/

Grécia, Macedónia do Norte e Turquia continuam a combater incêndios. UE envia mais apoio

Fully Handoko / EPA

A Grécia e a Turquia continuavam, esta quinta-feira, assolados por numerosos incêndios em várias regiões, agravados por uma vaga de calor sem precedentes. A União Europeia (UE) já anunciou o envio de mais apoio.

Nos dois países vizinhos, dezenas de incêndios florestais implicaram a evacuação de centenas de localidades ameaçadas pelas chamas.

Ao som dos alarmes de evacuação, os habitantes de muitas localidades do sul e leste da Turquia têm empilhado os seus poucos pertences e sido retirados por mar em embarcações dos guardas-costeiros turcos mobilizados no porto de Oren, sul do país. Outros foram conduzidos por via terrestre.

Nas proximidades, a central térmica de Milas, que armazena milhares de toneladas de carvão, tem suscitado apreensões, ao permanecer ameaçada por um fogo virulento atiçado pelo vento. Esta quinta-feira, a autoridade regional indicou que “todos os produtos químicos explosivos” foram retirados deste complexo estratégico.

Uma inspeção inicial revelou que o fogo, que se aproximou da central durante a noite, não provocou “danos sérios nas unidades principais” indicou o gabinete do Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

Do outro lado do mar Egeu, a Grécia também permanece confrontada com incêndios que os peritos relacionam sem equívoco ao aquecimento do planeta, com temperaturas que têm oscilado entre os 40 e os 50 graus.

“Se alguns ainda questionam sobre a realidade do aquecimento global, que venham ver aqui a intensidade desse fenómeno“, declarou o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, na cidade de Olímpia, no oeste do Peloponeso, e onde deflagrou um preocupante incêndio.

Os bombeiros esforçavam-se, esta quinta-feira, para proteger a zona arqueológica envolvente, onde decorreram os primeiros Jogos Olímpicos da antiguidade.

A cidade da Antiga Olímpia, habitualmente repleta de turistas nesta estação, e outras sete localidades das imediações foram evacuadas na quarta-feira.

Efetuamos um esforço titânico em diversas frentes“, declarou o ministro-adjunto grego da Proteção civil, Nikos Hardalias, citado pela agência AFP.

A capital Atenas também permanecia envolta por espessos fumos devido a um incêndio que se reativou, enquanto era determinado um inquérito para detetar a sua origem.

A 200 quilómetros da capital, um outro fogo incontrolado continua a consumir floresta e vegetação na ilha de Eubeia, onde diversas povoações e um mosteiro estavam cercados pelas chamas, e já com as populações retiradas para locais mais seguros.

Pelo menos oito pessoas morreram e dezenas foram hospitalizadas nos incêndios que têm flagelado o sul da Turquia. Na Grécia, apenas têm sido registados feridos ligeiros.

Nas últimas 24 horas, mais de 110 incêndios assolaram as florestas da Grécia e 180 na Turquia desde o final de julho.

Segundo o Copernicus, o Observatório da Terra da UE, o mês de julho foi o segundo mais quente jamais registado na Europa.

“Estamos numa fase de desregulação climática absoluta“, lamentou esta semana o vice-ministro da Proteção civil, Nikos Hardalias. Nesta situação, “já não falamos de alteração climática, mas de ameaça climática”, acrescentou o membro do Governo conservador grego.

Por sua vez, o ministro turco da Agricultura, Bekir Pakdemirli, optou por alertar para uma situação “de guerra”.

Nos dois países, as autoridades locais têm enfrentado a pressão das populações locais, que consideram insuficientes os meios de combate aos incêndios.

“Apelamos às autoridades para reforçarem as forças aéreas e terrestres para que não se ponha em risco vidas humanas”, declarou o responsável municipal de Limni, na ilha de Eubeia.

Na Turquia, a opinião pública criticou o Presidente Erdogan por não ter mantido a frota de aviões cisterna e por ter prolongado a aceitação de ajuda internacional.

Erdogan acusou por sua vez a oposição de tentar extrair um benefício político da situação. “Os fogos florestais são uma ameaça internacional semelhante à pandemia de covid-19“, argumentou.

No sul da Turquia, a minoria curda também tem sido alvo de uma série de ataques racistas, alimentados pelos rumores sobre o seu envolvimento nos incêndios, sugeridos pelo próprio Erdogan. O Partido Democrático dos Povos (HDP, um partido de esquerda pró-curdo), está inclusive ameaçado de ilegalização.

Perante a prevalência dos fogos, a Comissão Europeia anunciou, esta quinta-feira, que a Suécia, França, Áustria e Bulgária vão aumentar o apoio da UE para ajudar a extinguir os fogos na Grécia e ainda da vizinha Macedónia do Norte.

A UE está a enviar meios de extinção de incêndios adicionais para a Grécia e Macedónia do Norte para apoiar a resposta local”, indicou no Twitter o comissário europeu da Gestão de Crises, Janez Lenarcic.

Na quarta-feira, Bruxelas anunciou que aviões de Chipre estavam a prestar apoio à Grécia, para além de uma equipa de bombeiros. Indicou igualmente que a Eslovénia iria enviar uma equipa de 45 bombeiros para a Macedónia do Norte.

O Mecanismo de proteção civil da UE está destinado a reforçar a cooperação entre os Estados-membros da União e outros seis países participantes, no âmbito da proteção civil com o objetivo de melhorar a prevenção, preparação e resposta perante catástrofes.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.