Gravuras pré-históricas da mesma época das pinturas de Lascaux descobertas em França

Denis Gliksman / INRAP

Uma equipa de arqueólogos anunciou esta quinta-feira a descoberta de pequenas placas de pedra calcária nas quais foram gravados perfis de cavalos e uma vulva, com mais de 18.000 anos de idade, num sítio arqueológico no sudeste de França.

Investigadores do Instituto Nacional de Pesquisas Arqueológicas Preventivas (INRAP) anunciaram ter descoberto em Bellegarde, na região de Nimes, no sudeste de França, gravuras pré-históricas da mesma época das pinturas de Lascaux.

Segundo a agência AFP, a idade dos objetos encontrados é estimada em 16 a 20 mil anos — o que situa a sua origem num período semelhante ao da arte rupestre da famosa caverna. Mas, segundo os especialistas, há registos de presença humana no local até ao século XVI.

O sítio arqueológico de Bellegarde, ligeiramente elevado, terá provavelmente sido ponto de paragem de populações nómadas, por ter uma nascente e oferecer uma boa visão das manadas de cavalos selvagens que cruzavam a planície.

Após 11 meses de escavações, os arqueólogos descobriram em 2016 mais de 100 mil ferramentas e armas de sílex, ossos de animais e conchas usadas como enfeites — alguns dos quais datados do início do período Magdaleniano, uma das culturas mais tardias do Paleolítico Superior na Europa, há mais de 22 mil anos.

Mas o momento mais emocionante ocorreu quando, ao limpar os objetos, os investigadores descobriram dois pequenos fragmentos de pedra calcária com perfis de cavalos, nos quais se distinguem claramente os olhos, a crina e o focinho.

Essas gravuras “são das obras mais antigas conhecidas desta cultura paleolítica, assim como as pinturas e gravuras rupestres da caverna de Lascaux”, afirmou à AFP Vincent Mourre, um dos arqueólogos responsáveis pelas escavações.

Num fragmento mais recente, os arqueólogos identificaram uma gravura que pode ser interpretada como uma vulva enquadrada pela parte superior das pernas, assim como “incisões finas, difíceis de interpretar”, numa placa de cerca de 50 cm.

As famosas pinturas rupestres das cavernas de Lascaux, no sudoeste de França, foram descobertas em 1940 por um grupo de adolescentes.

A disposição das cavernas, cujas paredes estão pintadas com bovídeos, cavalos, cervos, cabras selvagens e felinos, entre outros animais, permite pensar que se trata de um santuário ancestral.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.