Grande Barreira de Coral da Austrália está a perder a cor de forma alarmante

Grande Barreira de Coral Australiana

A Grande Barreira de Coral da Austrália, considerada uma das grandes maravilhas do mundo, está a sofrer a pior descoloração de sempre e a culpa é das alterações climáticas e do stress que impõem aos corais.

O alarme é dado pelo grupo australiano National Coral Bleaching Taskforce (NCBT) que, nos últimos dias, tem percorrido a Grande Barreira de Coral, alertando para a sua enorme degradação por causa das alterações climáticas.

Dos 520 corais analisados entre a cidade australiana de Cairns e a Papua Nova Guiné, apenas quatro estarão sem sinais de descoloração, enquanto 95% deles são classificados como estando nas duas piores categorias de branqueamento, segundo dados divulgados pelo site The Australian.

O professor Terry Hughes, do NCBT, constata que se trata da pior descoloração já registada, ainda mais severa do que as verificadas em 2002 e em 1998. E a totalidade da extensão da Grande Barreira de Coral ainda não foi analisada.

“O norte fritou. Este é um acidente de comboio em andamento e em câmara lenta”, considera o professor Terry Hughes, citado pelo mesmo site.

A descoloração dos corais surge por causa do stress a que estes são sujeitos em função das mudanças nas condições do seu habitat, nomeadamente a temperatura, a luz e os nutrientes que recebem.

É por causa deste stress que os corais expulsam as algas zooxantelas que lhes dão cor e que vivem entre eles.

Os corais podem recuperar a cor, mas este processo leva décadas e Hughes teme que as alterações climáticas estejam a acelerar o seu branqueamento de tal forma que não permitam qualquer margem de recuperação.

E se as condições de stress continuarem, os corais podem até acabar por morrer.

“Cientistas subaquáticos já estão a reportar cerca de 50% de mortalidade nos corais descolorados”, assegura o professor, em declarações divulgadas no site da Universidade James Cook.

A Grande Barreira de Coral da Austrália alberga cerca de 400 tipos de coral, além de muitas espécies de peixes e de moluscos, sendo uma das grandes vítimas do aquecimento global que se vem verificando nos últimos anos.

Perante estes dados, já se defende que a UNESCO devia classificar esta maravilha do mundo como um dos lugares em risco.

A directora da campanha da Sociedade da Marina Australiana para a Conservação da Grande Barreira de Coral, Imogen Zethoven, não duvida que esta está a ser “arruinada pelo aquecimento global debaixo dos nossos olhos”, conforme declarações divulgadas pelo jornal The Sidney Morning Herald.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu o emir do Kuwait, Sabah Al-Ahmad Al-Sabah, aos 91 anos

O emir do Kuwait, xeque Sabah Al-Ahmad Al-Sabah, morreu esta terça-feira aos 91 anos nos Estados Unidos, onde estava desde julho a receber tratamento médico, anunciou a corte do emirado. "É com grande tristeza e dor …

Não há limite de velocidade num universo de superfluidos (e já sabemos porquê)

O superfluido ainda obedece às leis da Relatividade Geral. Ainda assim, é seguro afirmar que, num superfluido, não há limite de velocidade. Um superfluido é um líquido a uma temperatura extremamente baixa, próxima do zero absoluto. …

Não é um quasar. Astrónomos descobrem galáxia com radiação UV intensa

Cientistas descobriram uma galáxia jovem que brilha em comprimentos de onda ultravioleta, de maneira tão brilhante quanto um quasar. Uma equipa de cientistas descobriu a galáxia BOSS-EUVLG1, com a ajuda do Gran Telescopio Canarias de La …

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …

Artista "ressuscita" 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano. A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas …

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …

Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024. O desejo de pisar a lua é uma ambição de …

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …

Portugal tem cada vez menos água disponível

Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos cem anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30%, alertou esta terça-feira a Associação Natureza …

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade. As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município …