O comentador Miguel Sousa Tavares já tinha dito que Joacine Katar Moreira é “mais pose do que substância” e agora, considera também que Greta Thunberg é, sobretudo, fogo de vistas. “Estou um bocadinho farto da Greta Thunberg, acho que ela é a Joacine Katar Moreira da Escandinávia”, salienta o jornalista.
Estas declarações foram feitas no seu habitual espaço de comentário na TVI, antes de a activista sueca de 16 anos chegar a Lisboa, depois de ter atravessado o Oceano Atlântico num catamarã amigo do ambiente para rumar à Conferência do Clima da ONU em Madrid.
Miguel Sousa Tavares entende que Greta Thunberg “cumpre o seu papel” de mobilização dos jovens para o tema sério das alterações climáticas. Mas “se ela conseguisse convencer o Bolsonaro e o Trump a preocuparem-se com estas questões, essa era a parte decisiva”, entende, sublinhando que “sem a vontade política não avançamos”.
O comentador repara que a Cimeira do Clima da ONU estava prevista para o Brasil, mas que “Bolsonaro não a quis”, apesar de o seu país enfrentar o “grave problema de desflorestação da Amazónia”.
“Se se proibir a indústria de petróleo, vão pessoas para o desemprego” e, assim, os políticos “perdem os votos”, atesta ainda, notando que, desta forma, “governam para o curto prazo”. “Convencer um decisor político a tornar-se num estadista e a pensar no longo prazo é muito difícil”, conclui Miguel Sousa Tavares.
O jornalista refere ainda que Greta Thunberg tem o mérito de conseguir “mobilizar os jovens que não são mobilizáveis para estas causas, nem são muito consequentes, pois manifestam-se e depois vão a correr para as lojas comprar os últimos gadgets electrónicos do Black Friday”.
De qualquer modo, Miguel Sousa Tavares está ciente da importância da luta da activista sueca. “Só os fanáticos é que são negacionistas, pois a acção humana contribui para as alterações climáticas”, conclui.
Talvez sim, mas quem é este Miguel Tavares ao pé da Greta Thunberg?
Alguém que se julga superior mas neste caso da miúda estúpida, estou plenamente de acordo
Ao certo temos que a Greta é uma garota muito doente não só fisicamente mas também mentalmente que está a ser manipulada pela agente alemã Luisa Leuneberg, esta ultima ao serviço de Soros.
Ao certo, dizes tu. Mas não apresentas quaisquer provas de que é doente, não explicas que tipo de agente é essa alemã, nem provas de que trabalha para alguém, nem se esse alguém, Soros, é um mal em si próprio.
Coitado do Miguelito, uma triste figura se esforça para ser notado, apesar dos seus livrinhos. Não conseguiu ombrear com o Marcelo e até do Mendito vai levando valentes tareias. Está descansado que nunca enganaste ninguém.
Pessoalmente também não gosto da Greta. Mas entre o Miguel e a Greta a escolha é mesmo difícil. Qual deles o pior? Afinal a Greta tem um discurso arrogante, narcisista, desproporcionado,… Vem dizer que lhe roubaram a infância?! Então os milhões de crianças que morreram à fome em países como Etiópia, Somália, no genocídio do Ruanda,…?!! E os muitos milhões de miúdos que ainda atualmente trabalham desde idades bem menores nas indústrias têxteis e outras nos países asiáticos?! Esta miúda tem de ser posta no sítio. Acho mesmo que andar a faltar às aulas não lhe permite ter uma correta visão do todo.
Mas por outro lado, o Miguel Sousa Disparates, também há uns anos disse que o Ricardo Salgado era o melhor gestor bancário a nível mundial entre outras algarviadas que costuma vomitar nos seus comentários! Perante estas enormidades não sei bem quem é pior.