Há quem diga que usar Bitcoins é pecado

O uso de moedas virtuais como a Bitcoin é pecado, “devido ao seu caráter especulativo”, determinou esta quarta-feira a Diyanet, organismo estatal correspondente ao Ministério da Religião da Turquia.

“Comprar e vender dinheiro virtual na sua fase atual não é compatível com a religião, porque o seu ganho e perda de valor abre-o à especulação e porque se pode utilizar facilmente para a lavagem de dinheiro e outras actividades ilícitas, ao estar longe da supervisão governamental”, aponta a Diyanet.

Segundo noticia o jornal BirGün, a classificação do uso de Bitcoin como “pecado” pela autoridade islâmica da Turquia surgiu em resposta a uma pergunta de um cidadão, que se tinha dirigido ao organismo para colocar essa dúvida.

O comunicado da Diyanet sublinha que toda a unidade monetária deve contar com uma autoridade que apoie o seu valor e que as moedas virtuais, ao carecerem de um organismo financeiro central que garanta o seu valor, “não se podem considerar dinheiro”.

O comércio electrónico e a venda de produtos através da internet são bastante populares na Turquia. Em contrapartida, embora haja sites em língua turco para a compra e venda de Bitcoin, as moedas virtuais têm uma difusão menor do que em outros países europeus.

Entretanto, indiferente ao facto de ter passado a constar na lista de pecados mortais da Turquia, a cotação da Bitcoin continua no céu.

Depois de na terça-feira o valor da criptomoeda ter ultrapassado pela primeira vez o marco histórico de valorização dos 10 000 dólares, esta quarta-feira a Bitcoin deu um enorme “salto”, de quase 1000 dólares, e a sua cotação chegou mesmo aos 11 000 dólares. Ainda antes do fim do dia, no entanto, a valorização corrigiu para os 10 450 dólares.

ZAP // EFE

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Fico surpreendido por dizerem isso, no país onde os muçulmanos podem beber bebidas alcoólicas. Adquirir uma criptomoeda não constitui nenhuma forma de “usura” , que no Alcorão se refere a jogos de azar/sorte, assim como a dinheiros com taxas/empréstimos. Prática de usura é proibida na religião, por exemplo, emprestar dinheiro a alguém cobrando uma taxa, e os ditos jogos de azar. Não acho que as criptomoedas sejam uma prática de usura ou que seja contra a religião Islâmica, embora respeite bastante o Alcorão e a bíblia sagrada.

RESPONDER

Paulo Rangel reeleito vice-presidente do Partido Popular Europeu

O eurodeputado do PSD foi reeleito, esta quinta-feira, vice-presidente do Partido Popular Europeu (PPE) no congresso desta formação política, que decorre desde quarta-feira em Zagreb, na Croácia. De acordo com uma nota à imprensa, Paulo Rangel …

Ex-eletricista de Picasso condenado por ter escondido 271 obras na garagem durante 40 anos

O último eletricista de Pablo Picasso, Pierre Le Guennec, e a sua mulher foram esta terça-feira condenados em última instância a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa estava, de acordo com a AFP, …

Álvaro Costa apresenta projeto inédito de streaming

  Um canal inédito de streaming totalmente português é uma das ideias que Álvaro Costa pretende ver avançar já no próximo ano. O projeto será apresentado este sábado, às 21h30, no Mar Shopping. Álvaro Costa já chegou …

Um terço das empresas ainda não revelou o seu dono

As cerca de 600 mil empresas e outras entidades sujeitas a registo comercial que operam em Portugal eram obrigadas pelo Instituto dos Registos e do Notariado a fazer o Registo Central do Beneficiário Efectivo (RCBE) …

Benfica e Porto estarão interessados na contratação de Pepê

FC Porto e SL Benfica, juntamente com outros emblemas, estarão interessados na contratação do jovem brasileiro do Grêmio, Pepê. O clube pede entre 15 e 20 milhões de euros. Aos 22 anos de idade, Pepê tem …

Diamante de 183 quilates está à venda em leilão angolano

A Sodiam, empresa pública de comercialização de diamantes angolana, lançou na quarta-feira o segundo leilão para venda de diamantes brutos, que inclui uma pedra de 183 quilates, e no qual estão já registadas mais de …

Bruxelas aprova compra de Seguradoras Unidas e AdvanceCare pela Generali

A Comissão Europeia aprovou, esta quinta-feira, a compra das portuguesas Seguradoras Unidas e AdvanceCare ao grupo norte-americano Apollo pelo grupo italiano Generali, um negócio no valor estimado de 600 milhões de euros. O Executivo comunitário adiantou, …

"Rebeldes" que saíram do Partido Conservador concorrem como independentes ou pela oposição

Vários deputados dissidentes ou expulsos do Partido Conservador estão a candidatar-se como independentes ou por partidos da oposição nas legislativas de 12 de dezembro por se oporem ao Brexit negociado pelo primeiro-ministro. O antigo procurador-geral Dominic …

CGD já está a cobrar comissões nos depósitos de instituições financeiras

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) já começou a cobrar comissões nos depósitos das instituições financeiras, de modo a tentar contornar a política monetária do Banco central Europeu. A intenção de cobrar comissões nos depósitos de …

Câmara de Oliveira de Azeméis pagou contas de concelhia do PSD, acusa Ministério Público

O Ministério Público (MP) deduziu esta quarta-feira acusação contra 68 arguidos no âmbito da operação “Ajuste Secreto”. Entre os acusados está o antigo autarca da Câmara de Oliveira de Azeméis Hermínio Loureiro, que é a …