Há menos meio milhão de jovens em Portugal do que havia em 2001

O número de jovens em Portugal diminuiu cerca de meio milhão na última década, havendo municípios que perderam quase metade da sua população entre os 15 e 29 anos, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os indicadores do INE que traçam o perfil dos jovens em Portugal demonstram que em 302 dos 308 municípios houve uma diminuição de jovens, entre 2001 e 2011.

Apenas seis municípios registaram um aumento: Santa Cruz, na Região Autónoma da Madeira, com um crescimento de 13,9%, Montijo, Albufeira, Mafra, Ribeira Grande e Lagos (aumentos entre os 6,5% e os 2,4%).

Em algumas regiões, em especial no interior e no sul do país, o número de jovens desceu quase para metade (menos 46%).

Em março de 2011, data do último recenseamento, residiam em Portugal 1.803.391 jovens com idades entre os 15 e os 29 anos, menos 21,4% do valor registado uma década antes.

O INE sublinha que esta diminuição é “um dos indicadores do fenómeno do envelhecimento que atinge a população portuguesa e reflete a redução continuada do número de nascimentos verificada em Portugal”.

O instituto associa também este fenómeno ao aumento da emigração, lembrando que em 2012 saíram do país cerca de 26 mil jovens, que se transformaram em emigrantes permanentes, e outros 27 mil jovens emigrantes temporários.

Hoje têm mais qualificações (em 2001 apenas 8,3% dos jovens tinha um curso superior enquanto em 2001 já eram 14,9%), mas ainda existem muitas situações de abandono precoce de educação e formação: 18,9% dos jovens deixou a escola em 2013.

Apesar do aumento de qualificações, a situação económica dificulta a inserção dos jovens no mercado de trabalho, uma vez que a taxa de desemprego jovem (26,3%) é quase o dobro da taxa de desemprego total.

Entre 2011 e 2013, em média cerca de 55% dos jovens dos 15 aos 29 anos estavam no mercado de trabalho: 40,6% empregados e 14,4% desempregados.

Além de serem afetados pelo desemprego, estes jovens têm rendimentos do trabalho inferiores à média nacional.

Para o INE, estas dificuldades têm condicionado e adiado a decisão dos jovens em constituir família e sair de casa dos pais.

“Em 2011, 68,3% dos jovens residia com pelo menos um dos pais e 21,5% tinha constituído a sua própria família enquanto casal”, revela o INE.

Na caraterização dos jovens portugueses, o instituto lembra ainda que cerca de 98% dos jovens utilizam computador e internet e 80,6% conhece pelo menos uma língua estrangeira.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Liga Portugal abre inquérito à SAD do Feirense

A Liga vai solicitar a abertura de um processo de inquérito ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), devido à ligação do detentor maioritário da SAD do Feirense a uma casa de …

Morreu John Hume, artífice da paz na Irlanda do Norte

O político da Irlanda do Norte, Prémio Nobel da Paz e artífice da reconciliação na província britânica marcada por décadas de conflito morreu, esta segunda-feira, aos 83 anos, anunciou a família. "John Hume morreu de madrugada na …

OMS admite que pode nunca vir a existir "uma panaceia" contra a covid-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou, esta segunda-feira, que talvez nunca venha a existir "uma panaceia" contra a pandemia de covid-19, apesar das investigações em curso que procuram conseguir uma vacina contra a doença. "Não …

"Lei fundamental é violada por todos os lados". Oposição venezuelana recusa-se a participar nas eleições

Os 27 partidos políticos venezuelanos que se opõem ao chavismo decidiram no domingo não concorrer às eleições legislativas agendadas para dezembro por considerá-las uma "fraude". Entre os partidos, estão aqueles com representação parlamentar, que assinaram um …

Médias dos exames nacionais subiram. Só MACS teve média negativa

As médias nos exames nacionais deste ano subiram em todas as disciplinas em relação ao ano passado, com exceção de duas provas, segundo dados oficiais divulgados esta segunda-feira. De acordo com os dados do Júri Nacional …

Mortes por covid-19 no Irão são quase o triplo dos números oficiais

O número de mortes causadas pela covid-19 no Irão pode ser quase três vezes superior aos números oficiais, o que significa que as autoridades iranianas estão a tentar esconder a gravidade da pandemia no país. Segundo …

Revelado contrato oferecido pelo Real Madrid a Lewandowski. Só faltava assinar

O diário polaco Onet Sport revelou esta domingo o contrato oferecido pelo Real Madrid a Robert Lewandowski no verão de 2014. De acordo com o jornal, Lewandowski esteve muito próximo de rumar a Madrid e …

Capturado El Marro, líder de um cartel dedicado ao tráfico de gasolina no México

Este domingo, as autoridades mexicanas capturaram José Antonio Yépez Ortiz, um dos criminosos mais procurados do país. Forças militares capturaram no domingo José Antonio Yépez, apelidado de "El Marro", líder de um poderoso cartel dedicado ao …

Editoras criticam prazo apertado para distribuir manuais escolares

Uma vez que os alunos não vão ter de devolver os manuais escolares este ano, as editoras são obrigadas a responder ao aumento da procura num "curtíssimo" período de tempo. Este ano, face à pandemia, os …

Portugal sem registo de mortes nas últimas 24 horas. Há 106 novos casos

Portugal regista, esta segunda-feira, mais 106 novos casos de infeção por covid-19 em relação a domingo e nenhuma morte, mostra o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS). Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde, …