Grande Barreira de Coral da Austrália está a perder a cor de forma alarmante

Grande Barreira de Coral Australiana

A Grande Barreira de Coral da Austrália, considerada uma das grandes maravilhas do mundo, está a sofrer a pior descoloração de sempre e a culpa é das alterações climáticas e do stress que impõem aos corais.

O alarme é dado pelo grupo australiano National Coral Bleaching Taskforce (NCBT) que, nos últimos dias, tem percorrido a Grande Barreira de Coral, alertando para a sua enorme degradação por causa das alterações climáticas.

Dos 520 corais analisados entre a cidade australiana de Cairns e a Papua Nova Guiné, apenas quatro estarão sem sinais de descoloração, enquanto 95% deles são classificados como estando nas duas piores categorias de branqueamento, segundo dados divulgados pelo site The Australian.

O professor Terry Hughes, do NCBT, constata que se trata da pior descoloração já registada, ainda mais severa do que as verificadas em 2002 e em 1998. E a totalidade da extensão da Grande Barreira de Coral ainda não foi analisada.

“O norte fritou. Este é um acidente de comboio em andamento e em câmara lenta”, considera o professor Terry Hughes, citado pelo mesmo site.

A descoloração dos corais surge por causa do stress a que estes são sujeitos em função das mudanças nas condições do seu habitat, nomeadamente a temperatura, a luz e os nutrientes que recebem.

É por causa deste stress que os corais expulsam as algas zooxantelas que lhes dão cor e que vivem entre eles.

Os corais podem recuperar a cor, mas este processo leva décadas e Hughes teme que as alterações climáticas estejam a acelerar o seu branqueamento de tal forma que não permitam qualquer margem de recuperação.

E se as condições de stress continuarem, os corais podem até acabar por morrer.

“Cientistas subaquáticos já estão a reportar cerca de 50% de mortalidade nos corais descolorados”, assegura o professor, em declarações divulgadas no site da Universidade James Cook.

A Grande Barreira de Coral da Austrália alberga cerca de 400 tipos de coral, além de muitas espécies de peixes e de moluscos, sendo uma das grandes vítimas do aquecimento global que se vem verificando nos últimos anos.

Perante estes dados, já se defende que a UNESCO devia classificar esta maravilha do mundo como um dos lugares em risco.

A directora da campanha da Sociedade da Marina Australiana para a Conservação da Grande Barreira de Coral, Imogen Zethoven, não duvida que esta está a ser “arruinada pelo aquecimento global debaixo dos nossos olhos”, conforme declarações divulgadas pelo jornal The Sidney Morning Herald.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Goldman Sachs avisa: Surto de coronavírus põe em risco reeleição de Trump

Um relatório dos analistas do Goldman Sachs, divulgado na quarta-feira, revela que o surto de coronavírus pode custar a reeleição a Donald Trump. De acordo com a CNN, citada pelo Observador, o relatório mostra que o …

Neymar exige mais 6,5 milhões ao Barcelona. É o terceiro processo do jogador contra o clube

Neymar processou pela terceira vez o Barcelona devido às contingências fiscais que lhe foram incutidas a título pessoal por causa dos contratos relativos à sua contratação pelos blaugranas. Segundo divulgou o Mundo esta sexta-feira, citado pelo …

Autarca de Torres Vedras condenado a multa de 5.000 euros por plágio na tese de doutoramento

O presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes (PS), foi esta quinta-feira condenado a pagar uma multa de 5.000 euros, pelo crime de contrafação na tese de doutoramento. A multa será aplicada durante …

Francisco J. Marques acusado de sete crimes por divulgar e-mails do Benfica

Francisco J. Marques, Júlio Magalhães e Diogo Faria estão a ser acusados de vários crimes relativamente ao caso da divulgação dos e-mails do SL Benfica. O diretor de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, foi …

Depressão Jorge traz fim-de-semana com chuva e vento

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um fim-de-semana chuvoso e ventoso, a começar já a partir de sábado. Em causa está a passagem da depressão Jorge por Portugal. O tempo de primavera …

Dieselgate. Volkswagen vai pagar 800 milhões de euros a clientes

O fabricante de automóveis Volkswagen está disposto a pagar cerca de 800 milhões de euros a 460.000 clientes afetados pela manipulação de motores 'diesel', após um acordo extrajudicial com o gabinete de proteção do consumidor …

Novo partido Volt Portugal perto de receber luz verde do Tribunal Constitucional

O novo partido Volt Portugal (VP) está muito perto de receber luz verde do Tribunal Constitucional para a sua formalização. De acordo com a edição desta sexta-feira do jornal Público, o processo dura já há quatro …

Vitalino Canas e Clemente Lima chumbados para o Tribunal Constitucional

A Assembleia da República 'chumbou' hoje Vitalino Canas e António Clemente Lima para juízes do Tribunal Constitucional (TC) e voltou a rejeitar reconduzir o ex-ministro Correia de Campos para presidir ao Conselho Económico e Social …

Turquia declara guerra ao regime sírio e abre portas da Europa aos refugiados após baixas em Idlib

A Turquia vai deixar de impedir que refugiados cheguem à Europa, por terra ou por mar, decisão que antecipa a chegada de refugiados da província de Idlib, no norte da Síria, onde a ofensiva do …

Cerca de 80% dos processos de racismo acabam arquivados

Cerca de 80% dos processos instaurados pela Comissão pela Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) entre 2006 e 2016 acabaram arquivados, concluiu um estudo do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, …