A Grande Pirâmide de Gizé está torta (mas só 14 centímetros)

Neil B / Flickr

-

A Grande Pirâmide de Gizé, no Egipto, é assimétrica. A descoberta foi feita por uma equipa de investigadores que detectou o erro de construção que, ainda assim, é mínimo e evidencia as extraordinárias competências dos egípcios.

Uma equipa de investigação liderada pelo engenheiro Glen Dash e pelo egiptólogo Mark Lehner detectou que a base da maior pirâmide do Planalto de Gizé está ligeiramente torta devido a um provável erro de construção.

“A base não é completamente quadrada”, explica Glen Dash, citado pelo Live Science, o qual salienta que o lado oeste da pirâmide é ligeiramente maior do que o lado leste.

Estas conclusões, fruto da investigação levada a cabo pela Fundação de Pesquisa Arqueológica de Glen Dash e pela organização Associados de Pesquisa do Antigo Egipto (AERA), liderada por Mark Lehner, foram divulgadas na newsletter Aeragram.

A AERA tem estudado a Grande Pirâmide, nos últimos 30 anos, e com o auxílio da Fundação de Glen Dash, um apaixonado por arqueologia, começou por descobrir que a estrutura construída há 4.500 anos estava assente num invólucro calcário que está reduzido a praticamente quase nada.

DR The Glen Dash Foundation For Archaeological Research

Glen Dash em frente à Grande Pirâmide de Gizé em 2006.

Glen Dash em frente à Grande Pirâmide de Gizé em 2006.

“Muitas das pedras do invólucro foram removidas há séculos para materiais de construção, deixando a pirâmide como a vemos hoje, sem a maior parte da sua “casca” original”, escreve Glen Dash no artigo na Aeragram.

Com o intuito de apurarem a dimensão da pirâmide original, os investigadores tiraram medidas da actual estrutura e procuraram marcas que indicassem onde as bordas primitivas estariam.

Depois, recorreram a um método estatístico conhecido como Análise de Regressão Linear e, assim, descobriram que a zona leste da pirâmide tinha, originalmente, entre 230.295 a 230.373 metros, enquanto o lado oeste media entre 230.378 a 230.436 metros.

Simplificando as contas, quer dizer que o lado ocidental tinha 14.1 centímetros a mais do que o lado oriental.

Ora, mesmo não sendo uma construção perfeita, o nível de precisão da Grande Pirâmide de Gizé continua a ser espantoso, tendo em conta a época em que foi construída, conforme sublinha Dash.

“Os dados mostram que os egípcios possuíam competências extraordinárias para o seu tempo. Só podemos especular quanto a como é que os egípcios conseguiram definir estas linhas com tal precisão usando apenas, as ferramentas que tinham”, destaca o engenheiro.

Dash acredita que a pirâmide foi construída sobre “uma grelha muito precisamente orientada”, num projecto que inclui ainda um Templo no seu lado leste.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Será que é erro? As pirâmides existem há mais de 4 Milênios, até hoje não se têm explicações sobre suas construções, finalidade e etc. Não se têm explicações de pra que foram construídas, só se têm muitas especulações.
    Então não é inteligente dizer que existe um erro de cálculo na construção das mesmas, erro, sim, é dizer que existe já que ninguém tava lá e nem sabem o que pensavam os que encomendaram as construções e o porquê das medidas. Tipo assim, é o que penso…

RESPONDER

Telemóveis e computadores podem acelerar o envelhecimento

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Oregon State University, nos Estados Unidos, concluiu que a exposição diária à luz azul, como aquela que é emitida por telemóveis e computadores, pode afetar a …

Quatro espeleólogos portugueses desaparecem em gruta espanhola

Uma equipa de resgate foi acionada para localizar quatro espeleólogos portugueses que estão desde sábado na gruta de Cueto-Coventosa, em Espanha, com os trabalhos de socorro a serem dificultados pelo aumento do nível da água Quatro …

Afinal, Vénus pode não ser tão semelhante à Terra como pensávamos

Uma nova investigação questiona a habitabilidade de Vénus, planeta que os cientistas consideram há pouco tempo numa outra investigação poder ter um clima habitável semelhante ao da Terra. De acordo com a nova investigação, cujos …

Há gelo no polo sul da Lua e pode ter muitas fontes

Um novo estudo sugere que o gelo encontrado na superfície lunar pode ter milhares de milhões de anos, além de ter surgido de diferentes fontes. O estudo, publicado recentemente na Icarus, sugere que a maioria do …

A Evolução mostra que podemos ser a única forma de vida inteligente no Universo

As reduzidas probabilidades que acompanham a nossa evolução ao longo da história podem ser uma pista que talvez sejamos a única forma de vida inteligente no Universo. Será que estamos sozinhos no Universo? Tudo se resume …

A China está a usar a educação como arma para controlar o Tibete

A China quer obrigar crianças tibetanas a abandonarem as escolas da região e mudarem-se para escolas chinesas. O objetivo, segundo uma especialista, é "tirar o tibetano da criança". A batalha geopolítica entre a China e o …

Revelada explosão violenta no coração de um sistema que alberga um buraco negro

Uma equipa de astrónomos, liderada pela Universidade de Southampton, usou câmaras de última geração para criar um filme com alta taxa de quadros de um sistema com um buraco negro em crescimento e a um …

"É altura de dizer basta". Sporting corta com as claques

O Sporting rescindiu “com efeitos imediatos” os protocolos que celebrou em 31 de julho com a Associação Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI – Associação, anunciou hoje o clube, devido à “escalada de …

Poluição atmosférica associada a abortos espontâneos

Elevados níveis de poluição atmosférica foram associados a abortos espontâneos num estudo feito com mulheres grávidas a viver e trabalhar em Beijing, na China. A China é um dos países que mais sofre com a poluição …

Empresas espanholas dominam obras públicas na ferrovia

As empresas espanholas dominam as obras públicas na ferrovia em Portugal, ascendendo a sua quota a 70%, avança o Expresso na sua edição deste sábado. Para presidente da Associação de Empresas de Construção e Obras …