/

Há 242 mil doentes à espera de cirurgia. Para 100 mil, já passou o prazo clinicamente aceitável

Dados da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) citados esta segunda-feira pelo jornal Público dão conta que, em maio deste ano, havia 242 mil doentes em Portugal em lista de espera para cirurgias.

Destes, mais de 100 – 43% do total – já tinham ultrapassado o tempo máximo recomendado e clinicamente aceitável para a sua patologia, escreve o matutino, detalhando que 45% dos doentes estavam à espera há mais de um ano.

Os dados são de maio, o mês mais recente para o qual há número. Contudo, o aumento das listas de espera é uma tendência que se tem verificado desde fevereiro.

Em 2019, o número de pessoas em espera até tinha diminuído, mas a tendência foi interrompida. “A recuperação das listas de espera de cirurgia que se verificou em 2019 — com um aumento na ordem dos 10,4% de cirurgia programada e 27,1% na cirurgia de ambulatório — e que se mantinha crescente até fevereiro, foi bruscamente interrompida devido ao surgimento da pandemia de covid-19”, explica a ACSS.

Que garante ainda: “O SNS, através da sua rede hospitalar, está determinado a realizar o esforço necessário para cumprir o objetivo de melhorar o acesso” a cuidados de saúde.

Uma das metas previstas no Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), e para a qual foram reservados 26 milhões de euros, é a recuperação de 25% da atividade cirúrgica de doentes em lista de espera acima dos tempos recomendados.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.