/

Grávidas não transmitem Covid-19 aos filhos recém-nascidos

Cientistas argumentam que mulheres grávidas infetadas com Covid-19 não transmitem o vírus aos filhos recém-nascidos. Em dois estudos feitos, nenhum dos bebés mostrou estar infetado.

Apesar das mães estarem infetadas com Covid-19, quatro bebés que nasceram no hospital de Wuhan, o epicentro do surto de coronavírus, estão em perfeitas condições de saúde. Isto mostra que as mulheres grávidas não transmitem o vírus aos filhos recém-nascidos.

Nenhum dos recém-nascidos apresentou sintomas graves relacionados com o Covid-19, nomeadamente, febre ou tosse. Contudo, após nascerem, todos eles foram isolados preventivamente em unidades de cuidados intensivos neonatais e alimentados com leite de fórmula.

O estudo com os resultados foi publicado esta segunda-feira na revista científica Frontiers in Pediatrics. Esta é a segunda investigação que prova este pressuposto. Na primeira, os nove bebés analisados também estavam em boas condições de saúde.

De acordo com o Tech Explorist, um recém-nascido teve um ligeiro problema respiratório durante três dias, que entretanto ficou resolvido. Dois dos bebés tiveram ainda erupções cutâneas que desapareceram naturalmente sem qualquer tipo de intervenção médica.

“É impossível concluir se há uma associação entre estes problemas médicos e o Covid-19. Não temos a certeza de que a erupção cutânea tenha sido causada pela infeção por Covid-19 da mãe”, salientou o coautor Yalan Liu, da Universidade de Huazhong.

“Para evitar infeções causadas por transmissão perinatal e pós-natal, os nossos obstetras acham que a cesariana pode ser mais segura. Apenas uma mãe grávida adotou o parto vaginal devido ao início do processo de parto. O bebé estava normal. Talvez o parto vaginal seja bom. Precisa de mais estudos”, acrescentou Liu.

Os cientistas continuam a recolher amostras dos recém-nascidos, como placenta, líquido amniótico, sangue neonatal e líquido gástrico, para detetar possíveis recetores para o vírus.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.