Há 4500 anos, a primeira rainha da História reinou sobre uma das maiores civilizações de sempre

British Museu / Wikipedia

Há cerca de 4.500 anos, a Rainha Kubaba ascendeu ao trono da antiga dinastia suméria — e fez história como a primeira governante feminina de que há registo.

A ascensão ao trono da Rainha Kubaba foi um acontecimento raro na antiguidade, numa época em que as mulheres raramente detinham poder — que muitas vezes obtinham através de parentes masculinos.

No entanto, Kubaba era diferente; tornou-se rainha por direito próprio,  e não apenas como consorte de um rei.

A história de Kubaba destaca-se ainda mais quando comparada com as suas contemporâneas de outras civilizações antigas, como a do Egito, onde as governantes femininas eram mais comuns, mas surgiram bastante mais tarde.

A principal fonte de informação sobre a Rainha Kubaba é a Lista de Reis Sumérios, um registo antigo que mistura história com mito, conta o Arkeo News.

A rainha Kubaba surge referida pela primeira vez, ainda antes do seu reinado, como “a taberneira“. A cerveja desempenhava um papel importante na cultura Suméria, onde abundavam as tabernas, e estes estabelecimentos eram frequentemente geridos por mulheres.

Mas apesar da importância do papel das taberneiras na cultura suméria — talvez uma das poucas posições de poder que uma mulher independente poderia desempenhar — a Lista de Reis não revela como uma simples taberneira ascendeu ao poder e se tornou a primeira rainha da história documentada.

O seu reinado, que a Lista de Reis afirma ter durado uns impressionantes 100 anos, está envolto em mistério e lenda. Embora alguns detalhes possam ser exagerados, o seu estatuto como a única governante feminina na Lista de Reis Sumérios diz muito sobre a sua importância.

Esta lista fornece também pistas sobre o contexto cultural e religioso da época, e sugere que Kubaba viria mais tarde a ser associada a rituais religiosos — possivelmente venerada até como deusa nos séculos seguintes.

No início deste mês, uma equipa de arqueólogos turcos descobriu as ruínas de um templo dedicado à “deusa Kubaba”, junto à antiga cidade de Kastabala, também conhecida como Hieropolis pelos gregos.

A história de Kubaba, a rainha que rompeu as tradições da sua época e se tornou deusa, está cheia de lacunas e mistérios, mas a sua vida deixou marca e o seu legado perdurou durante milénios.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.