Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

(dr) Graham Fulton

Grace Fulton, seis anos, publicou recentemente um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade.

Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, aos seis anos de idade, também já tem um artigo científico publicado em seu nome para juntar ao currículo. Segundo o site IFLScience, a menina é a co-autora de um estudo publicado juntamente com o seu pai, Graham Fulton, ornitologista da Universidade de Queensland, na Austrália.

Em comunicado, o cientista afirma que “Grace adora corujas” e recorda que esta “tinha apenas quatro anos quando começou a passar noites na floresta à procura delas”.

No estudo científico, publicado na revista Pacific Conservation Biology, a dupla comparou a presença de corujas num parque de Brisbane com a floresta húmida Mount Glorious.

“A Grace frequentou o trabalho de campo em todas as ocasiões e nunca faltou à escola no dia seguinte. Conseguia ler os dados e dizer qual era a coruja mais comum na folha de Excel e ao estar no trabalho no terreno. Conseguia lembrar-se de momentos que eu esquecia”, conta Fulton ao mesmo site.

Embora não haja nenhum livro de recordes que determine qual é o autor mais novo de sempre a publicar um artigo científico, o IFLScience atreve-se a dizer que Grace poderá agora conquistar esse título. Até porque o caso mais novo conhecido até à data era o de Sophia Spencer, a canadiana de oito anos que se tornou na “autora júnior” no estudo do entomologista Morgan Jackson.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Gosto muito da vossa revista. Traz excelentes artigos e assuntos diversos que informam, creio eu, até o mais cétido cidadão. Espero que continuem a fazer esse excelente trabalho em prol da humanidade.

  2. Essa notícia faz me lembrar de um colega da primária cujo pai era artista plástico e quando o TPC era desenho ele apresentava sempre desenhos fantásticos.
    Nao desdenhando da existência de génios infantis, crianças sobredotadas, ou o que se queira chamar-lhes, apenas questiono que rigor científico tem um artigo ou uma revista, quando não é cientificamente aferivel, de firma isenta e independente, a credibilidade dos seus autores.
    Embora muitas vezes filho de peixe saiba nadar, o testemunho do papá não me parece preencher esses requisitos.

    • É claro que o artigo foi submetido a revisão e é o “papá” o verdadeiro autor. a filha é co-autora e tem o seu nome presente como recompensa pela participação, exactamente como acontece entre verdadeiros profissionais: mesmo os que “apenas” conribuem com dados, que outros estudam e de que tiram conclusões importantes, têm os nomes listados entre os co-autores.
      Recordemos sempre que na ordem de autoria, o primeiro nome é o do principal “artífice” do trabalho (ou seja, quem suou as estopinhas) e o último é o do orientador/coordenador científico, ou seja, o catedrático que dá prestígio e assegura que o trabalho não seja mais uma ‘pelermice’.

RESPONDER

Canibalismo é observado pela primeira vez em espécie de macacos

Uma equipa de investigadores observou um caso de canibalismo em macacos-prego selvagens de cara branca. No estudo, os especialistas descrevem um incidente no qual membros desta espécie consumiram restos mortais de uma cria de 10 …

"Ponte" biodegradável pode curar lesões nervosas do sistema nervoso periférico

Investigadores da Universidade de Pittsburgh descobriram recentemente uma "ponte" biodegradável que poderá ajudar no tratamento de lesões nos nervos e a recuperar cerca de 80% da função nervosa. As lesões superficiais que ocorrem no sistema nervoso …

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …