/

O mundo do futebol divide-se e há quem não queira o Liverpool campeão

Peter Powell / EPA

Se Gündogan defende que o Liverpool deve ser sagrado campeão mesmo que a competição não termina, Kane argumenta que, nesse caso, a liga deve ser anulada.

Com a época suspensa e sem data de regresso, as ligas coçam a cabeça a pensar como resolver o impasse. Em Inglaterra, por exemplo, o mundo do futebol divide-se entre aquilo que acham apropriado. Enquanto uns defendem a anulação da temporada caso a situação causada pela pandemia de covid-19 continue; outros defendem que se deve atribuir o título ao Liverpool.

Seja por bom senso ou não, há quem defenda que a distância de 25 pontos do Liverpool para o segundo classificado, o Manchester City, é razão suficiente para atribuir o título aos ‘reds’. Ainda para mais numa altura em que, para maioria dos clubes, resta apenas jogar apenas nove jogos.

Ainda que seja um feito hercúleo de alcançar, matematicamente o City ainda é capaz de vencer a Premier League. Aliás, os ‘citizens’ têm um jogo em atraso – um deles contra o Liverpool – o que faz com que alguns adeptos do emblema de Manchester não queiram entregar de mão beijada o título.

Todavia, um exemplo de desportivismo surge talvez do lugar mais inesperado. O alemão Ilkay Gündogan, que atua no Manchester City, considerou que o Liverpool seria um “justo” vencedor da Liga inglesa de futebol, mesmo que a prova não termine devido à pandemia da covid-19.

“Tens de ser justo como desportista”, lançou o atleta em entrevista ao canal de televisão alemão ZDF, reconhecendo que o Liverpool alcançou por mérito próprio uma enorme vantagem pontual face aos rivais, antes da suspensão da competição.

Por outro lado, Harry Kane, pupilo de José Mourinho no Tottenham, considerou melhor anular a temporada desportiva, caso a Primeira Liga inglesa de futebol não puder ser concluída até ao final de junho.

Acho que devemos tentar terminar a época. Mas deve haver um momento em que possamos dizer ‘chega'”, afirmou o avançado de 26 anos, durante uma conversa em direto no seu Instagram com a antiga estrela do Liverpool Jamie Redknapp.

O capitão da seleção inglesa disse que acha que a Premier League vai fazer todos os possíveis para conseguir terminar a temporada e que sabe que o organismo que rege o principal escalão do futebol inglês está a estudar todas as opções disponíveis.

Mas, segundo Kane, jogar em julho ou agosto e adiar a próxima época não é “muito vantajoso”, ainda que o jogador ressalve que não sabe muito sobre as negociações em curso e sobre os aspetos financeiros desta situação.

“Para mim, o limite é provavelmente o final de junho. Se a temporada não terminar no final de junho, temos de analisar as possibilidades e aguardar pela nova época“, lançou o ponta-de-lança do Tottenham, equipa que está no oitavo lugar do campeonato inglês com 41 pontos em 29 jogos, menos 41 pontos que o líder destacado Liverpool.

Por causa da pandemia da covid-19, a Liga inglesa está atualmente suspensa até, pelo menos, 30 de abril, mas um novo adiamento do retomar da competição pode vir a ser em breve anunciado, de acordo com a agência noticiosa francesa AFP.

Contudo, o adiamento da realização do Campeonato da Europa de 2020, por um ano, abriu uma janela de oportunidade para a finalização dos campeonatos nacionais e das competições europeias de futebol durante o verão.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.