Residências de estudantes: ninguém paga a renda em Manchester

City Suites / Flickr

Universidade de Manchester

Crise afecta a habitação (também) no Reino Unido: alunos gastam 70% do seu empréstimo na renda. Greve realizada em 2020 resultou.

“Estamos a apelar a uma greve às rendas em Janeiro!” – assim começa o apelo.

“A renda nas residências tem vindo a aumentar todos os anos e, durante uma crise relacionada com o custo de vida, muitos estudantes estão a ter dificuldades financeiras. Exigimos rendas justas para ajudar os estudantes”.

Está a acontecer na Universidade de Manchester. Os estudantes universitários acham que as rendas das residências estão demasiado altas, tendo em conta a inflação (acima dos 10% no Reino Unido).

Os empréstimos cedidos pelo Governo aos estudantes subiram em média 2,3%. Portanto, bem longe do aumento do custo de vida.

Por isso, a organização desta greve quer o cancelamento do débito directo até ao dia 19 de Janeiro, para a próxima renda não ser paga. Tem como objectivo reduzir as rendas em 30% e um reembolso de 30% da primeira prestação, paga em Outubro.

“Estamos a apelar a esta greve porque a renda em alojamentos estudantis da Universidade de Manchester aumentou nos últimos dois anos e, combinada com a inflacção atual e a crise do custo de vida, está a tornar as universidades inacessíveis para muitos estudantes”, justificou Fraser McGuire, no portal Dazed.

“Há cada vez mais alunos a lutar financeiramente, a gastar mais de 70% do seu empréstimo na renda. E em quartos muitas vezes sem as devidas condições – há relatos comuns de ratos, mofo, falta de água quente e falhas de electricidade”, continuou.

Já houve uma greve, na mesma universidade, em 2020. Na altura porque ficaram literalmente “presos” nas instalações da universidade, por causa da COVID-19: derrubaram a cerca que a direcção tinha criado, ocuparam um edifício e não pagaram a renda. Na altura, conseguiram uma redução de 30% nas rendas.

Fraser acredita na repetição do sucesso: “Acho que conseguimos fazer isso de novo porque os estudantes estão irritados e preocupados com a sua situação financeira”.

O problema do custo das rendas nas residências e das más condições dos quartos para estudantes é nacional (também) no Reino Unido. Por isso, os jovens de Manchester esperam ser inspiração para compatriotas de outras cidades.

Até meio da semana, tinham-se inscrito quase 100 estudantes.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.