Há 5 anos que os bancos não tinham tantos lucros

Millennium BCP

Os maiores bancos nacionais tiveram um lucro conjunto de 467,6 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano. Desde 2010 que não conseguiam resultados tão bons.

Os dados são avançados pelo Diário Económico, que salienta que BCP, Santander, BPI e CGD conseguiram lucros globais de 467,6 milhões nos primeiros seis meses de 2015. “É o melhor resultado desde o segundo semestre de 2010”, afiança a mesma fonte.

Há cinco anos, os mesmos bancos tiveram resultados positivos de 560 milhões de euros.

Para este incremento nos lucros, contribuíram os “maiores ganhos em operações financeiras”, “uma melhoria da margem financeira” e “um maior contributo da actividade internacional”, avança o Económico.

O BCP foi o Banco com mais lucros, respectivamente 240,7 milhões de euros, enquanto a CGD foi o que teve menos benefícios, concretamente 47,1 milhões de euros.

O jornal destaca ainda que a maior parte dos bancos aproveitou a evolução positiva da dívida pública portuguesa para aumentar os resultados em operações financeiras.

O BCP “praticamente triplicou estes resultados”, conseguindo mais-valias de 385,5 milhões de euros com a venda de dívida pública. A CGD conseguiu, por seu turno, uma “subida de 81,7% para 302 milhões de euros”, frisa o Económico.

De destacar também que o total de crédito dos Bancos prossegue em curva descendente, especialmente no crédito a empresas que “caiu em todos os bancos, à excepção do Santander Totta, em que aumentou 3,3% em termos homólogos”, destaca a publicação.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.