“GPS da natureza”. Os tubarões usam os campos magnéticos da Terra nas suas longas viagens

Uma equipa de investigadores descobriu as primeiras evidências sólidas de que os tubarões dependem de campos magnéticos para as suas incursões de longa distância através dos mares.

Os investigadores sabiam que algumas espécies de tubarões viajam por longas distâncias para chegar a locais muito específicos ano após ano e também sabiam que estes animais são sensíveis a campos eletromagnéticos. Assim, especulavam há muito tempo que os tubarões estavam a usar campos magnéticos para navegar. O desafio era encontrar uma forma de o testar.

“Não estava desvendado como os tubarões conseguiam navegar com sucesso durante a migração para os locais selecionados”, disse Bryan Keller, líder do projeto da Fundação Save Our Seas e investigador do Laboratório Costeiro e Marinho da Florida State University, em comunicado divulgado pelo EurekAlert!. “Esta investigação apoia a teoria de que usam o campo magnético da Terra para encontrar o caminho; é o GPS da natureza.”

“A razão pela qual esta questão resistiu durante 50 anos é porque os tubarões são difíceis de estudar”, explicou o cientista.

Keller percebeu que os estudos necessários seriam mais fáceis de fazer em tubarões mais pequenos e os investigadores precisavam de uma espécie conhecida por regressar todos os anos a locais específicos. Assim, escolheram o tubarão-de-pala (Sphyrna tiburo).

“O tubarão-de-pala regressa todos os anos aos mesmos estuários”, disse Keller. “Isso demonstra que os tubarões sabem onde é a casa e conseguem navegar de volta a partir de um local distante.”

A questão era se os tubarões-de-pala faziam essas viagens de volta a contar com um mapa magnético. Para descobrir, os cientistas usaram experiências de deslocamento magnético para testar 20 tubarões-de-pala capturados na natureza.

Nos estudos, os investigadores expuseram tubarões a condições magnéticas que representam locais a centenas de quilómetros de onde os tubarões foram realmente capturados.

Se os tubarões derivam informações posicionais do campo geomagnético, os investigadores previram a orientação para o norte no campo magnético do sul e a orientação para o sul no campo magnético do norte, enquanto os tubarões tentavam compensar o seu deslocamento percebido.

Os cientistas não previram nenhuma preferência de orientação quando os tubarões foram expostos ao campo magnético correspondente ao local de captura.

Segundo os investigadores, os tubarões agiram conforme previsto quando expostos a campos dentro do seu alcance natural.

Os cientistas sugerem que essa capacidade de navegar com base em campos magnéticos também pode contribuir para a estrutura populacional de tubarões.

Em estudos futuros, Keller gostaria de explorar os efeitos dos campos magnéticos de fontes antropogénicas, como cabos submarinos, e de estudar se e como os tubarões dependem de pistas magnéticas, não só durante a migração de longa distância, mas também durante o seu comportamento diário.

O estudo foi publicado este mês na revista científica Current Biology.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. os sistemas MILITARES estao muito dependentes dos satelites de GPS ,em caso de conflito serao dos primeiros alvos abater ,uma tecnologia baseada em campos magneticos para orientaçao de aeronaves,marinha exercito etc , sera um recurso alternativo muito valioso,acho que ja o estao a experimentar, aqueles Circulos estranhos que aparecem nas plantaçoes ,muitos emitem grandes cargas de electromagnetismo ,leva a suspeitar servirem como marcos ou tabuletas 😉

RESPONDER

Cancelo testou positivo à covid-19 e será substituído por Dalot

Diogo Dalot vai substituir João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, nos convocados de Portugal, a dois dias da estreia no Euro 2020, informou, este domingo, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "Diogo Dalot, internacional …

Já é possível prever quais as mulheres que poderão ter complicações graves na gravidez

Os métodos atuais para diagnosticar complicações numa gravidez não são sensíveis nem confiáveis ​​o suficiente para identificar todas as gestações de risco. Agora, cientistas descobriram uma forma de testar os níveis hormonais na placenta para …

Crianças têm dificuldade em entender emoções de pessoas com máscara

Um novo estudo mostra que crianças dos três aos cinco anos só conseguem entender as emoções escondidas por detrás das máscaras em apenas 40% das ocasiões. A equipa de investigação U-Vip (Unidade para Deficientes Visuais), liderada …

Cientistas identificam uma rara "hélice" magnética num sistema binário

De acordo com investigações que serão publicadas na revista The Astrophysical Journal, investigadores da Universidade de Notre Dame identificaram a primeira hélice magnética eclipsante num sistema estelar variável cataclísmico. O sistema estelar, conhecido como J0240, é …

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. A Bélgica entrou hoje com o pé direito no Campeonato da …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …

Polícia chinesa prende mais de mil suspeitos de lavagem de dinheiro com criptomoedas

As autoridades chinesas intensificaram o controlo de esquemas que envolvem criptomoedas e prenderam mais de 1.100 suspeitos de usar os ativos digitais para lavagem de fundos ilícitos. A mega operação ocorreu em 23 províncias, regiões e …

#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma "Primeira Nação" do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a "tentativa de genocídio" contra os povos indígenas. A prefeita da cidade de Victoria, …