Previsão inédita. Pico da gripe chega a Portugal no Natal e Ano Novo

O período de maior actividade da gripe em Portugal, vai acontecer, neste ano, entre o Natal e a segunda semana de Janeiro. A previsão é do Centro de Estudos e Avaliação em Saúde (CEFAR), da Associação Nacional das Farmácias, e resulta de uma estimativa inédita.

A previsão do CEFAR resulta da análise dos dados diários da dispensa de medicamentos e produtos de saúde para infecções respiratórias que é feita pelas farmácias. Através de um software informático, é possível calcular quando vai ocorrer a fase mais severa de contágios.

O início da fase epidémica da doença ocorreu há duas semanas, prevendo-se que o pico da gripe chegue por alturas do Natal e do Ano Novo.

“Este novo instrumento tem grande valor para a Saúde Pública porque permite alertar a população para a necessidade de reforçar os comportamentos preventivos” e “dá mais tempo aos serviços de saúde para planificarem a sua resposta”, aponta o especialista da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, Nuno Rodrigues, que participou no estudo estatístico.

“As farmácias têm todos os dias mais de meio milhão de oportunidades de contribuição para a Saúde Pública, através da dispensa de medicamentos, administração de vacinas e aconselhamento à população”, aponta ainda o director do CEFAR, António Teixeira Rodrigues, vincando que “o que é novo é que esse contacto maciço com a população permite reunir dados estatísticos em Saúde de grande valor para a sociedade”.

Mais de 1,3 milhões de portugueses já se vacinaram contra a gripe, registando-se uma subida em todos os grupos em comparação com o período homólogo do ano passado, segundo dados do “Vacinómetro”, instrumento promovido pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) e pela Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF).

Já se terão vacinado 1.187.042 idosos e 179.889 cidadãos com idades entre os 60 e os 64 anos, segundo os resultados da segunda vaga do relatório que monitoriza a vacinação contra a gripe em grupos prioritários da época gripal 2019/2020.

Mais de metade (52%) dos indivíduos portadores de doença crónica já se vacinaram, o que representa um aumento de 11,3% face ao mesmo período de 2018, constituindo a subida mais significativa entre os grupos prioritários.

A época da vacinação contra a gripe arrancou no dia 15 de Outubro em Portugal, com dois milhões de vacinas disponíveis, 1,4 milhões para serem dadas gratuitamente a grupos de risco no Serviço Nacional de Saúde e cerca de 600 mil para venda em farmácias.

A DGS recomenda a vacinação aos profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados, incluindo os bombeiros, bem como a pessoas entre os 60 e os 64 anos, grávidas e alguns doentes crónicos.

Este ano, pela primeira vez, as vacinas são tetravalentes, protegendo contra quatro tipos de vírus, quando até aqui protegiam para um máximo de três. A vacina tetravalente faz aumentar a probabilidade de o conteúdo da vacina coincidir com os vírus que vão circular e há a expectativa de a vacina ser mais efectiva.

A gripe é uma doença contagiosa e que geralmente se cura de forma espontânea. As complicações, quando surgem, ocorrem sobretudo em pessoas com doenças crónicas ou com mais de 65 anos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Mais de metade dos jovens escolhe os mesmos empregos

Mais de metade dos adolescentes portugueses querem ter os mesmos empregos e, a nível internacional, muitos jovens escolhem carreiras que exigem qualificações académicas, mas para as quais não pretendem estudar. O maior inquérito que avalia o …

Salvador Sobral entra no filme de Will Ferrell sobre a Eurovisão

Salvador Sobral vai aparecer no filme "Eurovision" e já gravou uma cena com Will Ferrell. O vencedor da Eurovisão em 2017 vai cantar uma canção no filme da Netflix e ainda contracenar com o ator …

Para evitar a desertificação, há uma cidade a vender casas a 1 euro

A cidade de Bisaccia, em Itália, está a vender 90 imóveis por apenas um euro. O compromisso é que os compradores renovem as habitações. A cidade italiana de Bisaccia, no sul da Campânia, em Itália, está …

Daniel Podence a caminho do Wolverhampton

Daniel Podence deverá ser anunciado em breve como novo reforço dos Wolves, equipa inglesa orientada por Nuno Espírito Santo e na qual já jogam outros sete portugueses. De acordo com o jornal O Jogo, Daniel Podence …

"Quando o PS é oposição, os sindicalistas são valiosos. Quando é poder, empecilhos"

José Abraão, do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública, deixou duras críticas ao Governo por não se sentir incluído no processo das decisões políticas. Para José Abraão, o Partido Socialista não valoriza o papel dos sindicatos. …

Governo admite gratuitidade em creches para 40 mil crianças

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social confirmou, esta quarta-feira, a intenção de criar sete mil novos lugares de creches e admitiu a gratuitidade da frequência para 40 mil crianças. Ana Mendes Godinho falava hoje …

Esta semana podem "chover" iguanas congeladas na Florida

Esta semana, o Serviço Nacional de Meteorologia da Florida (NWS), nos Estados Unidos, alertou para chuva e frio - e para as iguanas que podem cair das árvores. As iguanas são répteis e têm sangue frio. …

The Strokes são a nova confirmação do NOS Alive

O NOS Alive anunciou, esta quarta-feira, que a banda norte-americana The Strokes vai atuar na edição deste ano do festival, no dia 11 de julho. Os The Strokes são a mais recentemente confirmação do NOS Alive 2020. A …

Jóias de ouro e prata cheias de plástico. Alegada fraude da Tous investigada

A justiça espanhola está a investigar uma alegada fraude com as jóias de ouro e prata da marca Tous que tem lojas em Portugal, depois da denúncia de uma Associação de Consumidores que avança que …

Bagão Félix do lado de Francisco Rodrigues dos Santos na corrida à liderança do CDS

O ex-ministro das Finanças, António Bagão Félix, está do lado do líder da Juventude Popular, Francisco Rodrigues dos Santos, na corrida à liderança do CDS-PP. Francisco Rodrigues dos Santos é um dos favoritos do congresso do …