A Grande Pirâmide de Gizé está torta (mas só 14 centímetros)

Neil B / Flickr

-

A Grande Pirâmide de Gizé, no Egipto, é assimétrica. A descoberta foi feita por uma equipa de investigadores que detectou o erro de construção que, ainda assim, é mínimo e evidencia as extraordinárias competências dos egípcios.

Uma equipa de investigação liderada pelo engenheiro Glen Dash e pelo egiptólogo Mark Lehner detectou que a base da maior pirâmide do Planalto de Gizé está ligeiramente torta devido a um provável erro de construção.

“A base não é completamente quadrada”, explica Glen Dash, citado pelo Live Science, o qual salienta que o lado oeste da pirâmide é ligeiramente maior do que o lado leste.

Estas conclusões, fruto da investigação levada a cabo pela Fundação de Pesquisa Arqueológica de Glen Dash e pela organização Associados de Pesquisa do Antigo Egipto (AERA), liderada por Mark Lehner, foram divulgadas na newsletter Aeragram.

A AERA tem estudado a Grande Pirâmide, nos últimos 30 anos, e com o auxílio da Fundação de Glen Dash, um apaixonado por arqueologia, começou por descobrir que a estrutura construída há 4.500 anos estava assente num invólucro calcário que está reduzido a praticamente quase nada.

DR The Glen Dash Foundation For Archaeological Research

Glen Dash em frente à Grande Pirâmide de Gizé em 2006.

Glen Dash em frente à Grande Pirâmide de Gizé em 2006.

“Muitas das pedras do invólucro foram removidas há séculos para materiais de construção, deixando a pirâmide como a vemos hoje, sem a maior parte da sua “casca” original”, escreve Glen Dash no artigo na Aeragram.

Com o intuito de apurarem a dimensão da pirâmide original, os investigadores tiraram medidas da actual estrutura e procuraram marcas que indicassem onde as bordas primitivas estariam.

Depois, recorreram a um método estatístico conhecido como Análise de Regressão Linear e, assim, descobriram que a zona leste da pirâmide tinha, originalmente, entre 230.295 a 230.373 metros, enquanto o lado oeste media entre 230.378 a 230.436 metros.

Simplificando as contas, quer dizer que o lado ocidental tinha 14.1 centímetros a mais do que o lado oriental.

Ora, mesmo não sendo uma construção perfeita, o nível de precisão da Grande Pirâmide de Gizé continua a ser espantoso, tendo em conta a época em que foi construída, conforme sublinha Dash.

“Os dados mostram que os egípcios possuíam competências extraordinárias para o seu tempo. Só podemos especular quanto a como é que os egípcios conseguiram definir estas linhas com tal precisão usando apenas, as ferramentas que tinham”, destaca o engenheiro.

Dash acredita que a pirâmide foi construída sobre “uma grelha muito precisamente orientada”, num projecto que inclui ainda um Templo no seu lado leste.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Será que é erro? As pirâmides existem há mais de 4 Milênios, até hoje não se têm explicações sobre suas construções, finalidade e etc. Não se têm explicações de pra que foram construídas, só se têm muitas especulações.
    Então não é inteligente dizer que existe um erro de cálculo na construção das mesmas, erro, sim, é dizer que existe já que ninguém tava lá e nem sabem o que pensavam os que encomendaram as construções e o porquê das medidas. Tipo assim, é o que penso…

RESPONDER

Português desce e Matemática volta à positiva nos exames do 9.º ano

As médias dos alunos do 9.º ano nos exames desceram este ano a Português e subiram a Matemática, voltando a uma média positiva, mas com uma taxa de reprovação ainda a rondar os 30%. Os exames …

A famosa "Pirâmide Curvada" do faraó Senefuru foi aberta ao público pela primeira vez em mais de 50 anos

No Egito, foi aberta ao turismo, pela primeira vez desde 1965, a famosa "Pirâmide Curvada", construída por ordem do faraó Senefuru há 4.600 anos. Localizada em Dahshur, a 40 quilómetros a sul do Cairo, a pirâmide, …

Príncipe Carlos diz que temos 18 meses para salvar a humanidade

O príncipe Carlos admite que os próximos 18 meses serão cruciais para a sobrevivência dos seres humanos. Durante este tempo, os líderes mundiais terão de controlar as mudanças climáticas para evitar uma catástrofe irreversível. "Senhoras e …

Novo filme da saga Bond tem Agente 007 feminina

De acordo com jornais ingleses, o filme Bond 25 não terá um novo James Bond, mas sim uma nova Agente 007. No filme, que será uma homenagem ao legado de Roger Moore e de todos …

Manchester United não dá mais do que 33,5 milhões por Bruno Fernandes

O Manchester United só está disposto a pagar 33,5 milhões de euros pelo médio do Sporting Bruno Fernandes, escreve o jornal Mirror esta segunda-feira. De acordo com o diário britânico, a contratação de Harry Maguire …

Caso de ébola detetado em cidade com mais de dois milhões de habitantes

As autoridades de saúde detetaram o primeiro caso de ébola na cidade de Goma, na República Democrática do Congo, onde vivem mais de dois milhões de pessoas, confirmou no domingo o ministro da Saúde congolês. De …

Ordem dos Enfermeiros apresenta queixas contra inspetores da Saúde

A Ordem dos Enfermeiros (OE), liderada por Ana Rita Cavaco, vai apresentar queixas-crime contra a inspetora-geral das Atividades em Saúde e contra os inspetores que participaram na sindicância a esta associação profissional. Em causa está a …

Advogado de Mustafá acusa procuradora Cândida Vilar de terrorismo institucional

O advogado do líder da Juventude Leonina, Filipe Coelho, voltou a apontar baterias a Cândida Vilar, acusando-a de "terrorismo oficial" contra o seu cliente.  De acordo com o Tribuna Expresso, o advogado de Mustafá disse ainda …

Fenprof indignada com palavras cruzadas do Expresso exige pedido de desculpas

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) manifestou-se nesta segunda-feira “indignada” com um tópico nas palavras cruzadas do semanário Expresso, exigindo um pedido de desculpas aos docentes portugueses. Em causa um tópico das palavras cruzadas da …

Apenas 3% das máquinas de venda automática no ensino superior têm fruta

Foram analisadas 135 máquinas em todo o país. Todas tinham doces e apenas uma em cada três disponibilizava opções saudáveis. Deco diz que é preciso mudar disponibilidade alimentar destas máquinas. Apenas 3% das máquinas de venda …