“Greta Thunberg é a Joacine Katar Moreira da Escandinávia”

O comentador Miguel Sousa Tavares já tinha dito que Joacine Katar Moreira é “mais pose do que substância” e agora, considera também que Greta Thunberg é, sobretudo, fogo de vistas. “Estou um bocadinho farto da Greta Thunberg, acho que ela é a Joacine Katar Moreira da Escandinávia”, salienta o jornalista.

Estas declarações foram feitas no seu habitual espaço de comentário na TVI, antes de a activista sueca de 16 anos chegar a Lisboa, depois de ter atravessado o Oceano Atlântico num catamarã amigo do ambiente para rumar à Conferência do Clima da ONU em Madrid.

Miguel Sousa Tavares entende que Greta Thunberg “cumpre o seu papel” de mobilização dos jovens para o tema sério das alterações climáticas. Mas “se ela conseguisse convencer o Bolsonaro e o Trump a preocuparem-se com estas questões, essa era a parte decisiva”, entende, sublinhando que “sem a vontade política não avançamos”.

O comentador repara que a Cimeira do Clima da ONU estava prevista para o Brasil, mas que “Bolsonaro não a quis”, apesar de o seu país enfrentar o “grave problema de desflorestação da Amazónia”.

“Se se proibir a indústria de petróleo, vão pessoas para o desemprego” e, assim, os políticos “perdem os votos”, atesta ainda, notando que, desta forma, “governam para o curto prazo”. “Convencer um decisor político a tornar-se num estadista e a pensar no longo prazo é muito difícil”, conclui Miguel Sousa Tavares.

O jornalista refere ainda que Greta Thunberg tem o mérito de conseguir “mobilizar os jovens que não são mobilizáveis para estas causas, nem são muito consequentes, pois manifestam-se e depois vão a correr para as lojas comprar os últimos gadgets electrónicos do Black Friday”.

De qualquer modo, Miguel Sousa Tavares está ciente da importância da luta da activista sueca. “Só os fanáticos é que são negacionistas, pois a acção humana contribui para as alterações climáticas”, conclui.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Ao certo temos que a Greta é uma garota muito doente não só fisicamente mas também mentalmente que está a ser manipulada pela agente alemã Luisa Leuneberg, esta ultima ao serviço de Soros.

    • Ao certo, dizes tu. Mas não apresentas quaisquer provas de que é doente, não explicas que tipo de agente é essa alemã, nem provas de que trabalha para alguém, nem se esse alguém, Soros, é um mal em si próprio.

  2. Coitado do Miguelito, uma triste figura se esforça para ser notado, apesar dos seus livrinhos. Não conseguiu ombrear com o Marcelo e até do Mendito vai levando valentes tareias. Está descansado que nunca enganaste ninguém.

  3. Pessoalmente também não gosto da Greta. Mas entre o Miguel e a Greta a escolha é mesmo difícil. Qual deles o pior? Afinal a Greta tem um discurso arrogante, narcisista, desproporcionado,… Vem dizer que lhe roubaram a infância?! Então os milhões de crianças que morreram à fome em países como Etiópia, Somália, no genocídio do Ruanda,…?!! E os muitos milhões de miúdos que ainda atualmente trabalham desde idades bem menores nas indústrias têxteis e outras nos países asiáticos?! Esta miúda tem de ser posta no sítio. Acho mesmo que andar a faltar às aulas não lhe permite ter uma correta visão do todo.
    Mas por outro lado, o Miguel Sousa Disparates, também há uns anos disse que o Ricardo Salgado era o melhor gestor bancário a nível mundial entre outras algarviadas que costuma vomitar nos seus comentários! Perante estas enormidades não sei bem quem é pior.

RESPONDER

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …