Guardia Civil quis investigar Messi, mas Tribunal de Barcelona não deixou

A Guardia Civil espanhola pretendia investigar Lionel Messi por eventuais crimes de fuga ao Fisco e de branqueamento de capitais, mas o Tribunal de Instrução de Barcelona não o permitiu.

A notícia é avançada pelo jornal El Mundo que refere que, em 2013, a Unidade Central Operativa da Guardia Civil começou a investigar os jogos de solidariedade organizados pela Fundação de Lionel Messi, que ficaram conhecidos como “Messi e amigos”.

O objectivo era rastrear o dinheiro envolvido nesses jogos, nomeadamente para investigar suspeitas de fraude fiscal e de branqueamento de capitais envolvendo o futebolista, em oito países diferentes.

A ideia era perceber se o jogador do Barcelona teria recebido valores não declarados das receitas desses jogos amigáveis. Mas o pedido para esse efeito, enviado a um juiz do Tribunal de Instrução de Barcelona, foi recusado e o processo foi arquivado em 2015, avança o jornal espanhol, com base nos documentos do caso Football Leaks.

Estes jogos “Messi e amigos” ocorreram entre 2012 e 2013, sendo anunciados como eventos para angariação de verbas para fins solidários.

O El Mundo nota que a Guardia Civil não encontrou “provas de pagamentos directos a Messi”, mas que tinha indícios que exigiam mais investigação. A começar pelo facto de a fundação do jogador, a suposta organizadora dos jogos, ter recebido apenas 300 mil dólares de receita dos jogos, “nem 3% do total previsto”, refere o jornal.

Além disso, cerca de 1,5 milhões de dólares das receitas terão acabado em contas offshore em Curaçao e em Hong Kong e vários dos jogadores que participaram nos desafios terão recebido dinheiro pela participação nos jogos de solidariedade.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Outra forma de corrupção que nada tem a ver com democracia.Mau,muito mau,quando isto acontece nos tempos que correm.Isto é subestimar aqueles que se vêm obrigados a cumprir os rigores da Lei que pelo facto de não serem uns “artistas” da bola se vêm marginalizados como cidadãos de segunda.Numa EUROPA DEMOCRÁTICA ISTO NÃO PODE ACONTECER!

RESPONDER

O Bosão de Higgs foi apanhado a fazer algo inesperado

Uma equipa de cientistas do Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN) observou o Bosão de Higgs, a fazer algo inesperado: à medida que caía, esta parecia decompor-se numa combinação inesperada de partículas. De acordo com …

Feitos de estrelas. Os nossos ossos são compostos por estrelas que explodiram

Uma nova investigação concluiu que metade do cálcio do nosso Universo é oriundo de uma supernova rica em cálcio, que explodiu há milhões de anos. O novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista …

"Monarquia criminosa". Parlamento declara Catalunha republicana e não reconhece o rei

O Parlamento catalão aprovou esta sexta-feira uma resolução na qual declara que “a Catalunha é republicana e, portanto, não reconhece nem quer ter um rei”, rotulando a monarquia de “criminosa”. A resolução foi aprovada em sessão …

Novo método deteta metais tóxicos em alimentos e água em apenas algumas horas

Uma equipa de cientistas da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, desenvolveu um método sensível para detetar níveis perigosos de metais pesados em alguns alimentos e água. Os vestígios de metais como chumbo (Pb), arsénico …

Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo. O 39º aniversário …

Cientistas obrigados a rebatizar dezenas de genes humanos. A culpa é do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é mais parecida com um fogo florestal do que com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …