“Greta Thunberg é a Joacine Katar Moreira da Escandinávia”

O comentador Miguel Sousa Tavares já tinha dito que Joacine Katar Moreira é “mais pose do que substância” e agora, considera também que Greta Thunberg é, sobretudo, fogo de vistas. “Estou um bocadinho farto da Greta Thunberg, acho que ela é a Joacine Katar Moreira da Escandinávia”, salienta o jornalista.

Estas declarações foram feitas no seu habitual espaço de comentário na TVI, antes de a activista sueca de 16 anos chegar a Lisboa, depois de ter atravessado o Oceano Atlântico num catamarã amigo do ambiente para rumar à Conferência do Clima da ONU em Madrid.

Miguel Sousa Tavares entende que Greta Thunberg “cumpre o seu papel” de mobilização dos jovens para o tema sério das alterações climáticas. Mas “se ela conseguisse convencer o Bolsonaro e o Trump a preocuparem-se com estas questões, essa era a parte decisiva”, entende, sublinhando que “sem a vontade política não avançamos”.

O comentador repara que a Cimeira do Clima da ONU estava prevista para o Brasil, mas que “Bolsonaro não a quis”, apesar de o seu país enfrentar o “grave problema de desflorestação da Amazónia”.

“Se se proibir a indústria de petróleo, vão pessoas para o desemprego” e, assim, os políticos “perdem os votos”, atesta ainda, notando que, desta forma, “governam para o curto prazo”. “Convencer um decisor político a tornar-se num estadista e a pensar no longo prazo é muito difícil”, conclui Miguel Sousa Tavares.

O jornalista refere ainda que Greta Thunberg tem o mérito de conseguir “mobilizar os jovens que não são mobilizáveis para estas causas, nem são muito consequentes, pois manifestam-se e depois vão a correr para as lojas comprar os últimos gadgets electrónicos do Black Friday”.

De qualquer modo, Miguel Sousa Tavares está ciente da importância da luta da activista sueca. “Só os fanáticos é que são negacionistas, pois a acção humana contribui para as alterações climáticas”, conclui.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Ao certo temos que a Greta é uma garota muito doente não só fisicamente mas também mentalmente que está a ser manipulada pela agente alemã Luisa Leuneberg, esta ultima ao serviço de Soros.

    • Ao certo, dizes tu. Mas não apresentas quaisquer provas de que é doente, não explicas que tipo de agente é essa alemã, nem provas de que trabalha para alguém, nem se esse alguém, Soros, é um mal em si próprio.

  2. Coitado do Miguelito, uma triste figura se esforça para ser notado, apesar dos seus livrinhos. Não conseguiu ombrear com o Marcelo e até do Mendito vai levando valentes tareias. Está descansado que nunca enganaste ninguém.

  3. Pessoalmente também não gosto da Greta. Mas entre o Miguel e a Greta a escolha é mesmo difícil. Qual deles o pior? Afinal a Greta tem um discurso arrogante, narcisista, desproporcionado,… Vem dizer que lhe roubaram a infância?! Então os milhões de crianças que morreram à fome em países como Etiópia, Somália, no genocídio do Ruanda,…?!! E os muitos milhões de miúdos que ainda atualmente trabalham desde idades bem menores nas indústrias têxteis e outras nos países asiáticos?! Esta miúda tem de ser posta no sítio. Acho mesmo que andar a faltar às aulas não lhe permite ter uma correta visão do todo.
    Mas por outro lado, o Miguel Sousa Disparates, também há uns anos disse que o Ricardo Salgado era o melhor gestor bancário a nível mundial entre outras algarviadas que costuma vomitar nos seus comentários! Perante estas enormidades não sei bem quem é pior.

RESPONDER

"Pandemia do medo". Crianças brincam cada vez menos e isso pode aumentar a ansiedade

A pandemia assim o obriga. Mais tempo fechadas em salas de aula e sem oportunidades para brincarem com os amigos, as crianças estão cada vez mais sedentárias e isso não é positivo para o seu …

Convívio deve ser limitado às pessoas com quem se vive, apela DGS

A diretora-geral da Saúde apelou aos portugueses, esta segunda-feira, na conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia em Portugal, para limitarem os contactos físicos às pessoas com quem vivem. "Ao conviver em presença com familiares …

"Lembranças da Lua." China prepara missão para recolher amostras do solo lunar

A China vai fazer a primeira tentativa desde os anos 70 de ir à Lua recolher rochas. A missão ficará a cargo da Chang'e 5, que será lançada esta terça-feira. A Chang'e 5 vai realizar a …

Hotéis já podem ser usados como escritórios e centros de dia

Os estabelecimentos hoteleiros, de turismo de habitação e resorts já estão autorizados a serem temporariamente usados como escritórios, showrooms e centros de dia, segundo o decreto-lei publicado em Diário da República. O diploma publicado no domingo, …

Bolsonaro critica "ataques injustificados" sobre a desflorestação da Amazónia

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, considerou durante a cimeira virtual do G20, que as críticas sobre o aumento da desflorestação são "ataques injustificados" e "demagógicos" que surgem de países "menos competitivos". “Eu apresento factos, dados …

Dois novos casos de legionella diagnosticados no Grande Porto

Mais duas pessoas foram diagnosticadas com legionella, esta segunda-feira, na região do Grande Porto, elevando para 87 o número de casos identificados desde o início do surto. Fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) …

Reformaram-se 1.649 professores este ano. É o valor mais alto desde 2013

Este ano, reformaram-se mais 1.649 professores em Portugal continental. É o valor mais alto dos últimos sete anos. De acordo com o Correio da Manhã, entre janeiro e dezembro deste ano, aposentaram-se 1.649 professores em Portugal …

Já foram assassinadas 30 mulheres este ano, metade por violência doméstica

O Observatório das Mulheres Assassinadas (OMA) contabilizou 30 mulheres assassinadas entre 1 de janeiro e o dia 15 de novembro, 16 das quais em contexto de relações de intimidade, um valor abaixo das 21 registadas …

Netanyahu terá visitado Arábia Saudita (e reunido com Mike Pompeo e o príncipe herdeiro em segredo)

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, terá viajado no domingo em segredo à Arábia Saudita para se encontrar com o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, divulgaram esta segunda-feira vários meios de comunicação de Israel. De acordo …

Arguidos no processo da queda da árvore na Madeira vão a julgamento

O Tribunal da Comarca da Madeira decidiu, esta segunda-feira, após a fase de instrução, levar a julgamento os dois arguidos no caso da queda da árvore no Funchal que, em agosto de 2017, provocou a …