A gravidez aumenta (e muito) o envelhecimento celular das mulheres

MjZ Photography / Flickr

Ter muitos filhos acelera o envelhecimento das células do organismo feminino. Esta é a conclusão de um novo estudo realizado por cientistas da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. 

Os investigadores analisaram dados sobre os principais marcadores de envelhecimento celular – comprimento dos telómeros e a idade epigenética – em mais de 3000 mulheres entre 20 e 22 anos.

Segundo a pesquisa, publicada na Medical Express esta semana, estes marcadores genéticos aparecem mais associados às mulheres com histórico de gestações. Os cientistas verificaram mudanças nas células durante a gravidez ligadas a “alterações adaptativas no sistema imunológico da mãe”.

Cada gravidez acelera o envelhecimento celular entre 5 meses a 2 anos, o que fornece evidências claras de que ter mais filhos, especialmente mais de quatro ou cinco, aumenta o risco de sofrer certas doenças e reduz a esperança média de vida, de acordo com os autores do estudo.

Surpreendentemente, os especialistas revelaram que a idade epigenética das mulheres grávidas durante a investigação era menor do que era esperado.

Neste sentido, Christopher Kuzawa, autor do estudo, argumenta que “um estado de gravidez faz uma mulher parecer temporariamente jovem”. Acrescentando, no entanto, que há “uma relação duradoura e acumulativa entre o número de gestações e uma maior aceleração da idade biológica”.

A epigenética consiste nas modificações das funções genéticas que são herdadas, mas que por sua vez não alteram a sequência do DNA do indivíduo. Ou seja, representa as variações não-genéticas que são transmitidas de uma geração para outra.

ZAP // RT

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.