Há mais de 3,5 milhões de pensionistas em Portugal

bacalao / photoxpress

-

O número de pensionistas em Portugal ultrapassa os 3,59 milhões, quase três milhões do regime geral e 613 mil na Caixa Geral de Aposentações (CGA), segundo documentos oficiais a que a agência Lusa teve acesso.

A Segurança Social (SS) paga 2.007.120 pensões de velhice, mais 258.448 por invalidez e 718.246 pensões de sobrevivência, que totaliza 2.938.814 pessoas no regime geral, dados atualizados até 5 de janeiro deste ano.

A CGA regista 613.896 pensões de “reforma, sobrevivência e outras”, pagas a pensionistas da administração pública, que adicionados aos do regime geral totalizam 3.597.710 utentes pagos, segundo cálculos efetuados pela Lusa com base nos documentos públicos disponíveis.

A caixa de aposentações divulga que 471.149 correspondem a pagamentos por aposentação e reforma, e 142.747 são retribuições por sobrevivência e outras, com um valor médio de pensão de 1.280,95 euros, à data de dezembro de 2013, conforme os dados mais recentes e disponíveis no site da Caixa Geral de Aposentações.

Segundo as estatísticas da Segurança Social, as mulheres estão em número superior nas reformas nacionais da SS e representam quase 1,1 milhões de pensionistas, do total de reformas pagas pelo regime geral no final de 2014, sendo uma constante desde 2001.

A SS difunde nos documentos consultados pela Lusa que em 2013 pagava pensões por velhice a 1.069.486 mulheres e 949.342 a homens (total 2.018.828), em 2012 as mulheres representavam 1.052.067 reformas e os homens 939.124 (total 1.991.191), e 1.033.280 inscritas eram mulheres contra 917.751 homens (total 1.951.031) em 2011.

Nas pensões de sobrevivência, as mulheres lideram com diferenças ainda maiores, no final do ano passado 586.132 pensionistas eram mulheres contra 132.114 homens, revelam os mapas estatísticos da SS.

Lisboa, Porto e Setúbal representam mais de um terço do total de reformas pagas ao presente pela SS, com 408.424, 304.433 e 157.386 pensionistas, respetivamente, inscreve o mapa de pensionistas por velhice por centro de processamento à data mais recente de atualização.

Os Açores, Bragança e Beja são os distritos com menos reformados remunerados, 25.870, 31.251 e 35.733 pensionistas, respetivamente, consta dos mesmos mapas.

A CGA é a responsável pela gestão do regime de segurança social dos funcionários públicos, e trabalhadores equiparados, admitidos até 31 de dezembro de 2005 em matéria de pensões de aposentação, reforma dos militares e elementos das forças e serviços de segurança, e outras pensões relacionadas com o setor público, conforme a lei 131/2012 de 25 de junho.

Os utentes da CGA são funcionários e agentes administrativos da administração pública central, local e regional, professores do ensino particular e cooperativo e trabalhadores de algumas empresas públicas e sociedades anónimas de capitais públicos, ainda de acordo com a lei consultada pela Lusa.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Francisco Rodrigues dos Santos anuncia candidatura à liderança do CDS

Francisco Rodrigues dos Santos anunciou, no Facebook, novidades para terça-feira, às 21h, num hotel do Porto. Luís Marques Mendes disse, na SIC, que será nessa altura que apresentará a sua candidatura à liderança do CDS. …

Até os dinossauros tinham piolhos

Insetos ancestrais semelhantes ao piolhos modernos parasitavam os dinossauros, alimentando-se das com suas penas, como evidenciado por um novo par de fósseis em âmbar. Por vezes, os pássaros modernos são infestados por piolhos que mastigam e …

Simeone confessa que gostava que João Félix "tivesse mais gasolina"

O treinador do Atlético de Madrid, Diego Simeone, elogiou João Félix no final da partida deste sábado contra o Osasuna, mas confessou que gostava que o internacional português "tivesse mais gasolina na fase final dos …

Ex-diretor do FBI admite que houve "negligência" na investigação da ingerência russa

O ex-diretor do FBI James Comey admitiu este domingo que “verdadeiras negligências” foram cometidas pela polícia federal no início da investigação sobre a ingerência da Rússia nas eleições presidenciais de 2016 nos Estados Unidos. Donald Trump, …

"Alcochete sempre". Equipa do Sporting vaiada à chegada aos Açores

A comitiva do Sporting foi este domingo vaiada à chegada ao hotel em Ponta Delgada, nos Açores, na véspera do jogo contra o Santa Clara. "Alcochete sempre", gritou um grupo de cerca de 30 adeptos à …

Os seus genes não são o único fator que determina o risco de Alzheimer

O desenvolvimento da doença de Alzheimer não está exclusivamente ligado à genética, sugere um artigo científico publicado recentemente. No primeiro estudo publicado sobre a doença de Alzheimer em trigémeos idênticos, os cientistas descobriram que, apesar de …

"Poções do amor" podem tornar-se na solução para uma relação eterna

Numa verdadeira fusão entre ficção e realidade, as nossas relações amorosas podem vir a ser salvas por uma "poção do amor". A solução passa por se recorrer à manipulação química do amor para tentar que …

Há uma segunda população estelar no disco espesso da Via Láctea

As estrelas que compõem o disco espesso da Via Láctea pertencem a duas populações estelares distintas, com características diferentes. Um novo estudo sobre a composição cinemática e química de uma amostra de estrelas nas proximidades do …

Igrejas evangélicas cultivam violência doméstica ao defender a supremacia dos homens sobre as mulheres

O facto de a igreja evangélica defender que o homem deve controlar a mulher apenas agrava o problema de violência doméstica, justificando os atos dos homens. Jane (nome fictício) era membro da comunidade cristã evangélica da …

A Cidade do México está a pagar aos seus polícias para que percam peso

A Polícia da Cidade do México está a levar a cabo um programa para combater o excesso de peso e a obesidade no seu efetivo através de incentivos financeiros.  Ao todo, escreve a agência AFP que …