/

Há sobras de comida que sabem realmente melhor no dia seguinte (e os cientistas já sabem porquê)

1

Não é mito. Existem realmente sobras de comida que sabem melhor no dia seguinte e um especialista da Universidade de Oxford (Reino Unido) – que adora caril – explica o porquê à luz da Ciência.

De acordo com Charles Spence, que desenvolveu uma investigação para a cadeia de supermercados Asda, o fenómeno agora comprovado está relacionado com a dispersão do sabor e da humidade da comida depois de refrigerada e novamente aquecida.

“Como amante do caril, sei que o caril pode ficar muito melhor à medida que o prato se desenvolve entre a sua preparação e o seu reaquecimento (…) Pratos que sabem melhor após serem reaquecidos são os húmidos e muitas vezes incorporam uma gama complexa de ingredientes”, disse o especialista, citado pelo portal Prima.

“Se deixarmos um caril no frigorífico durante a noite, os sabores dispersam-se de maneira mais uniforme. Embora um caril possa ter até 20 ou 30 especiarias diferentes, a ideia é que eles devem fundir-se para que nenhum elemento seja identificável na mistura”.

O mesmo acontece com outros pratos, como uma lasanha ou esparguete à bolonhesa, sintetiza a revista Visão. “Quanto mais tempo uma carne ficar mergulhada num determinado molho, mais esta fica marinada e mais ganha sabor“.

“Quando um caril ou um estufado está a borbulhar ao lume, o colagénio da carne quebra-se. Quando ela fica a repousar no frigorífico, ganha uma gelatina que, depois de reaquecida, derrete e cria uma textura sedosa na boca”.

E exemplifica ainda: “Toda a gente já ouviu falar de batatas fritas triplamente cozinhadas e, para certos pratos, funciona da mesma forma (…) As sobras de lasanha também acabam por ser triplamente cozinhadas. Primeiro, cozinha-se lentamente a carne, segue-se algum tempo no forno e, finalmente, o reaquecimento no dia seguinte”.

ZAP //

 

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.