Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

(dr) Graham Fulton

Grace Fulton, seis anos, publicou recentemente um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade.

Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, aos seis anos de idade, também já tem um artigo científico publicado em seu nome para juntar ao currículo. Segundo o site IFLScience, a menina é a co-autora de um estudo publicado juntamente com o seu pai, Graham Fulton, ornitologista da Universidade de Queensland, na Austrália.

Em comunicado, o cientista afirma que “Grace adora corujas” e recorda que esta “tinha apenas quatro anos quando começou a passar noites na floresta à procura delas”.

No estudo científico, publicado na revista Pacific Conservation Biology, a dupla comparou a presença de corujas num parque de Brisbane com a floresta húmida Mount Glorious.

“A Grace frequentou o trabalho de campo em todas as ocasiões e nunca faltou à escola no dia seguinte. Conseguia ler os dados e dizer qual era a coruja mais comum na folha de Excel e ao estar no trabalho no terreno. Conseguia lembrar-se de momentos que eu esquecia”, conta Fulton ao mesmo site.

Embora não haja nenhum livro de recordes que determine qual é o autor mais novo de sempre a publicar um artigo científico, o IFLScience atreve-se a dizer que Grace poderá agora conquistar esse título. Até porque o caso mais novo conhecido até à data era o de Sophia Spencer, a canadiana de oito anos que se tornou na “autora júnior” no estudo do entomologista Morgan Jackson.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Gosto muito da vossa revista. Traz excelentes artigos e assuntos diversos que informam, creio eu, até o mais cétido cidadão. Espero que continuem a fazer esse excelente trabalho em prol da humanidade.

  2. Essa notícia faz me lembrar de um colega da primária cujo pai era artista plástico e quando o TPC era desenho ele apresentava sempre desenhos fantásticos.
    Nao desdenhando da existência de génios infantis, crianças sobredotadas, ou o que se queira chamar-lhes, apenas questiono que rigor científico tem um artigo ou uma revista, quando não é cientificamente aferivel, de firma isenta e independente, a credibilidade dos seus autores.
    Embora muitas vezes filho de peixe saiba nadar, o testemunho do papá não me parece preencher esses requisitos.

    • É claro que o artigo foi submetido a revisão e é o “papá” o verdadeiro autor. a filha é co-autora e tem o seu nome presente como recompensa pela participação, exactamente como acontece entre verdadeiros profissionais: mesmo os que “apenas” conribuem com dados, que outros estudam e de que tiram conclusões importantes, têm os nomes listados entre os co-autores.
      Recordemos sempre que na ordem de autoria, o primeiro nome é o do principal “artífice” do trabalho (ou seja, quem suou as estopinhas) e o último é o do orientador/coordenador científico, ou seja, o catedrático que dá prestígio e assegura que o trabalho não seja mais uma ‘pelermice’.

RESPONDER

PSD recusa negociar com Costa e Silva (só "se vier a ser ministro")

Rui Rio disse, esta segunda-feira, que António Costa pode escolher quem entender para conselheiro económico, mas o PSD só aceitará negociar com ministros. O líder do PSD, Rui Rio, disse estar de acordo com a decisão …

"Não haverá acordo" se Londres não respeitar compromissos, avisa Michel Barnier

O negociador europeu para a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), Michel Barnier, sublinhou no domingo que "o tempo urge", avisando que não haverá acordo se Londres permanecer nas posições anteriores. "O Reino Unido …

Ex-Benfica Garay acusa Valência de "campanha difamatória"

Ezequiel Garay acusou o Valência de levar a cabo uma "campanha difamatória" contra si. "Dói ver estas coisas quando estão a prejudicar os que amas", disse o argentino. O ex-jogador do SL Benfica Ezequiel Garay cumpre …

O maior salto em cinco anos. Dívida pública atingiu recorde em abril

A dívida pública aumentou para 262,1 mil milhões de euros em abril, o valor mais alto desde 1995, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal. A dívida pública aumentou para o valor recorde de 262,1 …

Diabéticos e hipertensos. PSD quer debater alteração que retirou estes doentes de regime excecional

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que retirou doentes hipertensos e diabéticos do regime excecional de proteção relativo à covid-19. A apreciação parlamentar permite que a Assembleia da República debata, altere e, no limite, …

Norte sem contágios por covid-19. Grande Lisboa regista 96,5% dos novos casos

Portugal regista hoje 1.424 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 32.700 infectados, mais 200, segundo o boletim da Direcção-Geral de Saúde (DGS). 193 dos novos casos são na área …

Aviões deixam de ter lotação reduzida a partir desta segunda-feira

Os aviões deixam, a partir desta segunda-feira, de ter a lotação de passageiros reduzida a dois terços, mas o uso de máscara comunitária é obrigatório. O Governo alinhou, assim, as regras nacionais pelas regras europeias no …

Marcelo pede que não se passe do "8 para o 80" e alerta para imagem do país

O Presidente da República reiterou hoje o apelo à população para que não se passe “do 8 para o 80” nas medidas de prevenção da covid-19, alertando para os riscos da imagem do país “cá …

Só metade das crianças deverá voltar ao pré-escolar esta segunda-feira

As crianças em idade pré-escolar regressam esta segunda-feira aos jardins de infância, que voltam a funcionar com novas regras, depois de encerradas durante mais de dois meses, devido à pandemia da covid-19. Apesar do regresso, que …

Dois astronautas (e um dinossauro de peluche) chegaram à EEI à boleia da SpaceX

Para além dos astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, seguia a bordo da Crew Dragon um dinossauro de peluche com lantejoulas. E há uma explicação para isso. Este sábado, o foguetão Falcon 9, da SpaceX, fez …