A Grande Pirâmide de Gizé está torta (mas só 14 centímetros)

Neil B / Flickr

-

A Grande Pirâmide de Gizé, no Egipto, é assimétrica. A descoberta foi feita por uma equipa de investigadores que detectou o erro de construção que, ainda assim, é mínimo e evidencia as extraordinárias competências dos egípcios.

Uma equipa de investigação liderada pelo engenheiro Glen Dash e pelo egiptólogo Mark Lehner detectou que a base da maior pirâmide do Planalto de Gizé está ligeiramente torta devido a um provável erro de construção.

“A base não é completamente quadrada”, explica Glen Dash, citado pelo Live Science, o qual salienta que o lado oeste da pirâmide é ligeiramente maior do que o lado leste.

Estas conclusões, fruto da investigação levada a cabo pela Fundação de Pesquisa Arqueológica de Glen Dash e pela organização Associados de Pesquisa do Antigo Egipto (AERA), liderada por Mark Lehner, foram divulgadas na newsletter Aeragram.

A AERA tem estudado a Grande Pirâmide, nos últimos 30 anos, e com o auxílio da Fundação de Glen Dash, um apaixonado por arqueologia, começou por descobrir que a estrutura construída há 4.500 anos estava assente num invólucro calcário que está reduzido a praticamente quase nada.

DR The Glen Dash Foundation For Archaeological Research

Glen Dash em frente à Grande Pirâmide de Gizé em 2006.

Glen Dash em frente à Grande Pirâmide de Gizé em 2006.

“Muitas das pedras do invólucro foram removidas há séculos para materiais de construção, deixando a pirâmide como a vemos hoje, sem a maior parte da sua “casca” original”, escreve Glen Dash no artigo na Aeragram.

Com o intuito de apurarem a dimensão da pirâmide original, os investigadores tiraram medidas da actual estrutura e procuraram marcas que indicassem onde as bordas primitivas estariam.

Depois, recorreram a um método estatístico conhecido como Análise de Regressão Linear e, assim, descobriram que a zona leste da pirâmide tinha, originalmente, entre 230.295 a 230.373 metros, enquanto o lado oeste media entre 230.378 a 230.436 metros.

Simplificando as contas, quer dizer que o lado ocidental tinha 14.1 centímetros a mais do que o lado oriental.

Ora, mesmo não sendo uma construção perfeita, o nível de precisão da Grande Pirâmide de Gizé continua a ser espantoso, tendo em conta a época em que foi construída, conforme sublinha Dash.

“Os dados mostram que os egípcios possuíam competências extraordinárias para o seu tempo. Só podemos especular quanto a como é que os egípcios conseguiram definir estas linhas com tal precisão usando apenas, as ferramentas que tinham”, destaca o engenheiro.

Dash acredita que a pirâmide foi construída sobre “uma grelha muito precisamente orientada”, num projecto que inclui ainda um Templo no seu lado leste.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Será que é erro? As pirâmides existem há mais de 4 Milênios, até hoje não se têm explicações sobre suas construções, finalidade e etc. Não se têm explicações de pra que foram construídas, só se têm muitas especulações.
    Então não é inteligente dizer que existe um erro de cálculo na construção das mesmas, erro, sim, é dizer que existe já que ninguém tava lá e nem sabem o que pensavam os que encomendaram as construções e o porquê das medidas. Tipo assim, é o que penso…

RESPONDER

O cometa interestelar pode ser "assassinado" antes de chegar à Terra

Um visitante interestelar, que está a atravessar o nosso Sistema Solar, pode estar próximo de "morrer", uma vez que provavelmente se desintegrará ao aproximar-se do Sol. Os cientistas estão a acompanhar cada movimento do cometa, que …

Duas bonecas da NASA vão voar em redor da Lua para serem atingidas por radiação

Em 2020, quando a NASA lançar a nave Orion como parte da missão Artemis I - a primeira de uma série de missões que levarão a primeira mulher e o próximo homem a pousar na …

"Pontos quentes de radiação" detetados perto da zona olímpica de Fukushima

A Greenpeace disse esta quarta-feira que detetou "pontos quentes" de radiação perto do local partida do próximo lançamento da chama olímpica pelo Japão, escreve o jornal britânico The Guardian. A organização ambientalista diz que detetou …

Tubarões reúnem-se todos os anos em Israel (e não se sabe porquê)

Um grupo de investigadores iniciou a quinta temporada de um estudo de um fenómeno incomum: uma concentração de tubarões num lugar na costa mediterrânea de Israel. Os funcionários da Estação de Investigação Mrina Morris Kahn, da …

Casa Pia 0-3 FC Porto | Jogo desbloqueado na segunda parte

O FC Porto venceu hoje o Casa Pia por 3-0, na segunda jornada do Grupo D da Taça da Liga, mas precisou de 50 minutos para fazer o primeiro golo ao penúltimo classificado da II …

Quanto vale a vida do seu cão (e a importância que isso tem)

Quanto vale a vida do seu cão? A resposta a esta pergunta pode ser mais importante do que aquilo que pensa e pode mudar drasticamente o preço que pagamos pela sua saúde e bem-estar. Os norte-americanos …

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …