“Greta Thunberg é a Joacine Katar Moreira da Escandinávia”

O comentador Miguel Sousa Tavares já tinha dito que Joacine Katar Moreira é “mais pose do que substância” e agora, considera também que Greta Thunberg é, sobretudo, fogo de vistas. “Estou um bocadinho farto da Greta Thunberg, acho que ela é a Joacine Katar Moreira da Escandinávia”, salienta o jornalista.

Estas declarações foram feitas no seu habitual espaço de comentário na TVI, antes de a activista sueca de 16 anos chegar a Lisboa, depois de ter atravessado o Oceano Atlântico num catamarã amigo do ambiente para rumar à Conferência do Clima da ONU em Madrid.

Miguel Sousa Tavares entende que Greta Thunberg “cumpre o seu papel” de mobilização dos jovens para o tema sério das alterações climáticas. Mas “se ela conseguisse convencer o Bolsonaro e o Trump a preocuparem-se com estas questões, essa era a parte decisiva”, entende, sublinhando que “sem a vontade política não avançamos”.

O comentador repara que a Cimeira do Clima da ONU estava prevista para o Brasil, mas que “Bolsonaro não a quis”, apesar de o seu país enfrentar o “grave problema de desflorestação da Amazónia”.

“Se se proibir a indústria de petróleo, vão pessoas para o desemprego” e, assim, os políticos “perdem os votos”, atesta ainda, notando que, desta forma, “governam para o curto prazo”. “Convencer um decisor político a tornar-se num estadista e a pensar no longo prazo é muito difícil”, conclui Miguel Sousa Tavares.

O jornalista refere ainda que Greta Thunberg tem o mérito de conseguir “mobilizar os jovens que não são mobilizáveis para estas causas, nem são muito consequentes, pois manifestam-se e depois vão a correr para as lojas comprar os últimos gadgets electrónicos do Black Friday”.

De qualquer modo, Miguel Sousa Tavares está ciente da importância da luta da activista sueca. “Só os fanáticos é que são negacionistas, pois a acção humana contribui para as alterações climáticas”, conclui.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Ao certo temos que a Greta é uma garota muito doente não só fisicamente mas também mentalmente que está a ser manipulada pela agente alemã Luisa Leuneberg, esta ultima ao serviço de Soros.

    • Ao certo, dizes tu. Mas não apresentas quaisquer provas de que é doente, não explicas que tipo de agente é essa alemã, nem provas de que trabalha para alguém, nem se esse alguém, Soros, é um mal em si próprio.

  2. Coitado do Miguelito, uma triste figura se esforça para ser notado, apesar dos seus livrinhos. Não conseguiu ombrear com o Marcelo e até do Mendito vai levando valentes tareias. Está descansado que nunca enganaste ninguém.

  3. Pessoalmente também não gosto da Greta. Mas entre o Miguel e a Greta a escolha é mesmo difícil. Qual deles o pior? Afinal a Greta tem um discurso arrogante, narcisista, desproporcionado,… Vem dizer que lhe roubaram a infância?! Então os milhões de crianças que morreram à fome em países como Etiópia, Somália, no genocídio do Ruanda,…?!! E os muitos milhões de miúdos que ainda atualmente trabalham desde idades bem menores nas indústrias têxteis e outras nos países asiáticos?! Esta miúda tem de ser posta no sítio. Acho mesmo que andar a faltar às aulas não lhe permite ter uma correta visão do todo.
    Mas por outro lado, o Miguel Sousa Disparates, também há uns anos disse que o Ricardo Salgado era o melhor gestor bancário a nível mundial entre outras algarviadas que costuma vomitar nos seus comentários! Perante estas enormidades não sei bem quem é pior.

RESPONDER

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …

Especialistas alemães consideram que país já está a ter uma segunda vaga

Especialistas alemães consideram que o país já está a passar por uma segunda vaga de covid-19, ainda que não seja comparável à primeira. De acordo com o sindicato dos médicos Marburger Bund, o país já está …

Governo garante que julho foi o mês com mais testes à covid-19

O mês de julho registou o maior número de testes à covid-19, totalizando 431.178 rastreios e uma média diária de 13.909, revelou, esta quarta-feira, a secretária de Estado da Saúde. Na conferência de imprensa para fazer …

Imprensa chinesa acusa EUA de "abuso de poder" para roubar TikTok

Um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC) acusou esta quarta-feira os Estados Unidos (EUA) de "abusarem do seu poder" para "roubarem" o TikTok, ao forçarem a venda da aplicação de vídeos detida pela empresa …

"Poder militar supremo". Duas semanas de estado de emergência em Beirute

O Governo libanês decretou, esta quarta-feira, o estado de emergência por duas semanas em Beirute, na sequência das explosões no porto da capital. O último balanço feito pelo Governo aponta para 135 mortos. Pelo menos 135 …

43% dos restaurantes pondera avançar para insolvência

Cerca de 43% das empresas de restauração e bebidas e de 17% do alojamento turístico ponderam avançar para insolvência, informa o mais recente inquérito mensal da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP). "No …