Há pelo menos 30 jornalistas desaparecidos na Síria

Al Jazeera / Flickr

-


Durante o conflito na Síria, pelo menos 30 jornalistas foram sequestrados ou desapareceram no país. Contudo, a ampla repressão contra os profissionais de comunicação não tem sido divulgada pela comunicação social para ajudar nas negociações de libertação dos capturados.

O Comité para a Protecção dos Jornalistas, que tem sede em Nova York, alega que pelo menos 30 jornalistas estão presos e 52 foram mortos desde que a guerra civil na Síria começou no início de 2011. O grupo também documentou pelo menos 24 outros casos de jornalistas que desapareceram no início deste ano, mas agora estão a salvo. Em um relatório nesta semana, os Repórteres Sem Fronteiras citou números mais altos, dizendo que pelo menos 60 “fornecedores de notícias” estão detidos e mais de 110 foram mortos.

A discrepância entre os números ocorre por causa das definições do que constitui um jornalista porque grande parte da informação e imagens da Síria não são de jornalistas profissionais tradicionais. Algumas dos sequestrados eram ativistas filiados a “escritórios da mídia local” que surgiram em todo o território da oposição.

Apenas 10 dos jornalistas atualmente capturados foram identificados publicamente por suas famílias ou empresas: quatro cidadãos franceses, dois americanos, um jordaniano, um libanês e um mauritano. Os demais desaparecidos são uma combinação de jornalistas estrangeiros e sírios, e alguns nomes não foram divulgados publicamente devido a preocupações de segurança.

MA/AE/Associated Press.

PARTILHAR

RESPONDER

Media Capital. Mário Ferreira apresenta queixa na ERC contra a Cofina

O empresário, acionista da Media Capital, entregou, esta segunda-feira, uma queixa na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) contra o grupo Cofina pelo ataque de que considera ser vítima. De acordo com Mário Ferreira, nos …

Uber vence batalha judicial e prolonga licença para operar em Londres

A Uber ganhou, esta segunda-feira, um recurso legal sobre a revogação da sua licença para operar em Londres, garantindo por enquanto a continuação da empresa num dos seus maiores mercados. De acordo com o Wall Street …

Ordenados "não podem ser cortados", diz comissário. Proposta sobre salário mínimo apresentada em outubro

O comissário europeu do Emprego e Direitos Sociais, Nicolas Schmit, reconheceu as limitações da Comissão Europeia quanto a salários, defendendo que o sistema que no qual está a trabalhar permitirá que os rendimentos aumentem na Europa. Em …

Chega quer expulsar autor de moção pela remoção de ovários a mulheres

A direção do Chega vai propor a “suspensão imediata” do militante Rui Roque que defendia a extração dos ovários numa moção de estratégia que foi rejeitada em congresso, informou esta segunda-feira o partido. Mais de uma …

Precários à espera de apoio extraordinário estão a receber multas do fisco

A Associação de Combate à Precariedade denunciou que a Autoridade Tributária (AT) está a aplicar multas de 75 euros a trabalhadores precários que ficaram sem rendimento e estão a recorrer ao novo apoio extraordinário a …

Portugal regista mais seis óbitos e 688 novos casos

Portugal contabiliza esta segunda-feira mais seis mortos relacionados com a covid-19 e 688 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da …

Novo lay-off é para "aguentar o emprego e as empresas" (mas agrava cortes dos trabalhadores)

O novo regime de lay-off anunciado pelo Governo, para apoiar as empresas com "perdas mais significativas", nomeadamente na área do turismo, visa "aguentar o emprego e as empresas", segundo o ministro da Economia, Siza Vieira, …

Jornal "The Guardian" sugere que Portugal é um país racista e compara Ventura a Bolsonaro

O jornal britânico "The Guardian" noticiou, esta segunda-feira, alguns dos mais recentes acontecimentos racistas que têm ocorrido no país, afirmando no seu título que "Portugal regista um aumento da violência racista com ascensão da extrema …

Jornal Washington Post declara apoio a Biden e quer afastar "o pior presidente dos tempos modernos"

O jornal de referência Washington Post declarou esta segunda-feira o seu apoio ao candidato democrata à presidência dos EUA, Joe Biden, para derrotar o republicano Donald Trump, que considera “o pior Presidente dos tempos modernos”. No …

Portugal não recorrerá aos empréstimos do fundo de recuperação da UE

O primeiro-ministro António Costa salientou esta terça-feira que Portugal "recorrerá integralmente" aos cerca de 15,3 mil milhões de euros em subvenções que poderá receber do fundo de recuperação europeu, mas adiantou que não utilizará a …