Há professores do Politécnico de Lisboa a trabalhar a tempo inteiro na CP

O Tribunal de Contas descobriu que existem professores do Politécnico de Lisboa que, além de darem aulas neste estabelecimento de ensino, trabalham a tempo inteiro na CP e em várias outras empresas do sector público e privado.

Segundo o Público, que avança com a notícia nesta segunda-feira, numa auditoria divulgada há poucos dias, mas que analisava o que se passava na instituição de ensino superior em 2014, foram várias as situações insólitas identificadas pelos juízes – algumas delas ainda se manteve até hoje.

Face às situações encontradas, dirigentes da instituição foram instados pelo tribunal a pedir que os professores envolvidos devolvessem o dinheiro que lhes tinha sido pago a mais, sob pena de serem multado. Ouvidos pelos juízes, os docentes defenderam ter cumprido a lei – o que a auditoria refuta.

O jornal dá o exemplo de dois professores dos Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa que integram, simultaneamente, os quadros do estabelecimento de ensino e os da CP, exercendo um funções como economista e outro como técnico licenciado.

“Estamos perante a incompatibilidade absoluta de ocupar dois lugares públicos”, apontam os juízes, considerando a prática um situação anormal.

Existem ainda cinco outros professores com vínculos contratuais permanentes a entidades privadas – a Aeroportos de Portugal, a Portugal Telecom, o banco Santander Totta, a seguradora Allianz e o Montepio Geral -, dois dois quais ocupam cargos de chefia.

Perante as situações encontradas, o Conselho Geral do Politécnico de Lisboa, citado pelo matutino, diz já ter iniciado “uma nova ação de sensibilização sobre o tema da acumulação de funções” junto das escolas que dele fazem parte.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Ó Edu, os cambalachos são tantos, que não dá, logo, para ver tudo.
    Temos, sim, que enaltecer o trabalho do TC.

  2. E só descobriram isto agora?
    Convém que vejam também, sob o ponto de vista das incompatibilidades na acumulação de trabalhos, os casos Câmaras/Finanças/Tribunais/etc… que por aí proliferam escandalosamente. Seria bom que o Provedor de Justiça interferisse.
    A resolução destas situações, para além de repor a justiça, baixaria seguramente os níveis de desemprego.

  3. Prof. do Politécnico de Lisboa a trabalhar a tempo inteiro na CP, não pode ser… e não fizeram GREVE ???

RESPONDER

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …