A gravidez reduz a massa cinzenta e altera o cérebro das mulheres

Um novo estudo revela que estar grávida cria alterações no cérebro de uma mulher, com uma perda significativa de massa cinzenta, que pode realmente ajudar as mães a cuidar dos seus novos bebés.

Os cientistas realizaram exames de ressonância magnética a mulheres voluntárias que nunca tinham estado grávidas, mas a maioria esperava engravidar num futuro próximo e as restantes não estavam a planear uma gravidez.

Depois, os especialistas esperaram 15 meses para analisar possíveis alterações nos cérebros das voluntárias que, nessa altura, já tinham sido mães.

Os resultados das ressonâncias magnéticas revelam que os cérebros das mães tinham diminuído, mas não se observaram quaisquer alterações nos cérebros das mulheres que não tinham dado à luz nos meses analisados.

Segundo o estudo publicado na Nature, algumas dessas alterações duraram pelo menos dois anos, mas não prejudicaram a memória nem outros processos mentais – serviram, basicamente, para adaptar a mãe às necessidades fisiológicas da criança.

“Estas mudanças podem refletir, pelo menos em parte, um mecanismo de poda sináptica, onde as sinapses fracas são eliminadas dando lugar às mais eficientes e especializadas“, afirma a psicóloga Elseline Hoekzema, citada pelo Science Alert.

“A perda de volume da matéria cinzenta não representa necessariamente uma coisa má, pode representar um processo benéfico de amadurecimento”, destacou a psicóloga.

Quando se trata de mães pela primeira vez, os especialistas sugerem que a mudança pode ser um mecanismo evolutivo em resposta à adaptação às necessidades emocionais de um recém-nascido.

O estudo analisou as mulheres durante um período de até dois anos depois da gravidez, por isso ainda não é clara a duração dessas mudanças cerebrais.

Os cientistas também realizaram o mesmo teste em homens, mas os cérebros dos pais recentes não mostraram sinais de alterações relacionadas com a paternidade.

BZR, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Esperamos que todas as dúvidas fiquem esclarecidas e que o assunto fique por aqui antes que algum dos partidos de esquerda por cá venha a propor na AR a proibição total das mulheres puderem vir a engravidar.

RESPONDER

Apareceu um terceiro monólito metálico. Agora, foi numa montanha da Califórnia

Um monólito metálico, semelhante aos encontrados há pouco tempo no deserto de Utah, nos Estados Unidos, e na cidade romena de Piatra Neamt, surgiu agora no estado norte-americano da Califórnia. A estrutura foi encontra na …

AEK 2 - 4 Braga | “Guerreiros” saqueiam Atenas e apuram-se

O SC de Braga garantiu esta quinta-feira o apuramento para os 16 avos-de-final da Liga Europa. Os minhotos foram à Grécia bater o AEK por 4-2, graças a uma exibição personalizada, num jogo em que …

Ciclone mortal deixou uma praia da Índia coberta de ouro

Centenas de pescadores, mulheres e crianças no distrito de East Godavari, no estado de Andhra Pradesh, no sul da Índia, passaram o fim de semana a vasculhar a praia local em busca de ouro. Após o …

O Flamengo de Jorge Jesus foi "um mero acidente de percurso"

2019 foi uma exceção para a equipa brasileira que, depois de ter vencido (quase) tudo, neste ano já foi afastado da Taça do Brasil e da Libertadores: "O português foi embora e com ele toda …

Concorrência condena MEO a pagar 84 milhões por combinar preços com a NOWO

A Autoridade da Concorrência (AdC) aplicou uma coima de 84 milhões de euros à MEO por combinar preços e repartir mercados com a operadora NOWO nos serviços de comunicações móveis e fixas. “A Autoridade da Concorrência …

PEV quer reverter privatização dos CTT. PS admite todos os cenários

O Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) defendeu hoje, no parlamento, a “reversão da nacionalização” dos CTT, e ouviu o PS admitir “todos os cenários”. Numa declaração política no parlamento, o deputado José Luís Ferreira afirmou que, …

Voltar à normalidade "não está longe, mas não é já", avisa Pfizer

O administrador executivo da Pfizer, Albert Bourla, apelou na quarta-feira para que os governos de todo o mundo não reabram as suas economias demasiado depressa devido ao otimismo gerado pelas vacinas de covid-19. Bourla, de 59 …

Biden quer retomar acordo nuclear com o Irão, embora reconheça que será "difícil"

O vencedor das eleições presidenciais norte-americanas, Joe Biden, pretende retomar o acordo nuclear com Irão antes mesmo de novas negociações, assumiu o democrata numa entrevista ao New York Times. Joe Biden afirmou, durante a campanha eleitoral, …

Processo de reprivaticação da Efacec atrasado devido à discussão do OE2021

Apesar de as avaliações no âmbito do processo de nacionalização e futura reprivatização da Efacec já estarem concluídas, o processo esteve condicionado pela discussão do Orçamento de Estado para 2021 (OE2021). De acordo com o Jornal …

Costa sobre vacinação: “Há uma luz ao fundo do túnel, mas o túnel é muito comprido e penoso”

O primeiro-ministro, António Costa, advertiu esta quinta-feira que o processo de vacinação terá imponderabilidades externas a Portugal, sendo também complexo ao nível interno, com as dificuldades a aumentarem quanto maior for o universo de cidadãos …