A gravidez reduz a massa cinzenta e altera o cérebro das mulheres

Um novo estudo revela que estar grávida cria alterações no cérebro de uma mulher, com uma perda significativa de massa cinzenta, que pode realmente ajudar as mães a cuidar dos seus novos bebés.

Os cientistas realizaram exames de ressonância magnética a mulheres voluntárias que nunca tinham estado grávidas, mas a maioria esperava engravidar num futuro próximo e as restantes não estavam a planear uma gravidez.

Depois, os especialistas esperaram 15 meses para analisar possíveis alterações nos cérebros das voluntárias que, nessa altura, já tinham sido mães.

Os resultados das ressonâncias magnéticas revelam que os cérebros das mães tinham diminuído, mas não se observaram quaisquer alterações nos cérebros das mulheres que não tinham dado à luz nos meses analisados.

Segundo o estudo publicado na Nature, algumas dessas alterações duraram pelo menos dois anos, mas não prejudicaram a memória nem outros processos mentais – serviram, basicamente, para adaptar a mãe às necessidades fisiológicas da criança.

“Estas mudanças podem refletir, pelo menos em parte, um mecanismo de poda sináptica, onde as sinapses fracas são eliminadas dando lugar às mais eficientes e especializadas“, afirma a psicóloga Elseline Hoekzema, citada pelo Science Alert.

“A perda de volume da matéria cinzenta não representa necessariamente uma coisa má, pode representar um processo benéfico de amadurecimento”, destacou a psicóloga.

Quando se trata de mães pela primeira vez, os especialistas sugerem que a mudança pode ser um mecanismo evolutivo em resposta à adaptação às necessidades emocionais de um recém-nascido.

O estudo analisou as mulheres durante um período de até dois anos depois da gravidez, por isso ainda não é clara a duração dessas mudanças cerebrais.

Os cientistas também realizaram o mesmo teste em homens, mas os cérebros dos pais recentes não mostraram sinais de alterações relacionadas com a paternidade.

BZR, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Esperamos que todas as dúvidas fiquem esclarecidas e que o assunto fique por aqui antes que algum dos partidos de esquerda por cá venha a propor na AR a proibição total das mulheres puderem vir a engravidar.

RESPONDER

Simeone reitera confiança em João Félix. "Acreditamos totalmente nele"

O técnico do Atlético de Madrid, Diego Simeone, voltou a falar de João Félix esta sexta-feira, reiterando toda a confiança no avançado de 20 anos. "A Supertaça foi mais um passo de experiência para um rapaz …

Ensino Superior com mais concursos para professores em 2019

As instituições de Ensino Superior abriram, em 2019, mais 948 concursos para a carreira docente do que em 2018, anunciou, esta quinta-feira, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. De acordo com uma nota do …

Paulo Gonçalves. Seguradoras atrasam autópsia e trasladação do corpo para Portugal

Paulo Gonçalves faleceu no domingo, aos 40 anos, na sequência de uma queda sofrida ao quilómetro 273 da sétima de 12 etapas do Rali Dakar. Exigências das seguradoras quanto a despistes toxicológicos ao corpo de Paulo …

Estivadores vão fazer greve em Setúbal e ameaçam fazer o mesmo em Lisboa

O Sindicato dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) revelou esta sexta-feira que vai entregar já na segunda-feira um pré-aviso de greve no Porto de Setúbal e ameaça fazer o mesmo no Porto de Lisboa. “Os trabalhadores …

Segundo maior diamante transforma-se em joias Louis Vuitton

Depois de cortado e polido, o segundo maior diamante da história será transformado numa coleção de joias da Louis Vuitton. A Lucara Diamond encontrou o diamante Sewelo, de 1.758 quilates, na sua mina do Botswana, no …

Filho do presidente da Câmara de Pedrógão Grande "sem memória" no caso da reconstrução de casas

O adjunto do presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Telmo Alves, que também é filho do autarca, disse em Tribunal que desconhece o processo de reconstrução das casas ardidas no incêndio no concelho, em 2017, …

Joacine não está inscrita no congresso do Livre

De acordo com o semanário Expresso, a deputada única do Livre não se inscreveu na reunião magna do partido, que se realiza este fim de semana, em Lisboa. A deputada do Livre, Joacine Katar Moreira, e …

"Há condições para avançar" com o alargamento da ADSE

"Há condições para avançar" com o alargamento da ADSE aos contratos individuais do Estado e aos precários regularizados no PREVPAP, disse Alexandra Leitão, esta sexta-feira, no Parlamento. A ministra da Modernização do Estado e da Administração …

Países "lutam" por fundos europeus para neutralizar emissões de carbono

Um novo fundo de 100 mil milhões destinado a neutralizar as emissões de dióxido de carbono na Europa até 2050 está em disputa por vários países. A Comissão Europeia quer implementar um fundo de 100 mil …

Tribunal japonês suspende atividade de reator nuclear que tinha recebido luz verde

Um tribunal no Japão ordenou esta sexta-feira que o reator nuclear da central de Ikata (oeste do país) pare por razões de segurança, numa decisão que revoga uma anterior que deu luz verde ao seu …