/

Greta Thunberg vence Nobel Alternativo na Suécia

3

Ian Langsdon / EPA

A jovem ativista sueca Greta Thunberg, o líder indígena brasileiro Davi Kopenawa e a Hutukara Associação Yanomami, de conservação da floresta tropical da Amazónia, foram esta quarta-feira distinguidos, em Estocolmo, com o “prémio Nobel Alternativo”.

A advogada chinesa Guo Jianmei e a defensora dos direitos humanos saraui Aminatou Haidar receberam também o galardão, que assinala este ano o 40.º aniversário.

“Distinguimos quatro visionários práticos cuja liderança deu voz a milhões de pessoas na defesa de direitos inalienáveis e na luta por um futuro sustentável para todos no planeta Terra”, afirmou o diretor-executivo da Fundação Right Livelihood [modo de vida correto], ao anunciar os prémios.

“Além do prémio monetário, oferecemos aos distinguidos apoio a longo prazo e ajudaremos a proteger aqueles cujas vidas e liberdade estiverem em perigo”, sublinhou Ole von Uexkull, na conferência de imprensa de anúncio dos prémios, no Ministério dos Negócios Estrangeiros sueco.

De acordo com o júri internacional, o líder da tribo dos Yanomami em Roraima, no norte do Brasil, Davi Kopenawa, e a Hutukara Associação Yanomami foram distinguidos “pela corajosa determinação na proteção das florestas e da biodiversidade da Amazónia, das terras e da cultura dos povos indígenas”.

A jovem ativista do clima Greta Thunberg, de 16 anos, foi escolhida por ter “inspirado e ampliado as exigências políticas para uma ação climática que reflita factos científicos”.

A advogada chinesa Guo Jianmei foi distinguida pelo “trabalho pioneiro e persistente na defesa dos direitos das mulheres na China”, tendo ao longo dos anos ajudado milhares de mulheres a terem acesso à justiça.

A defensora dos direitos humanos saraui Aminatou Haidar destacou-se por “uma campanha pacífica”, ao longo de 30 anos, “apesar de detenções e tortura, em prol da justiça e da autodeterminação para o povo do Sara Ocidental”, sendo a primeira saraui a receber um “Nobel Alternativo”.

Cada um dos premiados vai receber um milhão de coroas suecas (94 mil euros), destinadas a apoiar o trabalho que desenvolvem nas suas áreas e não para uso pessoal. Num processo de nomeação aberto, o júri recebeu 142 nomeações de 59 países.

Os “Nobel Alternativo” vão ser entregues em Estocolmo, em 4 de dezembro, numa cerimónia pela primeira vez aberta ao público, para assinalar os 40 anos do prémio. Criados em 1980, estes prémios “honram e apoiam homens e mulheres que oferecem respostas práticas e exemplares aos desafios mais urgentes e atuais”.

// Lusa

3 Comments

  1. agora querem fazer crer que uma criança de 16 anos que ja anda nisto ha mais de 3 ou 4….. sabe mais que os cientistas que estudam o clima ha varios anos…..afinal o globalismo nao e uma seita ….mas e um poder paralelo que ja usa ate as crianças para propaganda….. o que seria de algum comum dos mortais, usar as crianças para sua satisfaçao e dos seus desejos de poder e dominio???? infelizmente e o que o mundo esta produzindo e os jornalistas vendidos a essa agenda globalista espalham. sera por essas e por outras que a onu ja nem se importa com a exploraçao do trabalho infantil da china , nem se importa com o negocio sexual de crianças em varios paises da asia….e pelos vistos esta a querer trazer para a europa as aberraçoes que os predadores e os marxistas trazem como dogmas. triste demais . greta e mais uma possuida ou uma explorada.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.