//

Há quem diga que usar Bitcoins é pecado

1

O uso de moedas virtuais como a Bitcoin é pecado, “devido ao seu caráter especulativo”, determinou esta quarta-feira a Diyanet, organismo estatal correspondente ao Ministério da Religião da Turquia.

“Comprar e vender dinheiro virtual na sua fase atual não é compatível com a religião, porque o seu ganho e perda de valor abre-o à especulação e porque se pode utilizar facilmente para a lavagem de dinheiro e outras actividades ilícitas, ao estar longe da supervisão governamental”, aponta a Diyanet.

Segundo noticia o jornal BirGün, a classificação do uso de Bitcoin como “pecado” pela autoridade islâmica da Turquia surgiu em resposta a uma pergunta de um cidadão, que se tinha dirigido ao organismo para colocar essa dúvida.

O comunicado da Diyanet sublinha que toda a unidade monetária deve contar com uma autoridade que apoie o seu valor e que as moedas virtuais, ao carecerem de um organismo financeiro central que garanta o seu valor, “não se podem considerar dinheiro”.

O comércio electrónico e a venda de produtos através da internet são bastante populares na Turquia. Em contrapartida, embora haja sites em língua turco para a compra e venda de Bitcoin, as moedas virtuais têm uma difusão menor do que em outros países europeus.

Entretanto, indiferente ao facto de ter passado a constar na lista de pecados mortais da Turquia, a cotação da Bitcoin continua no céu.

Depois de na terça-feira o valor da criptomoeda ter ultrapassado pela primeira vez o marco histórico de valorização dos 10 000 dólares, esta quarta-feira a Bitcoin deu um enorme “salto”, de quase 1000 dólares, e a sua cotação chegou mesmo aos 11 000 dólares. Ainda antes do fim do dia, no entanto, a valorização corrigiu para os 10 450 dólares.

ZAP // EFE

1 Comment

  1. Fico surpreendido por dizerem isso, no país onde os muçulmanos podem beber bebidas alcoólicas. Adquirir uma criptomoeda não constitui nenhuma forma de “usura” , que no Alcorão se refere a jogos de azar/sorte, assim como a dinheiros com taxas/empréstimos. Prática de usura é proibida na religião, por exemplo, emprestar dinheiro a alguém cobrando uma taxa, e os ditos jogos de azar. Não acho que as criptomoedas sejam uma prática de usura ou que seja contra a religião Islâmica, embora respeite bastante o Alcorão e a bíblia sagrada.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.