apareciam imagens do suicídio da protagonista Hannah Baker (Katherine Langford), passando agora essa parte da ação a ocorrer de forma totalmente oculta para os …

Belinda Sharpe é a primeira árbitra do râguebi australiano em 111 anos

Belinda Sharpe vai tornar-se na primeira árbitra de campo na história de 111 anos da liga profissional de râguebi na Austrália, quando dirigir um jogo do campeonato agendado para quinta-feira. A Liga Nacional de Râguebi (NRL) …

Os chimpanzés não têm noção de justiça e aceitam desigualdades

Os chimpanzés carecem da noção de justiça e aceitam a desigualdade na repartição de comida ou materiais, segundo a investigadora Nereida Bueno. A cientista, da Universidade Pontificia de Camillas, que participou num estudo publicado esta semana …

Descartar drogas pelo esgoto pode criar "meta-caimões" nos Estados Unidos

O Departamento da Polícia de Loretto, no estado norte-americano do Tennessee, alertou este sábado para os perigos associados à eliminação de narcóticos através das canalizações das casas de banho. Numa publicação na página oficial de Facebook, …

Descoberta nova via terapêutica para tratar o Alzheimer

Um grupo de cientistas descobriu uma nova via terapêutica para tratamento do Alzheimer, que segundo os investigadores cria “alguma esperança” para travar o desenvolvimento da doença em estágios mais iniciais. O projeto, cujas conclusões foram publicadas …

Exército de carraças está a dizimar vacas (e pode chegar aos humanos)

Uma espécie invasiva de carraças já dizimou um quinto da população de vacas na Carolina do Norte. Os cientistas temem que o próximo alvo podem ser os humanos. A espécie de carraça Haemaphysalis longicornis tem feito …

Ucrânia aprova castração química para pedófilos

Na Ucrânia, será administrada uma injeção que reduz o libido aos pedófilos. A legislação vai aplicar-se a homens com idades entre os 18 e os 65 anos que forem considerados culpados de violação ou abuso …

Em vez de desaparecer, ilhas do Pacífico poderão mudar de forma

Países insulares como Tuvalu, Toquelau e Kiribati passam o nível do mar em poucos metros. Estes são Estados considerados vulneráveis ao aquecimento climático do planeta e as populações acreditam que podem desaparecer com a subida …

Morreu o pugilista Pernell Whitaker. O campeão olímpico foi vítima de atropelamento

O pugilista norte-americano Pernell Whitaker morreu atropelado este domingo em Virginia Beach, aos 55 anos. O atleta foi atingido mortalmente quando atravessava a estrada num cruzamento, durante a noite. Num comunicado enviado ao Guardian, o Departamento …

Eis a primeira aterragem autónoma de um avião tripulado

Uma equipa de cientistas alemã criou um sistema que permite à aeronave aterrar autonomamente em qualquer pista, sem nenhum tipo de apoio humano. Enquanto a indústria automóvel tem andado léguas no que toca a inovação em …