A grande caçada ao mosquito da malária é feita agora com cães

d.r. Sapir Weis

Cão treinado para caçar mosquitos, em acção no Mali

Dana, um dos pastores alemães treinados por Sapir Weiss para caçar mosquitos, em acção no Mali

Investigadores norte-americanos estão a usar cães para encontrar esconderijos de mosquitos que provocam malária, doença que anualmente mata um milhão de crianças em África.

Segundo um artigo publicado na edição da revista ‘Nature’ desta quarta-feira, uma equipa de cientistas está a utilizar cães  para encontrar recantos onde o vetor da malária, os mosquitos adultos do género anopheles, se esconde durante a estação seca.

Dados da Organização Mundial de Saúde indicam que durante o ano de 2013, em que foram registados 207 milhões de casos da doença, pelo menos 627.000 pessoas morreram com malária – a maior parte das quais, crianças africanas.

No início dos anos 50, vários cientistas procuraram formas de erradicar insetos que atacavam frutas, verduras e animais, usando radiação para fazer com que as pragas se tornassem estéreis.

Esta técnica tem sido usada por entomologistas e investigadores da Agência Internacional de Energia Atómica para reduzir a população de mosquitos que transmitem a malária – infelizmente, nem sempre com resultados satisfatórios.

d.r. Tovi Lehmann

O entomologista Tovi Lehmann

O entomologista Tovi Lehmann

Mas o entomologista Tovi Lehmann, do Laboratório de Malária do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, acredita que se forem descobertos os locais onde os mosquitos se concentram quando as condições se tornam desfavoráveis, durante as estações secas, será possível acabar com os insetos que provocam a doença.

Uma equipa de cientistas, liderados por Lehman, está agora a usar cães treinados, na região do Sahel, no Mali, para encontrar os esconderijos dos mosquitos anopheles, principais vectores da doença.

Os animais, de raça pastor alemão, foram treinados por um especialista, Sapir Weiss, que anteriormente esteve a treinar cães para acções anti-terrorismo do exército de Israel.

Caso a experiência venha a ter sucesso, o melhor amigo do homem encontrou mais uma forma de o ser: ajudando na luta contra a malária.

AJB, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Gabriel afastado do plantel e pode ser reforço de Rui Vitória

Jorge Jesus não conta com Gabriel para a próxima temporada e já colocou o médio a treinar à parte do plantel, acompanhado por um preparador físico. O Benfica está a trabalhar com o representante do jogador …

Governo quer reduzir para três o número de testemunhas em processos civis

O Governo quer reduzir para três o número máximo de testemunhas por cada facto que se queira ver provado em tribunal no âmbito de um processo, visando aumentar a celeridade e estabelecer um critério de …

Myanmar. Junta militar anula resultados das eleições de 2020

Militares entendem que a votação não foi "livre e justa". Anúncio da anulação das eleições de 2020 não foi acompanhado de uma data para a realização de um novo ato eleitoral — tal como seria …

Contas públicas agravam-se face a 2020. Receita fiscal volta a crescer

Ministério de João Leão atribui incumprimento à terceira vaga da economia, que significou novas restrições à circulação e nos horários dos estabelecimentos. A receita fiscal e contributiva cresceu, um sinal animador para uma recuperação económica …

Ugarte está a caminho de Alvalade, mas Amorim quer mais três reforços

O Sporting já terá garantido a contratação de Manuel Ugarte, mas Rúben Amorim ainda quer trazer mais um avançado, um extremo e um defesa-central. Depois de várias rondas de negociações, o Sporting finalmente chegou a acordo …

Marcelo começou a receber partidos. "Recuperação socioeconómica" é preocupação comum

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, começou a receber os partidos políticos com assento parlamentar esta segunda-feira. À saída do encontro com Marcelo Rebelo de Sousa, João Cotrim de Figueiredo disse que levou até …

"Não consigo aceitar": português chora depois de perder nos Jogos Olímpicos

Anri Egutidze ficou claramente desiludido por ter perdido logo no seu primeiro combate no torneio masculino de judo: "Vim para ganhar, mesmo". Anri Egutidze chegou aos Jogos Olímpicos para lutar por uma medalha no judo, categoria …

Jogos Olímpicos: Lucas joga com máscara no rosto

Lucas Saatkamp, uma das figuras da seleção brasileira masculina de voleibol, utiliza máscara de proteção contra a COVID-19 durante os jogos em Tóquio. Quem assistiu ao grande jogo desta segunda-feira, o Brasil-Argentina, no torneio masculino de …

PS responde à letra: "O BE pode continuar a fazer a vista grossa aos avanços" no SNS

O PS rejeitou esta segunda-feira as críticas do BE sobre a fixação de profissionais no Serviço Nacional de Saúde, argumentando que o executivo tem sido "consistente" na valorização destes trabalhadores e apelando ao diálogo para …

Jogos Olímpicos: a "estrela" da casa já foi eliminada

Naomi Osaka não foi além dos oitavos-de-final do torneio feminino de ténis. Markéta Vondroušová foi a protagonista da surpresa. Era a líder do ténis mundial há pouco tempo, é a número 2 da tabela WTA e …