A Grande Pirâmide de Gizé está torta (mas só 14 centímetros)

Neil B / Flickr

-

A Grande Pirâmide de Gizé, no Egipto, é assimétrica. A descoberta foi feita por uma equipa de investigadores que detectou o erro de construção que, ainda assim, é mínimo e evidencia as extraordinárias competências dos egípcios.

Uma equipa de investigação liderada pelo engenheiro Glen Dash e pelo egiptólogo Mark Lehner detectou que a base da maior pirâmide do Planalto de Gizé está ligeiramente torta devido a um provável erro de construção.

“A base não é completamente quadrada”, explica Glen Dash, citado pelo Live Science, o qual salienta que o lado oeste da pirâmide é ligeiramente maior do que o lado leste.

Estas conclusões, fruto da investigação levada a cabo pela Fundação de Pesquisa Arqueológica de Glen Dash e pela organização Associados de Pesquisa do Antigo Egipto (AERA), liderada por Mark Lehner, foram divulgadas na newsletter Aeragram.

A AERA tem estudado a Grande Pirâmide, nos últimos 30 anos, e com o auxílio da Fundação de Glen Dash, um apaixonado por arqueologia, começou por descobrir que a estrutura construída há 4.500 anos estava assente num invólucro calcário que está reduzido a praticamente quase nada.

DR The Glen Dash Foundation For Archaeological Research

Glen Dash em frente à Grande Pirâmide de Gizé em 2006.

Glen Dash em frente à Grande Pirâmide de Gizé em 2006.

“Muitas das pedras do invólucro foram removidas há séculos para materiais de construção, deixando a pirâmide como a vemos hoje, sem a maior parte da sua “casca” original”, escreve Glen Dash no artigo na Aeragram.

Com o intuito de apurarem a dimensão da pirâmide original, os investigadores tiraram medidas da actual estrutura e procuraram marcas que indicassem onde as bordas primitivas estariam.

Depois, recorreram a um método estatístico conhecido como Análise de Regressão Linear e, assim, descobriram que a zona leste da pirâmide tinha, originalmente, entre 230.295 a 230.373 metros, enquanto o lado oeste media entre 230.378 a 230.436 metros.

Simplificando as contas, quer dizer que o lado ocidental tinha 14.1 centímetros a mais do que o lado oriental.

Ora, mesmo não sendo uma construção perfeita, o nível de precisão da Grande Pirâmide de Gizé continua a ser espantoso, tendo em conta a época em que foi construída, conforme sublinha Dash.

“Os dados mostram que os egípcios possuíam competências extraordinárias para o seu tempo. Só podemos especular quanto a como é que os egípcios conseguiram definir estas linhas com tal precisão usando apenas, as ferramentas que tinham”, destaca o engenheiro.

Dash acredita que a pirâmide foi construída sobre “uma grelha muito precisamente orientada”, num projecto que inclui ainda um Templo no seu lado leste.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Será que é erro? As pirâmides existem há mais de 4 Milênios, até hoje não se têm explicações sobre suas construções, finalidade e etc. Não se têm explicações de pra que foram construídas, só se têm muitas especulações.
    Então não é inteligente dizer que existe um erro de cálculo na construção das mesmas, erro, sim, é dizer que existe já que ninguém tava lá e nem sabem o que pensavam os que encomendaram as construções e o porquê das medidas. Tipo assim, é o que penso…

RESPONDER

Cortaram a água nas instalações da Tesla na Alemanha. Havia contas por pagar

A empresa pública alemã WSE cortou (e já restabeleceu) o fornecimento de água nas instalações da Tesla em Grünheide, onde nascerá a primeira gigafactory europeia da empresa, devido à falta de pagamento das contas. Na semana …

Trabalhadores remotos estão a encher pequenas cidades (que agora têm os problemas das grandes)

A pandemia de covid-19 está a levar a um novo fenómeno: a migração para "comunidades de passagem" - pequenas cidades próximas a grandes terras e estações de esqui - à medida que mais pessoas começam …

EUA vão retirar Sudão da "lista negra" de países apoiantes do terrorismo

O Sudão vai ser retirado da lista de países apoiantes do terrorismo, anunciou na segunda-feira o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, numa medida que permitirá ao país africano voltar a ter acesso a …

Trump testou positivo à covid-19 e Fauci não ficou nada surpreendido

Anthony Fauci, o principal especialista norte-americano em doenças infeciosas, revelou esta semana que não ficou nada surpreendido com o facto de o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter testado positivo à covid-19.  Em entrevista ao …

Benfica castigado com um jogo de interdição da Luz

O Benfica foi punido com um jogo de interdição do Estádio da Luz e uma multa de 10.200 euros pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), por apoio a claques não …

Homem muda a matrícula do carro para ficar "invisível", mas acaba com multas pendentes de 12 mil dólares

Um especialista em segurança cibernética norte-americano, conhecido como Droogie, trocou a matrícula do seu carro e pôs em prática um plano para tentar tornar o veículo indetetável nos leitores de matrículas e sistemas de bilhetes. …

Fenprof diz que já são mais de 330 as escolas com casos positivos

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou que já são mais de 330 as escolas em que confirmou existirem casos de covid-19 e acusou o Ministério da Educação de “esconder informação” solicitada a este propósito. Os …

Boeing 737 Max novamente seguro para voar, diz regulador europeu

O 737 Max da Boeing, avião suspenso desde março de 2019 devido a dois acidentes que resultaram na morte de 346 pessoas, é novamente seguro para voar, afirmou o diretor executivo da Agência Europeia para …

Nenhum deputado quis fazer o parecer sobre lei da Stayaway Covid

A comissão de Assuntos Constitucionais viveu esta terça-feira momentos de boa disposição quando nenhum deputado se voluntariou para fazer um parecer sobre a proposta de lei do Governo para tornar obrigatória a aplicação Stayaway Covid. Apesar …

Instagram investigado na Irlanda pela gestão de dados dos utilizadores menores de idade

A comissão que regula a proteção de dados irlandesa abriu em setembro dois inquéritos à rede social Instagram, com base na gestão de dados dos utilizadores menores de idade daquela rede social. A Comissão de Proteção …