A gravidez aumenta (e muito) o envelhecimento celular das mulheres

MjZ Photography / Flickr

Ter muitos filhos acelera o envelhecimento das células do organismo feminino. Esta é a conclusão de um novo estudo realizado por cientistas da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. 

Os investigadores analisaram dados sobre os principais marcadores de envelhecimento celular – comprimento dos telómeros e a idade epigenética – em mais de 3000 mulheres entre 20 e 22 anos.

Segundo a pesquisa, publicada na Medical Express esta semana, estes marcadores genéticos aparecem mais associados às mulheres com histórico de gestações. Os cientistas verificaram mudanças nas células durante a gravidez ligadas a “alterações adaptativas no sistema imunológico da mãe”.

Cada gravidez acelera o envelhecimento celular entre 5 meses a 2 anos, o que fornece evidências claras de que ter mais filhos, especialmente mais de quatro ou cinco, aumenta o risco de sofrer certas doenças e reduz a esperança média de vida, de acordo com os autores do estudo.

Surpreendentemente, os especialistas revelaram que a idade epigenética das mulheres grávidas durante a investigação era menor do que era esperado.

Neste sentido, Christopher Kuzawa, autor do estudo, argumenta que “um estado de gravidez faz uma mulher parecer temporariamente jovem”. Acrescentando, no entanto, que há “uma relação duradoura e acumulativa entre o número de gestações e uma maior aceleração da idade biológica”.

A epigenética consiste nas modificações das funções genéticas que são herdadas, mas que por sua vez não alteram a sequência do DNA do indivíduo. Ou seja, representa as variações não-genéticas que são transmitidas de uma geração para outra.

ZAP // RT

PARTILHAR

RESPONDER

Confinamento, covid-19, discriminação. Eis as 10 candidatas a Palavra do Ano de 2020

A Porto Editora revelou esta terça-feira as dez candidatas a Palavra do Ano de 2020. Este ano, a iniciativa lançada em 2009 decorre, pela primeira vez, em simultâneo com Angola e Moçambique. De acordo com o …

Mais mortes e menos nascimentos. Portugal está com o maior saldo natural negativo do século

Como avança o Público esta quarta-feira, há 12 anos consecutivos que há mais mortes do que nascimentos em Portugal, mas este ano o país a bateu o recorde do saldo natural negativo. Desde 2009 que o …

"Não há plano B". Costa deixa avisos e recados a Hungria e Polónia

O primeiro-ministro português, António Costa, alertou, em Bruxelas, que não há um plano B ao bloqueio na aprovação do orçamento da União Europeia (UE) e do novo Fundo de Recuperação criado para responder à pandemia, …

Santos deu "nega" ao Benfica e Lucas Veríssimo ameaçou não jogar

O Conselho Fiscal do Santos "negou" a transferência de Lucas Veríssimo para o SL Benfica. O jogador ameaçou mesmo não entrar em campo contra o LDU Quito, na noite passada. O Conselho Fiscal do Santos emitiu …

Governo britânico substitui confinamento por restrições (com oposição interna no Partido Conservador)

Boris Johnson conseguiu ver aprovado o novo plano de restrições. Dos votos contra, 56 foram de deputados conservadores e 16 de deputados do Partido Trabalhista. O Governo britânico conseguiu ver aprovado o novo plano de restrições …

Sporting tem sete jogadores na porta de saída e outro para trazer Matheus Reis

O Sporting CP quer livrar-se de sete jogadores excedentários que estão a treinar com a equipa B. O clube quer também trazer Matheus Reis já neste mercado de inverno. Aproxima-se o mercado de inverno e o …

Sindicato acusa TAP de manipulação e diz que não há "trabalhadores a mais"

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) acusou a TAP de “manipulação, falta de ética e desonestidade” e defendeu que a empresa não tem “trabalhadores a mais” e deve procurar os “sorvedouros de …

Menos de 1% dos infetados estavam registados na app StayAway Covid

Menos de 1% das pessoas infetadas com covid-19 desde a disponibilização da app StayAway Covid notificaram a sua infeção. Já mais de 2,6 milhões de pessoas têm a aplicação. Desde o lançamento da aplicação de rastreio …

Guardiola lança farpas ao FC Porto, mas até isso Marchesín defendeu

Pep Guardiola mostrou-se frustrado com a forma como o FC Porto disputou o jogo. Entre os postes, Marchesín foi defendendo (praticamente) tudo o que havia para defender. O FC Porto está nos oitavos de final da …

Eurodeputado húngaro opositor do casamento gay é apanhado em "orgia" homossexual

József Szájer foi autor da revisão constitucional que proíbe o casamento gay na Hungria. Este domingo, foi apanhado a quebrar o confinamento ao participar numa "orgia" num bar gay. O eurodeputado húngaro József Szájer foi autor …