Grécia deverá ter eleições antecipadas no Outono

Alexandros Vlachos / EPA

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, cumprimenta a presidente do Parlamento, Zoi Konstantopoulou, que votou contra o acordo com os credores

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, cumprimenta a presidente do Parlamento, Zoi Konstantopoulou, que votou contra o acordo com os credores

A Grécia vai provavelmente realizar eleições legislativas antecipadas no outono, afirmou esta quarta-feira uma porta-voz do Governo grego, depois da perda da maioria parlamentar pelo executivo de Alexis Tsipras.

“É provável que haja eleições no outono”, disse Olga Gerovasili à rádio Vima FM, acrescentando que “isso dependerá da estabilidade do Governo nos próximos tempos”.

Alexis Tsipras afirmou na semana passada que está preparado para eleições legislativas antecipadas para recuperar a maioria, seis meses depois das eleições que o levaram ao poder, em janeiro passado.

O primeiro-ministro grego, líder da coligação entre o seu partido Syriza (149 deputados) e o nacionalista Anel (13), perdeu a maioria depois de em junho ter aceitado um terceiro empréstimo internacional ao país que vai obrigar à imposição de novas medidas de austeridade.

Nas duas votações realizadas em julho no parlamento grego sobre as primeiras reformas exigidas pelos credores, mais de 30 deputados do Syriza votaram contra, o que pode voltar a acontecer quando o acordo global, ainda em negociação, for apresentado ao plenário.

Quando admitiu eleições antecipadas, Tsipras sublinhou contudo que a sua prioridade é concluir o acordo com os credores da Grécia para um terceiro empréstimo que deverá ascender a 80 mil milhões de euros.

“Estamos confiantes no facto de que estamos muito próximos de um texto final”, disse hoje a porta-voz.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse também esta quarta-feira acreditar na possibilidade de fechar o acordo ainda este mês, “de preferência antes de 20 de agosto”, data em que Atenas tem de pagar 3,4 mil milhões de euros ao Banco Central Europeu (BCE).

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Dymka, a gata que perdeu as patas e recebeu próteses de titânio impressas em 3D

Dymka, uma gata russa, ganhou um novo estímulo na sua vida depois de um grupo de veterinários realizar uma cirurgia para substituir as suas patas por próteses feitas de titânio impressas em 3D. A universidade revelou …

Hélder Amaral: "O meu partido de sempre está a morrer"

Em declarações ao semanário Expresso, o antigo deputado do CDS-PP, Hélder Amaral, diz-se desiludido com o seu partido. O ex-deputado centrista Hélder Amaral, que foi também presidente da distrital de Viseu, não está feliz com o …

EDP antecipa pagamento a mais de mil fornecedores em Portugal e Espanha

A EDP vai antecipar o pagamento a mais de mil fornecedores, uma iniciativa que, à semelhança do que já aconteceu no último ano, irá manter-se para todos os pagamentos a fornecedores ao longo do primeiro …

Há centenas de pessoas em busca de tesouros que não existem na Índia (e a culpa é de um boato)

Moradores de pelo menos três vilas no distrito de Rajgarh, no estado indiano de Madhya Pradesh (MP), passaram a última semana à procura de um tesouro antigo que provavemente não existe. Centenas de aldeões estão a …

João Ferreira diz que Marcelo deixou jovens em situação de "vulnerabilidade" (e elogia lay-off a 100%)

João Ferreira criticou este sábado o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa por deixar os jovens em situação de "vulnerabilidade". O candidato presidencial João Ferreira afirmou, este sábado, que o Presidente da República, Marcelo …

Marisa Matias critica que apenas 1% do orçamentado seja gasto com cuidadores informais

Marisa Matias, candidata presidencial apoiada pelo Bloco de Esquerda, criticou este sábado que apenas tenha sido executado 1% da verba prevista no Orçamento do Estado para 2020 para os projetos-piloto dos cuidadores informais. Os atrasos e …

Ana Gomes considera "elucidativo" que Sócrates a ataque e elogie Marcelo

Ana Gomes, candidata às eleições presidenciais, considerou “elucidativo” que o antigo primeiro-ministro José Sócrates a tenha atacado e elogiado Marcelo Rebelo de Sousa. Questionada pelos jornalistas sobre o artigo de José Sócrates divulgado na sexta-feira, em …

Só pela profissão, professores "não são grupo de risco"

Graça Freitas reconheceu a importância dos professores "para o funcionamento do país", mas rejeitou considerá-los um grupo de risco esta sexta-feira. Os professores não são considerados um grupo de risco que deva ser integrado entre as …

João Leão infetado com covid-19

João Leão, ministro das Finanças, testou positivo à covid-19. O governante encontra-se assintomático e em confinamento domiciliário. O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à covid-19. A informação foi adiantada este sábado …

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …