Há 5 anos que os bancos não tinham tantos lucros

Millennium BCP

Os maiores bancos nacionais tiveram um lucro conjunto de 467,6 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano. Desde 2010 que não conseguiam resultados tão bons.

Os dados são avançados pelo Diário Económico, que salienta que BCP, Santander, BPI e CGD conseguiram lucros globais de 467,6 milhões nos primeiros seis meses de 2015. “É o melhor resultado desde o segundo semestre de 2010”, afiança a mesma fonte.

Há cinco anos, os mesmos bancos tiveram resultados positivos de 560 milhões de euros.

Para este incremento nos lucros, contribuíram os “maiores ganhos em operações financeiras”, “uma melhoria da margem financeira” e “um maior contributo da actividade internacional”, avança o Económico.

O BCP foi o Banco com mais lucros, respectivamente 240,7 milhões de euros, enquanto a CGD foi o que teve menos benefícios, concretamente 47,1 milhões de euros.

O jornal destaca ainda que a maior parte dos bancos aproveitou a evolução positiva da dívida pública portuguesa para aumentar os resultados em operações financeiras.

O BCP “praticamente triplicou estes resultados”, conseguindo mais-valias de 385,5 milhões de euros com a venda de dívida pública. A CGD conseguiu, por seu turno, uma “subida de 81,7% para 302 milhões de euros”, frisa o Económico.

De destacar também que o total de crédito dos Bancos prossegue em curva descendente, especialmente no crédito a empresas que “caiu em todos os bancos, à excepção do Santander Totta, em que aumentou 3,3% em termos homólogos”, destaca a publicação.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Digby, o cão dos bombeiros, ajudou a salvar uma mulher do suicídio

O cão Digby desempenhou um importante papel ao salvar uma mulher que estava a ponderar pôr fim à sua própria vida no Reino Unido. Digby é um cão terapeuta que ajuda as pessoas a lidar com …

Seca pode ser a "próxima pandemia e não há vacinas que a curem", alerta a ONU

A seca e a escassez de água podem afetar o planeta de forma sistémica se não forem tomadas medidas urgentes sobre a gestão da água e dos solos, alertou a Organização das Nações Unidas (ONU) …

Três portugueses morrem em desabamento de escola na Bélgica

O desabamento de uma escola em construção em Antuérpia, na Bélgica, provocou, esta sexta-feira, a morte de três portugueses. As circunstâncias em que o desabamento ocorreu ainda não são conhecidas. Fonte consular portuguesa confirmou à RTP …

António Oliveira desiste de candidatura à Câmara de Gaia

Esta sexta-feira, numa reunião de emergência, António Oliveira, candidato à Câmara de Vila Nova de Gaia, anunciou ao líder do PSD, Rui Rio, a sua desistência da corrida eleitoral. António Oliveira tinha sido a escolha de …

Elemento da comitiva olímpica portuguesa recusou vacina

Todas as outras pessoas que estarão em Tóquio, a representar Portugal, já foram vacinados contra a COVID-19. Quase todos os membros da comitiva olímpica portuguesa, que vão estar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, foram vacinados contra …

Os balões incendiários são a mais recente arma nas tensões Israel-Hamas

Durante a noite, forças israelitas voltaram a quebrar o cessar-fogo e lançaram um ataque aéreo na Faixa de Gaza em resposta a balões incendiários lançados pelo Hamas. Ativistas palestinianos lançaram dezenas de balões incendiários por cima …

Croácia 1-1 República Checa | Perisic empata e ninguém se chateia

A República Checa empatou hoje a um golo com a Croácia, em encontro da segunda jornada do Grupo D do Euro2020 de futebol, disputado em Glasgow, colocando-se em boa posição para chegar aos oitavos de …

Rio Ave não vai admitir adeptos nos jogos

Federação confirmou que o público pode voltar ao futebol mas o clube de Vila do Conde considera que a medida anunciada é injusta e tardia. Algumas competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol estão autorizadas a …

Parlamento levanta imunidade a André Ventura

O levantamento da imunidade parlamentar permite a André Ventura responder perante o Tribunal Judicial da Comarca de Braga sobre o jantar-comício nas presidenciais, que contou com mais de 170 pessoas. O Parlamento levantou, esta sexta-feira, a …

Adeptos do Parma contestam regresso do Buffon "mercenário"

Faixa exibida à porta do estádio do Parma recorda saída para a Juventus, em 2001: "Saíste como mercenário". Gianluigi Buffon está de volta ao Parma, 20 anos depois. Mas nem todos os adeptos do emblema italiano …