GP da Grã Bretanha marcado por acidente aparatoso. Halo volta a salvar vidas

EPA/Christian Bruna

Monolugar de Guanyu Zhou após o seu acidente no GP da Grã Bretanha

Zhou Guanyu foi um mero passageiro enquanto o seu Alfa Romeo deslizou pela principal reta de Silverstone, antes de ser projetado por cima das barreiras de pneus que limitam a pista.

O Grande Prémio da Grã Bretanha de Fórmula 1 ficou marcado por um aparatoso acidente protagonizado por Zhou Guanyu, piloto da Alfa Romeo, após um contacto com George Russel (Mercedes) motivado por uma má decisão de Pierre Gasly (Alpha Tauri). Na sequência do toque, o monolugar do piloto chinês capotou, seguindo pela pista sempre em posição invertida até chegar à escapatória de gravilha, onde foi novamente projetado, ultrapassando a barreira de pneus que delimitava a pista. O carro acabaria por aterrar num fosso entre a referida barreira e a vedação de proteção às bancadas.

Zhou Guanyu permaneceu durante largos minutos preso no monolugar, período em que as equipas de extração e socorro foram acionadas e realizaram as delicadas manobras. O piloto, que permaneceu sempre consciente, foi posteriormente levado de ambulância para o centro médico do circuito, onde foi sujeito a exames primários que não detetaram qualquer lesão.

Através das imagens da transmissão televisiva, que estiveram retidas enquanto as manobras de socorro decorriam, é possível ver que o halo, anel de titânio de grau 5 com a função de proteger a cabeça dos pilotos no habitáculo, volta a ser determinante para impedir um desfecho mais trágico, à semelhança do que já havia acontecido de manhã, também em Silverstone, mas na prova da Fórmula 2, no Grande Prémio de Itália, no ano passado, com Lewis Hamilton e em 2016 ou no Grande Prémio da Áustria, em 2016, num incidente que envolveu Charles Lecrerc e Fernando Alonso.

Introduzido em 2018 e muito contestado por pilotos e outras personalidades (como Niki Lauda ou Toto Wolff), o halo está preso ao chassis em três pontos e pesa 9 quilogramas. Ao contrário da maioria das peças utilizadas nos monolugares de Fórmula 1, os halos são fabricados por três entidades externas aprovadas pela Federação Internacional do Automóvel, tendo exatamente a mesma especificação para todas as equipas.

Carlos Sainz, piloto da Ferrai, venceu a prova, tendo dividido o pódio com Sérgio Perez (Red Bull) e Lewis Hamilton (Mercedes). Trata-se da primeira vitória do espanhol na principal categoria do automobilismo, um dia depois de também ter conquistado a primeira pole position.

Ana Rita Moutinho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.