“Não haverá III Guerra Mundial”. Mas treino de soldados “prova a participação dos EUA na guerra”

(h) Ukrainian Presidential Press Service

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy

O embaixador russo nos Estados Unidos (EUA), Anatoly Antonov, disse terça-feira que a formação de soldados ucranianos por parte do exército norte-americano comprova que o país participou ativamente na guerra na Ucrânia.

“A decisão do departamento de defesa dos EUA de organizar um curso de formação no Forte Sill em Oklahoma é mais uma confirmação da participação de Washington no conflito ucraniano do lado dos criminosos nazis de Kiev”, declarou Anatoly Antonov numa declaração publicada pela embaixada russa e citada pelo Expresso.

Segundo o responsável, o objetivo dos EUA é “infligir tantos danos quanto possível à Rússia no campo de batalha pelas mãos dos ucranianos”.

Na terça-feira, o Departamento de Estado norte-americano anunciou que o exército ucraniano irá começar a receber formação com o sistema de defesa antiaérea Patriot.

Wagner garante ter conquistado Soledar

O chefe do grupo paramilitar russo Wagner, Yevgeny Prigojin, disse esta quarta-feira que os mercenários conquistaram Soledar, cidade próxima de Bakhmut, na região ucraniana de Donetsk.

“Unidades da Wagner assumiram o controlo de todo o território de Soledar. Continua a luta no centro da cidade, onde estão a ser travadas batalhas urbanas. O número de prisioneiros será anunciado amanhã [quinta-feira]”, disse Prigozhin no Telegram.

O fundador do Wagner garantiu que nenhuma unidade, exceto a organização paramilitar, participou no ataque a Soledar.

Horas antes, o líder da autoproclamada República Popular de Donetsk, Denis Pushilin, tinha já garantido que Soledar estava sob o controlo dos mercenários.

A mesma fonte detalhou que algumas tropas russas já assumiram posições em Soledar, enquanto outras estão a mover-se pela cidade “com bastante eficiência” enquanto realizam “uma operação de limpeza” na parte oeste da cidade.

De acordo com o Guardian, que cita um oficial dos serviços secretos de um país ocidental, o grupo de mercenários Wagner representam 25% das forças da Rússia a combater na Ucrânia.

Muitos estarão na região do Donbas, particularmente nas cidades de Soledar e Bakhmut, onde estão em curso combates duros, tal como confirmou o próprio Yevgeny Prigojin, chefe do Grupo Wagner.

Segundo o mesmo oficial, os paramilitares não têm sido eficazes no teatro de guerra, sendo que, por vezes, demoram “duas semanas a tomar uma única casa”.

“Não haverá Terceira Guerra Mundial”

O Presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy declarou esta madrugada que “não haverá Terceira Guerra Mundial”, num discurso remoto durante a cerimónia dos Globos de Ouro, que decorreu em Los Angeles, nos EUA.

“Isto não é uma trilogia”, afirmou o líder ucraniano, depois de dizer que não haverá sucessora da Primeira e Segunda Guerras Mundiais, “que mataram milhões de pessoas”.

Ele próprio um antigo ator, Zelenskyy lembrou que os Globos de Ouro foram criados em plena Segunda Guerra Mundial, com a primeira edição a premiar os melhores desempenhos em 1944, numa altura em que a guerra ainda sacudia o mundo.

“A Segunda Guerra Mundial ainda não tinha acabado, mas a maré tinha virado e todos sabiam quem ia vencer”, apontou. “Agora estamos em 2023, a guerra na Ucrânia não acabou mas a maré está a virar e já é claro quem vai vencer”, frisou.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.