/

Previsão inédita. Pico da gripe chega a Portugal no Natal e Ano Novo

1

O período de maior actividade da gripe em Portugal, vai acontecer, neste ano, entre o Natal e a segunda semana de Janeiro. A previsão é do Centro de Estudos e Avaliação em Saúde (CEFAR), da Associação Nacional das Farmácias, e resulta de uma estimativa inédita.

A previsão do CEFAR resulta da análise dos dados diários da dispensa de medicamentos e produtos de saúde para infecções respiratórias que é feita pelas farmácias. Através de um software informático, é possível calcular quando vai ocorrer a fase mais severa de contágios.

O início da fase epidémica da doença ocorreu há duas semanas, prevendo-se que o pico da gripe chegue por alturas do Natal e do Ano Novo.

“Este novo instrumento tem grande valor para a Saúde Pública porque permite alertar a população para a necessidade de reforçar os comportamentos preventivos” e “dá mais tempo aos serviços de saúde para planificarem a sua resposta”, aponta o especialista da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, Nuno Rodrigues, que participou no estudo estatístico.

“As farmácias têm todos os dias mais de meio milhão de oportunidades de contribuição para a Saúde Pública, através da dispensa de medicamentos, administração de vacinas e aconselhamento à população”, aponta ainda o director do CEFAR, António Teixeira Rodrigues, vincando que “o que é novo é que esse contacto maciço com a população permite reunir dados estatísticos em Saúde de grande valor para a sociedade”.

Mais de 1,3 milhões de portugueses já se vacinaram contra a gripe, registando-se uma subida em todos os grupos em comparação com o período homólogo do ano passado, segundo dados do “Vacinómetro”, instrumento promovido pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) e pela Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF).

Já se terão vacinado 1.187.042 idosos e 179.889 cidadãos com idades entre os 60 e os 64 anos, segundo os resultados da segunda vaga do relatório que monitoriza a vacinação contra a gripe em grupos prioritários da época gripal 2019/2020.

Mais de metade (52%) dos indivíduos portadores de doença crónica já se vacinaram, o que representa um aumento de 11,3% face ao mesmo período de 2018, constituindo a subida mais significativa entre os grupos prioritários.

A época da vacinação contra a gripe arrancou no dia 15 de Outubro em Portugal, com dois milhões de vacinas disponíveis, 1,4 milhões para serem dadas gratuitamente a grupos de risco no Serviço Nacional de Saúde e cerca de 600 mil para venda em farmácias.

A DGS recomenda a vacinação aos profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados, incluindo os bombeiros, bem como a pessoas entre os 60 e os 64 anos, grávidas e alguns doentes crónicos.

Este ano, pela primeira vez, as vacinas são tetravalentes, protegendo contra quatro tipos de vírus, quando até aqui protegiam para um máximo de três. A vacina tetravalente faz aumentar a probabilidade de o conteúdo da vacina coincidir com os vírus que vão circular e há a expectativa de a vacina ser mais efectiva.

A gripe é uma doença contagiosa e que geralmente se cura de forma espontânea. As complicações, quando surgem, ocorrem sobretudo em pessoas com doenças crónicas ou com mais de 65 anos.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.