Há menos meio milhão de jovens em Portugal do que havia em 2001

O número de jovens em Portugal diminuiu cerca de meio milhão na última década, havendo municípios que perderam quase metade da sua população entre os 15 e 29 anos, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os indicadores do INE que traçam o perfil dos jovens em Portugal demonstram que em 302 dos 308 municípios houve uma diminuição de jovens, entre 2001 e 2011.

Apenas seis municípios registaram um aumento: Santa Cruz, na Região Autónoma da Madeira, com um crescimento de 13,9%, Montijo, Albufeira, Mafra, Ribeira Grande e Lagos (aumentos entre os 6,5% e os 2,4%).

Em algumas regiões, em especial no interior e no sul do país, o número de jovens desceu quase para metade (menos 46%).

Em março de 2011, data do último recenseamento, residiam em Portugal 1.803.391 jovens com idades entre os 15 e os 29 anos, menos 21,4% do valor registado uma década antes.

O INE sublinha que esta diminuição é “um dos indicadores do fenómeno do envelhecimento que atinge a população portuguesa e reflete a redução continuada do número de nascimentos verificada em Portugal”.

O instituto associa também este fenómeno ao aumento da emigração, lembrando que em 2012 saíram do país cerca de 26 mil jovens, que se transformaram em emigrantes permanentes, e outros 27 mil jovens emigrantes temporários.

Hoje têm mais qualificações (em 2001 apenas 8,3% dos jovens tinha um curso superior enquanto em 2001 já eram 14,9%), mas ainda existem muitas situações de abandono precoce de educação e formação: 18,9% dos jovens deixou a escola em 2013.

Apesar do aumento de qualificações, a situação económica dificulta a inserção dos jovens no mercado de trabalho, uma vez que a taxa de desemprego jovem (26,3%) é quase o dobro da taxa de desemprego total.

Entre 2011 e 2013, em média cerca de 55% dos jovens dos 15 aos 29 anos estavam no mercado de trabalho: 40,6% empregados e 14,4% desempregados.

Além de serem afetados pelo desemprego, estes jovens têm rendimentos do trabalho inferiores à média nacional.

Para o INE, estas dificuldades têm condicionado e adiado a decisão dos jovens em constituir família e sair de casa dos pais.

“Em 2011, 68,3% dos jovens residia com pelo menos um dos pais e 21,5% tinha constituído a sua própria família enquanto casal”, revela o INE.

Na caraterização dos jovens portugueses, o instituto lembra ainda que cerca de 98% dos jovens utilizam computador e internet e 80,6% conhece pelo menos uma língua estrangeira.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Sócrates saúda saída da prisão de Lula. "Sei que estás em festa, pá"

O antigo primeiro-ministro José Sócrates, acusado de corrupção, considerou que a saída da prisão de Lula da Silva representou uma "reentrada no mundo" do ex-chefe de Estado brasileiro, acontecimento em relação ao qual o PS, …

Ministra da Justiça visitou mãe que abandonou bebé no lixo

A mãe que abandonou o bebé no caixote do lixo em Lisboa está bem de saúde e a receber apoio psicológico, constatou a ministra da Justiça, que esta sexta-feira visitou a jovem na cadeia de …

Ex-embaixadora dos EUA na Ucrânia acusa Trump de intimidação

Marie Yovanovitch, antiga embaixadora dos Estados Unidos na Ucrânia, denunciou esta sexta-feira a existência de uma campanha para a descredibilizar levada a cabo por Donald Trump com ajuda de ucranianos, no inquérito para a destituição …

Subida do Salário Mínimo Nacional vai aumentar as propinas

A subida do Salário Mínimo Nacional para os 635 euros em 2020, vai ter influência em valores a pagar ou a receber, nomeadamente nas propinas mínimas do Ensino Superior público e nos tectos do Fundo …

É essencial um acordo internacional para taxar “gigantes” tecnológicos, defende Costa

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou esta sexta-feira insustentável do ponto de vista social a situação em que classes médias e pequenas empresas suportam a maior parte do esforço fiscal e defendeu um acordo …

Lisboa entre as cidades com trânsito mais caótico do mundo

Um estudo da Mister Auto - marca líder de mercado na venda de peças para automóveis - agora divulgado revelou que Lisboa está na 74.ª posição no 'ranking' das cidades mais circuláveis. Ou seja, muito …

Parlamento rejeita reforçar subsídio de doença para doentes crónicos e oncológicos

A Assembleia da República rejeitou esta sexta-feira, na generalidade, reforçar o subsídio de doença para doentes crónicos, oncológicos ou graves. Em causa estavam dois projetos de lei de Bloco de Esquerda e PCP e um projeto …

Vacas levadas pelo furacão Dorian aparecem dois meses depois

Três vacas desapareceram de uma ilha na Carolina do Norte, em setembro, na sequência do furacão Dorian. Nas últimas semanas, foram encontradas a oito quilómetros de distância. As três vacas desaparecidas de uma ilha na Carolina …

Criptomoedas são "péssima ideia" e interferem com a política monetária

O Nobel da Economia de 2007, Eric Maskin, afirmou, em entrevista à Lusa, que as criptomoedas são uma "péssima ideia", alertou que interferem com as medidas de política monetária e partilhou que tem esperança que …

PSD aponta Rio e Pinto Balsemão para Conselho de Estado. PS indica Louçã e Carlos César

PS e PS revelaram esta sexta-feira quais os nomes que vão indicar para o Conselho de Estado. O antigo governante Francisco Pinto Balsemão, o líder do PSD, Rui Rio, e o bloquista Francisco Louçã são …