Guardia Civil quis investigar Messi, mas Tribunal de Barcelona não deixou

A Guardia Civil espanhola pretendia investigar Lionel Messi por eventuais crimes de fuga ao Fisco e de branqueamento de capitais, mas o Tribunal de Instrução de Barcelona não o permitiu.

A notícia é avançada pelo jornal El Mundo que refere que, em 2013, a Unidade Central Operativa da Guardia Civil começou a investigar os jogos de solidariedade organizados pela Fundação de Lionel Messi, que ficaram conhecidos como “Messi e amigos”.

O objectivo era rastrear o dinheiro envolvido nesses jogos, nomeadamente para investigar suspeitas de fraude fiscal e de branqueamento de capitais envolvendo o futebolista, em oito países diferentes.

A ideia era perceber se o jogador do Barcelona teria recebido valores não declarados das receitas desses jogos amigáveis. Mas o pedido para esse efeito, enviado a um juiz do Tribunal de Instrução de Barcelona, foi recusado e o processo foi arquivado em 2015, avança o jornal espanhol, com base nos documentos do caso Football Leaks.

Estes jogos “Messi e amigos” ocorreram entre 2012 e 2013, sendo anunciados como eventos para angariação de verbas para fins solidários.

O El Mundo nota que a Guardia Civil não encontrou “provas de pagamentos directos a Messi”, mas que tinha indícios que exigiam mais investigação. A começar pelo facto de a fundação do jogador, a suposta organizadora dos jogos, ter recebido apenas 300 mil dólares de receita dos jogos, “nem 3% do total previsto”, refere o jornal.

Além disso, cerca de 1,5 milhões de dólares das receitas terão acabado em contas offshore em Curaçao e em Hong Kong e vários dos jogadores que participaram nos desafios terão recebido dinheiro pela participação nos jogos de solidariedade.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Outra forma de corrupção que nada tem a ver com democracia.Mau,muito mau,quando isto acontece nos tempos que correm.Isto é subestimar aqueles que se vêm obrigados a cumprir os rigores da Lei que pelo facto de não serem uns “artistas” da bola se vêm marginalizados como cidadãos de segunda.Numa EUROPA DEMOCRÁTICA ISTO NÃO PODE ACONTECER!

RESPONDER

Imunidade do grupo com 70% de vacinados é ideia ultrapassada, defende investigador

O investigador Miguel Castanho afirmou esta segunda-feira que a ideia da imunidade do grupo com 70% da população vacinada contra a covid-19 está “completamente desatualizada” porque a vacina não protege contra a infeção e a …

Euro2020. Portugal já demonstrou "qualidade para ultrapassar todas as dificuldades"

O futebolista João Moutinho lembrou esta segunda-feira que Portugal já “demonstrou ter qualidade para ultrapassar todas as dificuldades” e acredita que diante da França, na derradeira jornada do Grupo F do Euro2020, o campeão europeu …

Demolição de construções ilegais em Loures regista “alguns tumultos” com moradores

A Câmara Municipal de Loures avançou esta segunda-feira com demolições de construções ilegais no bairro de Montemor, com o apoio da polícia, verificando-se “alguns tumultos”, porque os moradores se queixam da falta de soluções de …

"O São João é decisivo". Gaia negou pedidos para festejos e faz apelo à contenção

A Câmara de Vila Nova de Gaia negou os pedidos para a realização de festas de São João porque “com esta cadência” o concelho “corre o risco de voltar atrás no confinamento”, disse esta segunda-feira …

Presidente promulga diploma do Governo para acelerar execução do PRR

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto-lei que estabelece o regime excecional de execução orçamental e de simplificação de procedimentos dos projetos aprovados no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Numa nota …

Bielorrússia. Washington anuncia sanções financeiras e restrições de vistos

Os Estados Unidos impuseram esta segunda-feira novas sanções financeiras e restrições de vistos a dezenas de funcionários e entidades na Bielorrússia, em coordenação com a União Europeia, Reino Unido e Canadá. As medidas retaliatórias - que …

Uma provocação de Cristiano iniciou a reviravolta alemã

Opinião de Dietmar Hamann, depois de um toque "artístico" do capitão da seleção portuguesa, quando a Alemanha ainda perdia. Cristiano Ronaldo voltou a jogar para dar espetáculo, num momento do duelo entre Portugal e Alemanha no …

Fotografia mostra princesa Latifa em Espanha

Uma fotografia da princesa Latifa do Dubai, cuja situação preocupa a ONU depois de ter sido apanhada quando tentava fugir do emirado em 2018, foi divulgada esta segunda-feira numa rede social e descrita como tendo …

Microlino, o pequeno carro elétrico com teto dobrável, está cada vez mais perto da produção

Em desenvolvimento há mais de cinco anos, e originalmente com produção prevista para 2019, o terceiro protótipo do Microlino 2.0 da Micro Mobility Systems AG foi concluído. O terceiro protótipo do Microlino é o mais próximo …

Constitucional "absolve" (mas critica) socialista que chamou "cigana" a deputada

O Tribunal Constitucional (TC) anulou a decisão do PS de condenar o ex-eurodeputado, mas o presidente fez uma declaração de voto em que reprovou o "chocante racismo". O caso remonta a junho de 2017, quando Manuel …