Grande parte dos europeus associa refugiados a terrorismo

Grande parte dos europeus teme que a chegada de refugiados aumente o risco de ataques terroristas nos seus países, uma visão influenciada pela perceção negativa em relação a muçulmanos.

O estudo foi realizado na Alemanha, Suécia, Reino Unido, França, Espanha, Itália, Grécia, Holanda, Polónia e Hungria pelo centro de pesquisas norte-americano Pew.

Segundo a pesquisa, divulgada no início da semana, pelo menos metade dos entrevistados em oito dos dez países analisados acreditam que “a chegada de refugiados aumenta a probabilidade de terrorismo nos seus países”.

Os entrevistados da Hungria (76%) e da Polónia (71%) foram os que mais expressaram “medos”. Na Alemanha, 61% partilham da mesma opinião, enquanto que no Reino Unido, a percentagem é mais baixa (52%). Em França, país alvo de ataques terroristas em 2015, apenas 46% temem que a chegada de refugiados possa aumentar o risco de novos atentados.

“A crise dos refugiados e a ameaça de terrorismo estão estreitamente relacionadas na mente de muitos europeus. O recente aumento do fluxo de refugiados para Europa ganhou grande destaque na retórica anti-imigração dos partidos de direita em todo o continente e no aceso debate sobre a decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia”, conclui o estudo do centro de pesquisas Pew.

O estudo adianta ainda que a perceção sobre os refugiados é influenciada em grande parte pelas perspetivas negativas de muitos europeus em relação aos muçulmanos.

“Na Hungria, Itália, Polónia e Grécia, mais de seis em cada dez pessoas dizem ter uma opinião desfavorável em relação aos muçulmanos – opinião partilhada por, pelo menos, um quarto das pessoas em cada uma das nações onde o levantamento foi realizado”, pode ler-se no estudo.

De acordo com a Deutsche Welle, em 2015 chegaram à UE mais de um milhão de refugiados, sendo muitos deles requerentes de asilo em fuga de conflitos no Oriente Médio, na África e na Ásia.

Bom Dia

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A que refugiados se referem voces, aos imigrantes moameds ricos que tem invadido a Europa???!!!
    Pois o pobre teso moamed nao tem dinheiro para pagar a travessia para o lado Europeu, pois esses nao tem direitos.
    Deixem-se de tretas e apelidem as coisa pelos nomes,…
    A Europa tem sido invadida por monhes e terroristas,…

RESPONDER

João Loureiro já tem bilhete para regressar a Portugal

João Loureiro já tem bilhete para regressar a Portugal. A Polícia Federal brasileira reitera que, no caso do jato privado que transportava droga para Portugal, “todos são suspeitos”. O Jornal de Notícias avança, esta sexta-feira, que …

Carlos Moedas "tem uma costela liberal". IL pondera apoio ao candidato à câmara de Lisboa

O líder da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim de Figueiredo, disse que Carlos Moedas, candidato à câmara de Lisboa apoiado pelo PSD, tem um "perfil liberal", mas que o partido precisa de perceber projeto do …

Primeiro-ministro da Arménia acusa militares de tentativa de golpe de Estado

O primeiro-ministro da Arménia referiu-se hoje a "tentativa de golpe de Estado" depois de o Estado Maior ter pedido o afastamento do governo num contexto de protestos por causa da derrota no último conflito com …

EUA condenam Coreia do Norte a indemnizar militares torturados em 1968

A Justiça dos Estados Unidos (EUA) condenou Pyongyang a indemnizar em 2,3 mil milhões de dólares (cerca de dois mil milhões de euros) os tripulantes de um navio da Marinha norte-americana, que foram capturados e …

Ex-gestores do Novo Banco seguem para Banco do Fomento e para CGD

Os gestores Vítor Fernandes e Jorge Freire Cardoso, que saíram do Novo Banco em divergência com a estratégia da Lone Star, vão desempenhar as funções de presidente do Banco de Fomento e de administrador na Caixa …

EUA acusado de prometer contrapartidas a Cabo Verde pela extradição de testa-de-ferro de Maduro

O antigo juiz espanhol Baltasar Garzón, que coordena a defesa de Alex Saab, detido em Cabo Verde e considerado testa-de-ferro do Presidente venezuelano Nicolás Maduro, acusou na quinta-feira os Estados Unidos (EUA) de prometerem contrapartidas …

Bispo italiano sugeriu a padre que pagasse 20 mil euros a vítima de pedofilia

O bispo católico de Como, em Itália, afirmou ter sugerido a um jovem padre suspeito de pedofilia que pagasse 20 mil euros à suposta vítima para encerrar uma investigação interna ao caso ocorrido numa residência …

Governo reforça financiamento de projetos LGBTI com 50 mil euros

O Governo vai reforçar em 50 mil euros o financiamento de projetos de organizações que atuem na defesa dos direitos das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo (LGBTI), anunciou o gabinete da secretária de …

CDS pede ao Governo "um plano de desconfinamento controlado, à inglesa"

Francisco Rodrigues dos Santos quer que o Executivo apresente um plano de desconfinamento que permita a retoma da atividade de alguns setores. Esta sexta-feira, o presidente do CDS-PP insistiu na necessidade de o Governo apresentar um …

Para os idosos que estão em lares, visitar a família sem isolamento poderá acontecer em maio

A CNIS estima que, com todos os idosos residentes em lares vacinados, maio possa ser o mês da libertação depois de mais de um ano de pandemia, confinamentos e restrições apertadas. DGS diz que orientações …