Antigo primeiro-ministro supera (por pouco) o actual primeiro-ministro. Santos Silva aparece… no penúltimo lugar.
A eleição do próximo presidente da República só deve decorrer em Janeiro de 2026, mas continua-se a fazer estimativas sobre o sucessor de Marcelo Rebelo de Sousa (que não se vai candidatar novamente).
Uma nova sondagem, publicada nesta segunda-feira pelo Jornal de Negócios e pelo Correio da Manhã, coloca António Guterres no topo das preferências dos portugueses.
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas consegue 15,1% das intenções de voto, pouco mais do que António Costa: o actual primeiro-ministro fica com 14,3% das intenções.
Guterres e Costa, subiram nestas percentagens, comparando com o estudo revelado há cinco meses.
Nessa altura, em Fevereiro, quem liderava era Pedro Passos Coelho. Mas agora o antigo primeiro-ministro surge no terceiro lugar: 13,3%.
Há mais um candidato que consegue dois dígitos nas percentagens de preferências para presidente da República: André Ventura, com 11,4%.
Mais abaixo, entre sensivelmente 8% e 6%, aparecem ainda Gouveia e Melo (que chegou a liderar e tinha 10% há cinco meses), Catarina Martins e Ana Gomes.
Refira-se que nenhum destes nomes apresentou candidatura à presidência da República, até agora.
Mas um dos mais repetidos e frequentes tem sido Augusto Santos Silva. No entanto, o presidente da Assembleia da República está apenas no penúltimo lugar (1,4%), com 13 pessoas à sua frente. Só Paulo Raimundo surge atrás de Santos Silva.
No momento de rejeição, ou seja, no momento de escolher um nome no qual nunca votariam, o eleito é – de longe – André Ventura: rejeitado por 42,5% dos portugueses. António Costa fica com 18,1% neste campo.
As próximas Eleições Presidenciais podem ser a consagração do Presidente Rui Rio e uma oportunidade para levar a cabo o Projecto de Nação redigido pelo Sr.º Dr.º Alberto João Jardim, intitulado «A Tomada da Bastilha».
Ahahahahahahaahahah