Grávidas não transmitem Covid-19 aos filhos recém-nascidos

Cientistas argumentam que mulheres grávidas infetadas com Covid-19 não transmitem o vírus aos filhos recém-nascidos. Em dois estudos feitos, nenhum dos bebés mostrou estar infetado.

Apesar das mães estarem infetadas com Covid-19, quatro bebés que nasceram no hospital de Wuhan, o epicentro do surto de coronavírus, estão em perfeitas condições de saúde. Isto mostra que as mulheres grávidas não transmitem o vírus aos filhos recém-nascidos.

Nenhum dos recém-nascidos apresentou sintomas graves relacionados com o Covid-19, nomeadamente, febre ou tosse. Contudo, após nascerem, todos eles foram isolados preventivamente em unidades de cuidados intensivos neonatais e alimentados com leite de fórmula.

O estudo com os resultados foi publicado esta segunda-feira na revista científica Frontiers in Pediatrics. Esta é a segunda investigação que prova este pressuposto. Na primeira, os nove bebés analisados também estavam em boas condições de saúde.

De acordo com o Tech Explorist, um recém-nascido teve um ligeiro problema respiratório durante três dias, que entretanto ficou resolvido. Dois dos bebés tiveram ainda erupções cutâneas que desapareceram naturalmente sem qualquer tipo de intervenção médica.

“É impossível concluir se há uma associação entre estes problemas médicos e o Covid-19. Não temos a certeza de que a erupção cutânea tenha sido causada pela infeção por Covid-19 da mãe”, salientou o coautor Yalan Liu, da Universidade de Huazhong.

“Para evitar infeções causadas por transmissão perinatal e pós-natal, os nossos obstetras acham que a cesariana pode ser mais segura. Apenas uma mãe grávida adotou o parto vaginal devido ao início do processo de parto. O bebé estava normal. Talvez o parto vaginal seja bom. Precisa de mais estudos”, acrescentou Liu.

Os cientistas continuam a recolher amostras dos recém-nascidos, como placenta, líquido amniótico, sangue neonatal e líquido gástrico, para detetar possíveis recetores para o vírus.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Taiwan vende vacinas da AstraZeneca a 17 euros para evitar que expirem

Com lotes da vacina da AstraZeneca em risco de expirarem, devido a resistência à sua toma entre grupos prioritários, Taiwan começou esta segunda-feira a administrá-las a qualquer pessoa, por 17 euros. Horas depois de o sistema …

Mourinho: "Não preciso de fazer uma pausa, estou sempre no futebol"

O treinador português disse, esta segunda-feira, que "não necessita de fazer uma pausa", após deixar o comando técnico do Tottenham, e frisou estar "sempre no futebol". Embora não se tenha alongado muito, José Mourinho falou pela …

Regime sírio acusado de crimes contra a humanidade na Suécia

Quatro organizações não-governamentais apresentaram uma queixa junto da polícia da Suécia contra altos responsáveis do regime sírio por crimes contra a humanidade pelos ataques com armas químicas na Síria, em 2013 e 2017. A queixa foi …

Portugal, Lituânia e Malta são os únicos países da UE sem 5G

Portugal, Lituânia e Malta são os únicos países na União Europeia (UE) que ainda não têm qualquer oferta comercial de 5G, revelou o último relatório trimestral do Observatório Europeu do 5G, um organismo da Comissão …

Jair Bolsonaro diz que quem votar em Lula da Silva "merece sofrer"

No mês passado, o Supremo Tribunal Federal decidiu que Lula da Silva pode voltar a candidatar-se à presidência do Brasil e Jair Bolsonaro, o atual presidente do país, considera que quem votar em Lula "merece …

Covid-19. Plano Nacional inclui testes em centros comerciais ou empresas

O Plano Nacional para a Testagem Massiva prevê a realização generalizada de testes para deteção precoce do coronavírus, passando a estar disponível em centros comerciais, estações de transportes públicos ou empresas, e podendo pode ser …

Seul vai aceitar descarga de água radioativa de Fukushima (se o Japão cumprir certas condições)

A Coreia do Sul aceitará, caso sejam cumpridas algumas condições, o plano do Governo japonês para despejar gradualmente no mar águas tratadas, mas ainda radioativas, da central nuclear destruída de Fukushima, segundo o Governo sul-coreano. O …

CDS vai apresentar projeto sobre enriquecimento ilícito. PSD só apoia medida que seja "eficaz e constitucional"

O CDS-PP vai apresentar no Parlamento um projeto sobre o enriquecimento ilícito, anunciou o presidente do partido esta terça-feira, antecipando que a iniciativa se debruçará sobre o poder político, o poder judicial e o funcionamento …

Deputada Cristina Rodrigues propõe campanha contra pirataria de jornais

A deputada não inscrita Cristina Rodrigues recomendou, esta segunda-feira, ao Governo a divulgação de uma campanha nacional que promova o combate à pirataria de jornais e revistas e que aumente a fiscalização relativa ao crime …

Fuga a notificações judiciais deixa 15 mil pessoas à margem da lei

A Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ) divulgou uma lista com 15.178 nomes de cidadãos e gerentes de empresas procurados por não prestarem contas dos crimes cometidos. Dessa lista, 7900 são homens, 1401 mulheres, 5665 pessoas …