Há professores do Politécnico de Lisboa a trabalhar a tempo inteiro na CP

O Tribunal de Contas descobriu que existem professores do Politécnico de Lisboa que, além de darem aulas neste estabelecimento de ensino, trabalham a tempo inteiro na CP e em várias outras empresas do sector público e privado.

Segundo o Público, que avança com a notícia nesta segunda-feira, numa auditoria divulgada há poucos dias, mas que analisava o que se passava na instituição de ensino superior em 2014, foram várias as situações insólitas identificadas pelos juízes – algumas delas ainda se manteve até hoje.

Face às situações encontradas, dirigentes da instituição foram instados pelo tribunal a pedir que os professores envolvidos devolvessem o dinheiro que lhes tinha sido pago a mais, sob pena de serem multado. Ouvidos pelos juízes, os docentes defenderam ter cumprido a lei – o que a auditoria refuta.

O jornal dá o exemplo de dois professores dos Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa que integram, simultaneamente, os quadros do estabelecimento de ensino e os da CP, exercendo um funções como economista e outro como técnico licenciado.

“Estamos perante a incompatibilidade absoluta de ocupar dois lugares públicos”, apontam os juízes, considerando a prática um situação anormal.

Existem ainda cinco outros professores com vínculos contratuais permanentes a entidades privadas – a Aeroportos de Portugal, a Portugal Telecom, o banco Santander Totta, a seguradora Allianz e o Montepio Geral -, dois dois quais ocupam cargos de chefia.

Perante as situações encontradas, o Conselho Geral do Politécnico de Lisboa, citado pelo matutino, diz já ter iniciado “uma nova ação de sensibilização sobre o tema da acumulação de funções” junto das escolas que dele fazem parte.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. E só descobriram isto agora?
    Convém que vejam também, sob o ponto de vista das incompatibilidades na acumulação de trabalhos, os casos Câmaras/Finanças/Tribunais/etc… que por aí proliferam escandalosamente. Seria bom que o Provedor de Justiça interferisse.
    A resolução destas situações, para além de repor a justiça, baixaria seguramente os níveis de desemprego.

RESPONDER

Governo brasileiro deixou de aplicar grande parte das verbas públicas para combater covid-19

O Governo brasileiro deixou de executar grande parte das verbas públicas disponibilizadas para programas destinados a conter os efeitos da pandemia da covid-19, estando em causa vários milhões de reais. Segundo revelou o Folha de São …

Meghan Markle revela que passou por aborto espontâneo. "Perder um filho é uma dor quase insuportável"

Meghan Markle revelou que teve um aborto espontâneo em julho, contando a sua experiência traumática na esperança de ajudar outras pessoas. A Duquesa de Sussex descreveu o aborto num artigo de opinião publicado hoje no jornal …

FC Porto e Sporting com duelos de "primeira" na Taça, Benfica à espera

O sorteio realizado, esta quarta-feira, deu a conhecer os adversários do FC Porto e do Sporting na quarta eliminatória da Taça de Portugal. Benfica ainda aguarda o resultado da partida entre Vilafranquense e Sanjoanense. O FC …

Von der Leyen lembra Hungria e Polónia que milhões de europeus estão à espera

A presidente da Comissão Europeia deplorou, esta quarta-feira, o impasse na aprovação do Orçamento Plurianual e do Fundo de Recuperação, apontando que os líderes devem uma resposta urgente a milhões de cidadãos europeus angustiados, incluindo …

Lista da Bloomberg ordena os 50 países que respondem melhor à pandemia. Portugal fora dos 30 primeiros

O Ranking da Bloomberg avalia dez critérios que dizem respeito à forma como os países dominaram a pandemia. Portugal aparece sensivelmente a meio, melhor no acesso à saúde, pior no fator económico. A Bloomberg, grupo de …

Altice Portugal corta relações institucionais com a Anacom

A Altice Portugal anunciou, esta quarta-feira, que decidiu suspender "qualquer relacionamento institucional" com a Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom). "No atual contexto, em que toda a economia nacional e seus agentes se sentem já esclarecidos e …

Ana Gomes espera que Marcelo pare de alimentar "tabu" sobre uma recandidatura

A candidata presidencial Ana Gomes disse nesta quarta-feira esperar que o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, não continue a alimentar o "tabu" sobre uma recandidatura, "até para não se valer do cargo" …

Bloco de Esquerda vai votar contra o Orçamento do Estado

O Bloco de Esquerda vai votar contra a proposta do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), que vai ser votada, na Assembleia da República, esta quinta-feira. De acordo com o jornal Público, a decisão ainda vai …

Agência europeia de aviação prepara-se para autorizar regresso do Boeing 737 MAX

A Agência Europeia para Segurança da Aviação (EASA) manifestou hoje intenção de aprovar o regresso da aeronave Boeing 737 MAX aos céus da União Europeia (UE), mas apenas se forem cumpridos requisitos técnicos e de …

Xi Jinping dá os parabéns a Joe Biden pela vitória nas eleições

O Presidente chinês deu os parabéns pela vitória ao Presidente eleito dos Estados Unidos, esta quarta-feira, expressando esperança num espírito de cooperação entre os dois países, para que todos fiquem a ganhar. A China foi uma …