PJ / Facebook
![](https://zap.aeiou.pt/wp-content/uploads/2015/07/56f61287ec7f3fd2d4c0f2561b6c0432-783x450.jpg)
Os grupos criminosos brasileiros Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) serão responsáveis por duas mortes que ocorreram nos últimos dias, na Amadora e no Seixal, na área metropolitana de Lisboa. Terão sido “execuções” relacionadas com o tráfico de droga.
Felisberto Dias, mais conhecido por “Gnoti”, foi assassinado à porta de um ginásio da Amadora, na manhã de quarta-feira passada. As autoridades suspeitam que se tratou de um “ajuste de contas” no âmbito do tráfico de droga.
O Correio da Manhã (CM) adianta que há suspeitas de que “Gnoti” terá roubado droga que era do Primeiro Comando da Capital (PCC).
Acabou por ser assassinado por um homem que se deslocava de mota, com o capacete a esconder-lhe o rosto, e que disparou entre três a quatro tiros que foram fatais para o homem de 40 anos, atingindo-o no tronco e na cabeça.
Felisberto tinha saído recentemente da prisão, onde tinha cumprido pena por crimes sexuais, mas também teria ligações ao tráfico de droga.
O CM adianta que “Gnoti” estaria a tentar “dominar o negócio da droga” e que teria tentado vender a cocaína alegadamente roubada no Grande Porto. Como estaria a praticar preços baixos, terá causado “tensão no mundo do tráfico”, ainda segundo o mesmo jornal.
Comando Vermelho pode ter assassinado jovem de 20 anos no Seixal
Outra morte que pode estar ligada ao tráfico de droga, e a outro grupo criminoso brasileiro – o Comando Vermelho -, é a do homem que foi encontrado carbonizado num caixote do lixo, a 29 de janeiro passado, numa praia do Seixal, no distrito de Setúbal.
O homem já foi identificado como Thúlio Silva, um imigrante brasileiro de 20 anos, que pode ter sido assassinado por cinco elementos do Comando Vermelho, como apurou o CM junto das autoridades.
O jornal salienta que o Comando Vermelho terá “enviado cinco operacionais a Portugal para matar Thúlio Silva”, num crime que estará relacionado com “um ajuste de contas ligado ao tráfico”.
O jovem terá sido brutalmente espancado, e possivelmente morto, antes de o seu corpo ter sido incendiado e atirado para um caixote do lixo.
O que distingue o Primeiro Comando da Capital do Comando Vermelho?
O Primeiro Comando da Capital foi fundado em 1993, e tem a sua base de operações em São Paulo. Contudo, actualmente, tem presença em vários países pelo mundo, incluindo em Portugal.
O PCC é conhecido por ser uma das maiores organizações criminosas do Brasil, com actividades que incluem tráfico de drogas, roubos e sequestros.
Nos últimos meses, o grupo estaria a tentar investir no futebol português para lavar dinheiro.
Já o Comando Vermelho existe desde 1979, e tem uma forte presença no Rio de Janeiro. Também está envolvido no tráfico de drogas e em outras actividades criminosas, como extorsão e roubo.
Os dois grupos criminosos têm influência significativa no crime organizado no Brasil, e começam a ter também uma presença assinalável noutros países.
A nova favela do Brasil chama-se Portugal.