A gravidez estimula a memória

MjZ Photography / Flickr

-

Um estudo concluiu que a gravidez estimula o cérebro da mulher, ao contrário da crença de que as gestantes se tornam mais esquecidas.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Western Ontario, no Canadá, realizou uma série de testes cerebrais com 54 mulheres, metade das quais estavam grávidas.

As gestantes tiveram um desempenho melhor em testes de memória de curto prazo. De acordo com Elizabeth Hampson, autora principal do estudo publicado em julho na Hormones and Behavior, no organismo da gestante saudável as hormonas da gravidez alteram a química do cérebro para melhorar a sua memória.

Os resultados deste estudo contradizem a crença de que grávidas têm “cérebro de bebé” e que se esquecem de pequenas coisas com frequência.

Para a especialista, esta ideia pode ter-se instalado devido aos problemas de memória sofridos por mulheres que entram em depressão nesta fase da vida, mas o estudo mostra que esta não é a realidade da maioria das grávidas.

O número de gestantes com diagnóstico de depressão aumentou exponencialmente nas últimas três décadas. Estatísticas recentes apontam que a doença já atinge 20% das grávidas no mundo – quase o dobro do número de mulheres que desenvolvem a depressão pós-parto. Na década de 80, a depressão era diagnosticada em apenas 5% das gestantes.

Move

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.