Guarda costeira italiana resgata 3.690 migrantes em apenas um dia

Vito Manzari / Wikimedia

Imigrantes norte-africanos em Lampedusa

Imigrantes norte-africanos em Lampedusa

A guarda costeira italiana anunciou este domingo de manhã ter coordenado, no sábado, o resgate de 3.690 migrantes no Mediterrâneo, ao mesmo tempo que tinham em curso novas operações a decorrer durante a manhã.

Apesar de não constituir um número recorde, este registo é um dos mais elevados nos últimos anos para um só dia.

De acordo com os dados da polícia costeira italiana, citados pela agência de notícias France-Presse (AFP), os dias mais agitados foram a 12 de abril, quando resgataram 3.791 pessoas, e a 13 de abril, quando salvaram 2.850.

Para além do resgate efetuado, a guarda costeira italiana tem outras operações em curso na manhã de hoje, não tendo, no entanto, dado pormenores mais precisos.

Segundo a AFP, cerca de 210 migrantes foram salvos no sábado pelo navio de patrulha francês Comandante Birot, enviado na semana passada para reforçar o dispositivo europeu no mar Mediterrâneo, na sequência de uma série de naufrágios, em abril, que provocaram a morte a milhares de pessoas.

Os migrantes resgatados foram encaminhados para o porto de Crotone, na Calábria (sul de Itália), onde os foram socorridos e os dois presumíveis contrabandistas entregues às autoridades.

Para além do navio patrulha francês, as operações de sábado mobilizaram vários meios italianos, entre quatro navios da guarda costeira, dois navios da marinha, dois cargueiros, dois navios da polícia aduaneira e dois rebocadores.

A marinha italiana anunciou igualmente que a sua fragata Bersagliere socorreu 778 migrantes e que o seu barco de patrulha outros 675.

Alguns dos migrantes socorridos no sábado chagaram durante a noite à ilha italiana de Lampedusa, a mais próxima da costa africana, enquanto a maior parte era esperada durante o dia de hoje, depois do meio-dia ou à noite, na Sicília ou no sul de Itália.

Todos os dias, várias centenas de imigrantes, sobretudo africanos mas também muitos sírios, chegam à costa italiana depois de terem sido socorridos pela marinha ou pela guarda costeira italianas.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Contra tudo e contra todos". Moedas fez história em Lisboa

O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, afirmou hoje ter vencido “contra tudo e contra todos”, porque “a democracia não tem dono”, agradeceu o “voto de confiança” e comprometeu-se …

Ventura admite que “vitória não foi total” ao falhar objetivo de ficar em terceiro

O líder do Chega admitiu hoje que a “vitória não foi total” nas autárquicas de domingo, ao falhar o objetivo de ser a terceira força política, mas defendeu que se “fez história” em Portugal, recusando …

Liveblog Autárquicas. Carlos Moedas ganha Lisboa

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Contra a "vigarice" das sondagens, "o PSD teve um excelente resultado"

O PSD conseguiu todos os objectivos a que se propôs nestas eleições autárquicas, segundo Rui Rio. O presidente do PSD considera que o partido teve "um excelente resultado" contra a "vigarice" das sondagens e "contra …

Medina assume derrota em Lisboa. "É uma indiscutível vitória de Carlos Moedas"

Fernando Medina acaba de assumir a derrota nas eleições autárquicas, felicitando Carlos Moedas pela vitória na Câmara de Lisboa. "É uma indiscutível vitória pessoal e política de Carlos Moedas", sublinha Medina. "Foi um privilégio servir esta …

Costa: "PS continua a ser o maior partido autárquico nacional"

António Costa canta vitória nas eleições autárquicas, apesar de ainda não se conhecerem os resultados finais de Lisboa, Sintra e Loures. Para o secretário-geral socialista, não há dúvida de que o "PS continua a ser …

O "primeiro amarelo" para Costa e o "CDS superou todos os objectivos"

"O CDS superou todos os objectivos a que se propôs nestas autárquicas". É assim que Francisco Rodrigues dos Santos, líder do CDS-PP, canta vitória, considerando que António Costa "viu o seu primeiro cartão amarelo". Na reacção …

Pegadas provam que as Américas foram povoadas milhares de anos antes do que pensávamos

Investigadores descobriram evidências da presença de humanos nas Américas: pegadas com, pelo menos, cerca de 23.000 anos. A nossa espécie começou a migrar para fora de África há cerca de 100.000 anos. Além da Antártida, as …

Jerónimo assume que CDU ficou "aquém", mas não é "determinante para a política nacional"

Jerónimo de Sousa reconhece que os resultados da CDU, nas eleições autárquicas, ficaram "aquém" dos objectivos, mas alerta que não são "determinantes para a política nacional" e rejeita a hipótese de deixar a liderança do …

Geringonça à direita... ou à esquerda? Com Moedas e Medina taco a taco, IL e Bloco entram em jogo

Freguesia a freguesia, eis como Fernando Medina e Carlos Moedas estão a disputar a eleição para a Câmara de Lisboa. As sondagens dão um empate técnico e a Iniciativa Liberal já manifestou que está disponível …