Governo vai “fazer tudo” para juntar filhos retirados aos pais em Inglaterra

Marcelo Camargo / ABr

-

O Governo vai “fazer tudo” para reunir os cinco filhos de um casal de emigrantes portugueses, retirados pela justiça britânica por suspeita de maus tratos, disse hoje o secretário de Estado das Comunidades, José Cesário.

O casal de emigrantes – Carla e José Pedro, residentes em Grantham, Inglaterra – reuniram-se na terça-feira com o adido social da embaixada portuguesa em Londres, uma advogada e uma ativista de uma organização não-governamental que tem apoiado o casal na campanha para reaver os cinco filhos, que lhe foram retirados pelas autoridades há cerca de um ano.

Desse encontro, “resultou uma concordância muito grande quanto à necessidade de se fazerem todos os esforços possíveis para manter as crianças juntas”, afirmou hoje aos jornalistas José Cesário.

Atualmente, as crianças estão separadas: o rapaz de 14 anos está com uma família de acolhimento, a filha de 13 anos está com outra família, juntamente com os irmãos de três e cinco anos e, finalmente, a rapariga de sete anos está com outra família de acolhimento. Os dois mais novos deverão ser colocados para adoção, segundo ordem do Tribunal de Família.

“É a esse nível que vamos concentrar os nossos esforços”, disse o governante, que adiantou que o Governo vai continuar a “analisar com detalhe todo o processo sob o ponto de vista jurídico”, recordando que as leis inglesas não são iguais às portuguesas.

No final da reunião, Carla Pedro manifestou-se otimista, após receber o apoio da diplomacia portuguesa.

Com a ajuda de uma advogada portuguesa, que não quis ser identificada, Carla e José Pedro tencionam agora avançar com uma “revisão judicial” para o Supremo Tribunal de Justiça [High Court], apesar de ser um processo que poderá demorar vários meses.

Entretanto, Carla Pedro afirmou a intenção de provar a inocência da suspeita de conspiração para raptar os filhos, razão invocada pela polícia de Grantham, localidade onde residem, para os prender, juntamente com outras duas pessoas, na passada sexta-feira.

O casal foi libertado sob caução enquanto as autoridades prosseguem as investigações, devendo apresentar-se novamente à polícia a 21 de maio.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Incêndio em Chernobyl pode ter provocado valores de radiação acima do normal

Um fogo florestal atingiu este domingo a zona interditada da central nuclear de Chernobyl, mas as informações sobre o aumento dos níveis de radiação são contraditórias. O fogo já consumiu 100 hectares de floresta, disse Yehor …

Em pânico, os norte-americanos estão a comprar pintainhos para lidar com a pandemia

Todo o mundo está a ser afetado pela pandemia de covid-19, tendo os norte-americanos, inicialmente, corrido aos supermercados para comprar o máximo de papel higiénico possível. Porém, agora, o produto é outro. De acordo com o …

20 anos depois, aldeias no Peru ainda sofrem com derrame de mercúrio

Em junho de 2000, um camião derramou mercúrio, da mina de ouro Yanacocha, a maior da América Latina, em três aldeias do Peru. 20 anos depois, os moradores ainda sofrem as consequências deste acidente. Quando Francisca …

Caso BPP. Ex-banqueiro João Rendeiro acusado de nova burla

O Ministério Público (MP) acusou o ex-presidente e fundador do BPP, João Rendeiro, de mais um crime de burla qualificada no caso BPP, segundo avança o Correio da Manhã. A acusação relaciona-se, de acordo com o …

EUA "confiscam" na Tailândia 200 mil máscaras que iam para a Alemanha

A polícia de Berlim, na Alemanha, encomendou 200 mil máscaras cirúrgicas a uma empresa americana. Porém, foram "confiscadas" em Banguecoque, na Tailândia, e desviadas para os Estados Unidos. O ministro do Interior de Berlim considerou o …

Valência chega a acordo com Diogo Leite. Saída do FC Porto estará quase consumada

O Valência tem 20 milhões de euros para oferecer ao FC Porto em troca do defesa-central Diogo Leite, com quem já terá chegado a acordo. De acordo com o jornal desportivo A Bola, Diogo Leite já …

Jornais espanhóis fazem boicote às "conferências-farsas" do Governo

Os jornais espanhóis, como o Libertad Digital, o El Mundo, o ABC e o Vozpópuli, estão a boicotar as conferências de imprensa do governo de Espanha, acusando-o de filtrar as perguntas dos meios de comunicação. Tudo começou …

Número diário de óbitos desce em Espanha. Mais um campo de refugiados grego em quarentena

Em Espanha, o número diário de óbitos por infeção de covid-19 tem mantido uma tendência de subida. Já na Alemanha, há menos casos, mas mais mortes. Espanha continua a manter a tendência de descida do número …

Trump diz que o pior está para vir (mas admite aliviar restrições para ir à missa na Páscoa)

Este sábado, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu que o pior ainda está para vir e que ainda “vai haver muitas mortes". Depois, disse que está a pensar aliviar as restrições para permitir …

Covid-19. Mais 754 casos de infeção e 29 mortes em Portugal

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Deral da Saúde (DGS) este domingo, há 11.278 infetados por covid-19 em Portugal e 295 óbitos. O número de infetados por covid-19 subiu, este domingo, para um total …