Guerra: “sucesso importante” para a Rússia

Ministro da Defesa da Rússia / EPA

Estação a norte de Bakhmut controlada pelo Grupo Wagner. É um ponto estratégico do conflito.

As unidades mercenárias do Grupo Wagner reivindicaram hoje o controlo da estação ferroviária de Stupki, a norte de Bakhmut, o palco dos combates no leste da Ucrânia.

“O assalto e a limpeza da estação de Stupki, no subúrbio de Artyomovsk [nomenclatura russa para Bakhmut] foram concluídos. O bairro está sob controlo total dos combatentes do Wagner”, refere um comunicado da milícia da autoproclamada república popular de Donetsk publicado no sistema de mensagens Telegram e citado pela agência noticiosa Efe.

A conclusão da operação em Stupki, considerada fundamental para aceder a Bakhmut, foi anunciada pelo líder de Donetsk, o líder pró-russo Denis Pushilin, na semana passada.

“Agora eles [Wagner] libertaram o bairro Stupki. Se tivermos em conta que há lá combates por cada casa, este é um sucesso importante na fase atual”, afirmou Pushilin à televisão estatal russa.

O porta-voz do Comando Oriental das Forças Armadas Ucranianas, Sergei Cherevaty, disse, no sábado, que a situação em Bakhmut é difícil, mas que a região continua sob controlo, tendo acrescentado que as forças ucranianas vão reconstruir as suas defesas para resistir à pressão russa.

A cidade de Bakhmut, que se chamou Artemivsk ou Artyomovsk entre 1924 e 2016, fica situada no leste da Ucrânia junto ao rio Bakhmutka.

Trata-se de um ponto estratégico porque está unida por estrada com as duas maiores cidades de Donetsk: Kramatorsk e Sloviansk e que se encontram sob o controlo de Kiev.

13 mortos em Zaporijia

Pelo menos 13 pessoas morreram, incluindo um bebé de oito meses, na sequência de um ataque russo a um edifício residencial na cidade ucraniana de Zaporijia, no sul da Ucrânia, segundo o Departamento de Situações de Emergência da região.

“Dos escombros do edifício, os especialistas dos Serviços de Emergência do Estado recuperaram 13 corpos, um deles um bebé de oito meses”, disse a instituição no sistema de mensagens Telegram e citada pela agência noticiosa Efe.

As autoridades dizem ainda ter resgatado com vida 11 residentes, três gatos e um cão do edifício residencial de cinco andares que foi destruído parcialmente por um míssil russo na madrugada de 2 de março.

Os serviços municipais removeram mais de 893 toneladas de destroços e os psicólogos dos serviços de emergência prestaram assistência a cerca de 100 pessoas, incluindo residentes do edifício e familiares das vítimas.

Sete pessoas foram hospitalizadas em resultado do ataque, estando duas em estado grave, segundo o governador de Zaporijia, também citado pela Efe.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.