Grávidas não transmitem Covid-19 aos filhos recém-nascidos

Cientistas argumentam que mulheres grávidas infetadas com Covid-19 não transmitem o vírus aos filhos recém-nascidos. Em dois estudos feitos, nenhum dos bebés mostrou estar infetado.

Apesar das mães estarem infetadas com Covid-19, quatro bebés que nasceram no hospital de Wuhan, o epicentro do surto de coronavírus, estão em perfeitas condições de saúde. Isto mostra que as mulheres grávidas não transmitem o vírus aos filhos recém-nascidos.

Nenhum dos recém-nascidos apresentou sintomas graves relacionados com o Covid-19, nomeadamente, febre ou tosse. Contudo, após nascerem, todos eles foram isolados preventivamente em unidades de cuidados intensivos neonatais e alimentados com leite de fórmula.

O estudo com os resultados foi publicado esta segunda-feira na revista científica Frontiers in Pediatrics. Esta é a segunda investigação que prova este pressuposto. Na primeira, os nove bebés analisados também estavam em boas condições de saúde.

De acordo com o Tech Explorist, um recém-nascido teve um ligeiro problema respiratório durante três dias, que entretanto ficou resolvido. Dois dos bebés tiveram ainda erupções cutâneas que desapareceram naturalmente sem qualquer tipo de intervenção médica.

“É impossível concluir se há uma associação entre estes problemas médicos e o Covid-19. Não temos a certeza de que a erupção cutânea tenha sido causada pela infeção por Covid-19 da mãe”, salientou o coautor Yalan Liu, da Universidade de Huazhong.

“Para evitar infeções causadas por transmissão perinatal e pós-natal, os nossos obstetras acham que a cesariana pode ser mais segura. Apenas uma mãe grávida adotou o parto vaginal devido ao início do processo de parto. O bebé estava normal. Talvez o parto vaginal seja bom. Precisa de mais estudos”, acrescentou Liu.

Os cientistas continuam a recolher amostras dos recém-nascidos, como placenta, líquido amniótico, sangue neonatal e líquido gástrico, para detetar possíveis recetores para o vírus.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Costa descarta confinamento ou cercas sanitárias em Paços de Ferreira, Lousada e Felgueiras

O primeiro-ministro, António Costa, disse esta quarta-feira que não estão em cima da mesa cercas sanitárias ou confinamentos em Paços de Ferreira, Lousada ou Felgueiras, concelhos do distrito do Porto onde o número de novas …

Espanha supera um milhão de infetados. França pondera estado de emergência até fevereiro

Espanha ultrapassou esta quarta-feira um milhão de infetados por covid-19, no mesmo dia em que o Governo francês admitiu estar a ponderar manter o estado de emergência até fevereiro e algumas medidas até abril. Espanha …

Há 49 escolas com surtos ativos de covid-19

Cerca de meia centena de escolas têm surtos ativos de covid-19, avançou esta quarta-feira a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, que fez um balanço positivo das primeiras semanas de aulas. "Neste momento, estão ativos 49 surtos …

Índia pode atingir os 600 milhões de casos de covid-19 em fevereiro, dizem especialistas

Mais de 600 milhões de indianos, mais da metade da população do país, provavelmente serão infetados com o novo coronavírus até fevereiro de 2021, segundo um painel de especialistas que aconselha o Governo do país. Segundo …

Ficheiro apreendido a Rui Pinto tinha número de telemóvel da procuradora

Um ficheiro de um dos dispositivos apreendidos ao criador do ‘Football Leaks’, Rui Pinto, contém o número de telemóvel da procuradora do Ministério Público (MP) envolvida no julgamento, Marta Viegas, confirmou a própria na 15.ª …

Rio anuncia vota contra no OE. "O PSD é mais responsável na oposição do que o PS no Governo"

O presidente do PSD anunciou esta quarta-feira o voto contra do partido na proposta de Orçamento do Estado para 2021, dizendo que esse é “o único voto coerente” e porque outra votação nem sequer “evitaria …

"A pandemia derrubou-me." "Pepe" Mujica, ex-Presidente do Uruguai, abandona a política

O ex-presidente uruguaio José "Pepe" Mujica disse que continuará a ser "conselheiro" dos companheiros de partido. José "Pepe" Mujica, ex-Presidente do Uruguai, renunciou esta terça-feira ao seu lugar no Senado e abandonou definitivamente a política ativa. …

Milhares de reclusos na Nigéria fugiram depois de invasões a prisões

De acordo com as autoridades nigerianas, cerca de 2000 presos fugiram de prisões na Nigéria, após os locais terem sido invadidos por multidões. Foi imposto um recolher obrigatório em resposta à agitação resultante de duas …

Manuel Maria Carrilho absolvido pela terceira vez do crime de violência doméstica

O ex-ministro Manuel Maria Carrilho foi esta quarta-feira novamente absolvido do caso de violência doméstica em que era suspeito de ter agredido a apresentadora de televisão Bárbara Guimarães. Em comunicado Manuel Maria Carrilho explica que o …

Maiores construtoras portuguesas juntam-se contra a "armada espanhola"

As duas maiores construtoras portuguesas, Mota-Engil e Teixeira Duarte, aliaram-se num consórcio, no âmbito de um concurso público lançado pela Infraestruturas de Portugal (IP), para tentar derrotar a concorrência espanhola. Habitualmente concorrentes na disputa pelas grandes …