Guitarra elétrica de George Harrinson vai ser leiloada em Londres

(dr) thebeatles.com

Os Beatles durante as filmagens de “Help”

A guitarra elétrica modelo Futurama que pertenceu a George Harrison, um dos integrantes dos Beatles, vai ser leiloada no próximo dia 12 na prestigiada casa Bonhams, em Londres.

O instrumento, que data de aproximadamente 1958, tem um preço estimado entre 200 e 300 mil libras (entre cerca de 226 e 338 mil euros) e será exposto ao público esta quinta-feira, antes da sua venda, noticiou na segunda-feira a agência EFE.

Trata-se da guitarra que George Harrison (1943-2001) tocava durante as lendárias digressões dos Beatles em Hamburgo e fará parte de um leilão dedicado a objetos do mundo do espetáculo.

A guitarra, que conta com uma importância histórica, será vendida com a sua capa original, que está adornada com autocolantes de Hamburgo.

Segundo lembra a casa de leilões em comunicado, o músico britânico adquiriu-a em novembro de 1959 numa loja musical da cidade de Liverpool (norte de Inglaterra), o lugar onde os Beatles nasceram.

George Harrison utilizou-a em Hamburgo durante a estadia do grupo na Alemanha em 1960 e 1961 e em vários concertos.

Em 1964, o integrante da banda ofereceu-a à Beat Instrumental Magazine para que a desse como prémio numa competição, mas o vencedor do concurso optou por um prémio monetário em vez do instrumento, que ficou na revista. A pessoa que oferece agora o instrumento musical é um familiar do antigo editor dessa publicação.

Nesse leilão também estarão à venda as letras escritas à mão originais da canção “I’m in Love” (1963) de John Lennon, com um preço que irá oscilar entre as 80 e as 120 mil libras (entre aproximadamente 90 e 135 mil euros), uma guitarra acústica de Eric Clapton e um poster de um concerto dos Beatles, com data de 21 de novembro de 1963.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Minas americanas continuam inseguras apesar de multas de mil milhões de dólares

O veredito é dado pela sistema federal que multa as empresas mineiras: nem os mais de mil milhões de dólares em multas se revelaram suficientes para desencorajar as práticas inseguras do setor. Esta foi a conclusão …

Ainda há esperança. Corais do Atlântico reproduziram-se pela primeira vez em laboratório

Este é um avanço histórico que poderia ajudar a salvar corais em todo o mundo, incluindo o ameaçado recife da Flórida, nos Estados Unidos. O Aquário da Flórida, nos Estados Unidos, conseguiu que o coral Dendrogyra …

Cientistas descobrem a melhor maneira de ensinar uma nova língua a crianças

As pessoas muitas vezes assumem que as crianças aprendem novas línguas facilmente e sem esforço, independentemente da situação em que se encontram. Mas será verdade que as crianças absorvem linguagem como esponjas? Estudos mostraram que as …

Cientistas descobrem que as mantas gostam de socializar e de fazer amigos

Embora já tenham sido consideradas criaturas solitárias, um novo estudo descobriu que as mantas formam relações sociais e escolhem parceiros sociais. De acordo com o IFLScience, uma equipa de cientistas estudou mais de 500 grupos sociais …

Planta que não se reproduzia há 60 milhões de anos no Reino Unido revivida pelas alterações climáticas

Há 60 milhões de anos que as cicas não se reproduziam no Reino Unido. Agora, com a subida das temperaturas devido às alterações climáticas, fizeram-no pela primeira vez. As cicas são plantas lenhosas muito parecidas com …

Líderes políticos e religiosos ultraconservadores reunidos secretamente em Fátima

A reunião foi promovida pela International Catholic Legislators Network (ICLN). O encontro começou na quinta e termina este domingo. Entre muitos, conta com a participação do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. Vários líderes políticos e religiosos ultraconservadores …

Rio alerta para "divórcio violento" e medo de Costa em perder votos para o BE

O líder do PSD, Rui Rio, disse este sábado que as críticas de António Costa ao Bloco de Esquerda refletem "ingratidão" e o "medo" que o Partido Socialista tem em "perder" votos para os bloquistas …

Trump diz que Boris é "o homem certo" e promete "grande acordo comercial"

Os dois líderes estiveram reunidos à margem da cimeira do G7. Trump elogiou Boris e garantiu que o acordo comercial com o Reino Unido será rápido depois do Brexit. Johnson diz que será "fantástico". O Presidente …

Uma impressora 3D construiu uma casa em apenas 12 horas

A impressora 3D S-Squared (SQ3D) construiu um protótipo básico de uma casa em cerca de 12 horas. A estrutura tem 46 metros quadrados e foi construída através de uma mistura de cimento em camadas. O trabalho …

Uma estrela supermassiva explodiu e aniquilou tudo à sua volta

Uma estrela renegada, que explodiu numa galáxia distante, forçou os astrónomos a colocar de lado décadas de investigação e a concentraram-se num novo tipo de supernova que pode aniquilar completamente a sua estrela-mãe - não …