Grávidas não transmitem Covid-19 aos filhos recém-nascidos

Cientistas argumentam que mulheres grávidas infetadas com Covid-19 não transmitem o vírus aos filhos recém-nascidos. Em dois estudos feitos, nenhum dos bebés mostrou estar infetado.

Apesar das mães estarem infetadas com Covid-19, quatro bebés que nasceram no hospital de Wuhan, o epicentro do surto de coronavírus, estão em perfeitas condições de saúde. Isto mostra que as mulheres grávidas não transmitem o vírus aos filhos recém-nascidos.

Nenhum dos recém-nascidos apresentou sintomas graves relacionados com o Covid-19, nomeadamente, febre ou tosse. Contudo, após nascerem, todos eles foram isolados preventivamente em unidades de cuidados intensivos neonatais e alimentados com leite de fórmula.

O estudo com os resultados foi publicado esta segunda-feira na revista científica Frontiers in Pediatrics. Esta é a segunda investigação que prova este pressuposto. Na primeira, os nove bebés analisados também estavam em boas condições de saúde.

De acordo com o Tech Explorist, um recém-nascido teve um ligeiro problema respiratório durante três dias, que entretanto ficou resolvido. Dois dos bebés tiveram ainda erupções cutâneas que desapareceram naturalmente sem qualquer tipo de intervenção médica.

“É impossível concluir se há uma associação entre estes problemas médicos e o Covid-19. Não temos a certeza de que a erupção cutânea tenha sido causada pela infeção por Covid-19 da mãe”, salientou o coautor Yalan Liu, da Universidade de Huazhong.

“Para evitar infeções causadas por transmissão perinatal e pós-natal, os nossos obstetras acham que a cesariana pode ser mais segura. Apenas uma mãe grávida adotou o parto vaginal devido ao início do processo de parto. O bebé estava normal. Talvez o parto vaginal seja bom. Precisa de mais estudos”, acrescentou Liu.

Os cientistas continuam a recolher amostras dos recém-nascidos, como placenta, líquido amniótico, sangue neonatal e líquido gástrico, para detetar possíveis recetores para o vírus.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O nosso cabelo sabe o que comemos, onde moramos e quanto custou o corte

Milímetro a milímetro, o cabelo constrói um registo da nossa dieta. Como os fios de cabelo são construídos a partir de aminoácidos, preservam os traços químicos da proteína da comida que ingerimos. Os fios de cabelo …

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …