A gravidez reduz a massa cinzenta e altera o cérebro das mulheres

Um novo estudo revela que estar grávida cria alterações no cérebro de uma mulher, com uma perda significativa de massa cinzenta, que pode realmente ajudar as mães a cuidar dos seus novos bebés.

Os cientistas realizaram exames de ressonância magnética a mulheres voluntárias que nunca tinham estado grávidas, mas a maioria esperava engravidar num futuro próximo e as restantes não estavam a planear uma gravidez.

Depois, os especialistas esperaram 15 meses para analisar possíveis alterações nos cérebros das voluntárias que, nessa altura, já tinham sido mães.

Os resultados das ressonâncias magnéticas revelam que os cérebros das mães tinham diminuído, mas não se observaram quaisquer alterações nos cérebros das mulheres que não tinham dado à luz nos meses analisados.

Segundo o estudo publicado na Nature, algumas dessas alterações duraram pelo menos dois anos, mas não prejudicaram a memória nem outros processos mentais – serviram, basicamente, para adaptar a mãe às necessidades fisiológicas da criança.

“Estas mudanças podem refletir, pelo menos em parte, um mecanismo de poda sináptica, onde as sinapses fracas são eliminadas dando lugar às mais eficientes e especializadas“, afirma a psicóloga Elseline Hoekzema, citada pelo Science Alert.

“A perda de volume da matéria cinzenta não representa necessariamente uma coisa má, pode representar um processo benéfico de amadurecimento”, destacou a psicóloga.

Quando se trata de mães pela primeira vez, os especialistas sugerem que a mudança pode ser um mecanismo evolutivo em resposta à adaptação às necessidades emocionais de um recém-nascido.

O estudo analisou as mulheres durante um período de até dois anos depois da gravidez, por isso ainda não é clara a duração dessas mudanças cerebrais.

Os cientistas também realizaram o mesmo teste em homens, mas os cérebros dos pais recentes não mostraram sinais de alterações relacionadas com a paternidade.

BZR, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Esperamos que todas as dúvidas fiquem esclarecidas e que o assunto fique por aqui antes que algum dos partidos de esquerda por cá venha a propor na AR a proibição total das mulheres puderem vir a engravidar.

RESPONDER

De portas abertas para quem precisa. Frigoríficos solidários crescem em Paris

A Cantina do 18.º bairro parisiense foi o primeiro espaço deste projeto solidário, inaugurado há dois anos. Atualmente existem 38 restaurantes em França que acolhem os frigoríficos solidários. Em dois anos, o projeto dos frigoríficos solidários …

Imigrante do Bangladesh em Itália encontra e devolve carteira com 2 mil euros

Mossan Rasal, um bangladeshiano de 23 anos que vive em Roma, encontrou na rua uma carteira com dois mil euros, documentos de identificação, cartões de crédito, carta de condução. Em vez de retirar o dinheiro e …

Austrália conclui que China foi responsável por ciberataque ao parlamento

A agência de inteligência cibernética da Austrália (ASD) concluiu que a China foi a responsável por um ataque informático, no início deste ano, contra o parlamento nacional. Os serviços de inteligência australianos (Australian Signals Directorate) concluíram …

"A bola apenas bateu no peito". VAR admite erro no penálti do Portimonense-FC Porto

O vídeo-arbitro do encontro entre Portimonense e FC Porto, Vasco Santos, admitiu esta quarta-feira que não existiu razão para assinalar grande penalidade a favor do clube portista. "No momento em que o árbitro apita fiquei com …

Na Índia, usar cigarros eletrónicos já pode dar prisão

O Governo indiano anunciou esta quinta-feira a proibição de cigarros eletrónicos no país, de 1,3 mil milhões de pessoas, numa ação que pretende ser a favor da saúde e contra os vícios. "A decisão foi tomada …

Iñaki Urdangarín pode sair da prisão dois dias por semana

Detido na cadeia de Brieva, Ávila, há 15 meses, Iñaki Urdangarín, cunhado do rei de Espanha, soube esta terça-feira que poderá sair da prisão duas vezes por semana para fazer voluntariado numa instituição que ajuda …

Criança com anemia aplástica grave submetida a transplante inédito em Portugal

Um menino de quatro anos com anemia aplástica grave foi submetido a um transplante com células estaminais de sangue do próprio cordão umbilical, um tratamento inédito em Portugal realizado no Instituto Português de Oncologia (IPO) …

Renováveis baixaram fatura da luz em 2,4 mil milhões na última década

A produção de eletricidade a partir de fontes renováveis permitiu ao sistema elétrico português acumular uma poupança de 2,4 mil milhões de euros ao longo dos últimos 10 anos. Esta é a principal conclusão de um …

Constitucional chumba barrigas de aluguer pela segunda vez

O Tribunal Constitucional chumbou, esta quarta-feira, pela segunda vez, o diploma do Parlamento sobre gestação de substituição, depois de um chumbo no ano passado. O BE apresentou uma proposta em que se previa "que a gestante …

Furacão Humberto ganha força a caminho das Bermudas

O furacão Humberto aumentou de intensidade nas últimas horas e atingiu a categoria 3 a caminho das Bermudas, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) nesta quarta-feira. O terceiro furacão da temporada no Atlântico, …