Grávidas não transmitem Covid-19 aos filhos recém-nascidos

Cientistas argumentam que mulheres grávidas infetadas com Covid-19 não transmitem o vírus aos filhos recém-nascidos. Em dois estudos feitos, nenhum dos bebés mostrou estar infetado.

Apesar das mães estarem infetadas com Covid-19, quatro bebés que nasceram no hospital de Wuhan, o epicentro do surto de coronavírus, estão em perfeitas condições de saúde. Isto mostra que as mulheres grávidas não transmitem o vírus aos filhos recém-nascidos.

Nenhum dos recém-nascidos apresentou sintomas graves relacionados com o Covid-19, nomeadamente, febre ou tosse. Contudo, após nascerem, todos eles foram isolados preventivamente em unidades de cuidados intensivos neonatais e alimentados com leite de fórmula.

O estudo com os resultados foi publicado esta segunda-feira na revista científica Frontiers in Pediatrics. Esta é a segunda investigação que prova este pressuposto. Na primeira, os nove bebés analisados também estavam em boas condições de saúde.

De acordo com o Tech Explorist, um recém-nascido teve um ligeiro problema respiratório durante três dias, que entretanto ficou resolvido. Dois dos bebés tiveram ainda erupções cutâneas que desapareceram naturalmente sem qualquer tipo de intervenção médica.

“É impossível concluir se há uma associação entre estes problemas médicos e o Covid-19. Não temos a certeza de que a erupção cutânea tenha sido causada pela infeção por Covid-19 da mãe”, salientou o coautor Yalan Liu, da Universidade de Huazhong.

“Para evitar infeções causadas por transmissão perinatal e pós-natal, os nossos obstetras acham que a cesariana pode ser mais segura. Apenas uma mãe grávida adotou o parto vaginal devido ao início do processo de parto. O bebé estava normal. Talvez o parto vaginal seja bom. Precisa de mais estudos”, acrescentou Liu.

Os cientistas continuam a recolher amostras dos recém-nascidos, como placenta, líquido amniótico, sangue neonatal e líquido gástrico, para detetar possíveis recetores para o vírus.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas identificam pela primeira vez expressões faciais emocionais em ratos

Pela primeira vez, cientistas de Neurobiologia do Instituto Max Planck, na Alemanha, identificaram expressões faciais emocionais em ratos. À semelhança dos seres humanos, as expressões faciais dos ratos mudam quando estes animais provam algo doce …

Imprimiram corais artificiais em 3D que podem salvar recifes

Uma equipa de cientistas inspirou-se na natureza para desenvolver estruturas em forma de coral, impressas em 3D, capazes de produzir grandes quantidades de algas microscópicas. Investigadoras da Universidade de Cambridge e da Universidade da Califórnia desenvolveram …

Avalanches submarinas prendem microplásticos no fundo do oceano

As avalanches de sedimentos submarinos transportam os microplásticos para o fundo do oceano e um projeto de colaboração entre as Universidades de Manchester, Utrecht e Durham e o Centro Nacional de Oceanografia acaba de revelar …

Aos 107 anos, Cornelia Ras conseguiu vencer a covid-19

Cornelia Ras, que contraiu o novo coronavírus em meados de março, pode ser a mulher mais velha do mundo a vencer a covid-19. Nunca se é velho demais para vencer o novo coronavírus e a holandesa …

Coreia do Norte pode estar a usar fábricas de fertilizantes para extrair urânio

Um novo estudo norte-americano mostra que a Coreia do Norte pode estar a utilizar fábricas de fertilizantes para produzir mais material nuclear, extraindo urânio de ácidos fosfóricos. Segundo noticiou o Newsweek, na opinião da investigadora Margaret …

Distância social de 1,5 metros é insuficiente para travar contágio

O estudo realizado por investigadores e engenheiros especializados em dinâmica de fluidos concluiu que a distância deve ser de, pelo menos, quatro metros. Um estudo divulgado esta quinta-feira alerta que a distância social de 1,5 metros …

Estados Unidos registam 9 desempregados por segundo

O desemprego está a atingir números preocupantes nos Estados Unidos: só na última semana, 6,6 milhões de pessoas declararam estar sem emprego para poder receber apoios, um número semelhante ao da semana anterior. De acordo com …

Chineses desistem de comprar o BNI Europa. Está agora em mãos angolanas

O contexto de incerteza, provocado pela pandemia de covid-19, levou o Grupo chinês KWG a desistir de comprar 80,1% da participação do BNI Europa. O grupo chinês KWG desistiu de comprar 80,1% da participação do BNI …

Tesla usa peças do Model 3 para construir um ventilador

A Tesla também está a tentar contribuir para colmatar a escassez de ventiladores com um novo protótipo, feito com partes do Model 3. A Tesla construiu um ventilador com recurso a componentes automóveis. A fabricante elétrica …

Há acordo no Eurogrupo: 500 mil milhões de euros "disponíveis imediatamente"

Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a acordo, esta quinta-feira, sobre os apoios económicos para fazer face à pandemia de covid-19. O Eurogrupo chegou a acordo sobre o pacote de ajuda económica para a …