Guardia Civil quis investigar Messi, mas Tribunal de Barcelona não deixou

A Guardia Civil espanhola pretendia investigar Lionel Messi por eventuais crimes de fuga ao Fisco e de branqueamento de capitais, mas o Tribunal de Instrução de Barcelona não o permitiu.

A notícia é avançada pelo jornal El Mundo que refere que, em 2013, a Unidade Central Operativa da Guardia Civil começou a investigar os jogos de solidariedade organizados pela Fundação de Lionel Messi, que ficaram conhecidos como “Messi e amigos”.

O objectivo era rastrear o dinheiro envolvido nesses jogos, nomeadamente para investigar suspeitas de fraude fiscal e de branqueamento de capitais envolvendo o futebolista, em oito países diferentes.

A ideia era perceber se o jogador do Barcelona teria recebido valores não declarados das receitas desses jogos amigáveis. Mas o pedido para esse efeito, enviado a um juiz do Tribunal de Instrução de Barcelona, foi recusado e o processo foi arquivado em 2015, avança o jornal espanhol, com base nos documentos do caso Football Leaks.

Estes jogos “Messi e amigos” ocorreram entre 2012 e 2013, sendo anunciados como eventos para angariação de verbas para fins solidários.

O El Mundo nota que a Guardia Civil não encontrou “provas de pagamentos directos a Messi”, mas que tinha indícios que exigiam mais investigação. A começar pelo facto de a fundação do jogador, a suposta organizadora dos jogos, ter recebido apenas 300 mil dólares de receita dos jogos, “nem 3% do total previsto”, refere o jornal.

Além disso, cerca de 1,5 milhões de dólares das receitas terão acabado em contas offshore em Curaçao e em Hong Kong e vários dos jogadores que participaram nos desafios terão recebido dinheiro pela participação nos jogos de solidariedade.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Outra forma de corrupção que nada tem a ver com democracia.Mau,muito mau,quando isto acontece nos tempos que correm.Isto é subestimar aqueles que se vêm obrigados a cumprir os rigores da Lei que pelo facto de não serem uns “artistas” da bola se vêm marginalizados como cidadãos de segunda.Numa EUROPA DEMOCRÁTICA ISTO NÃO PODE ACONTECER!

RESPONDER

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …